segunda-feira, 17 de março de 2014

O LAVA PÉS

(Texto enviado por Teresa)

Resolvi pesquisar mais amplamente qual seria exatamente o sentido do LAVA PÉS e encontrei esse texto bem explicativo, que gostaria de dividir com vcs, queridos irmãos.
Gostaria também de agradecer a nossa amada Vovó Antonieta da Bahia pela demostração  de  amor,  humildade e caridade, além de todos os ensinamentos  para que nos tornemos pessoas melhores.
Na época de Cristo, as pessoas caminhavam por estradas de terra e, pelo fato de usarem sandálias, chegavam aos seus destinos com os pés empoeirados. Por isso, assim que um visitante entrava numa casa, vinha um escravo, caso houvesse algum ali, para lavar-lhe os pés.
Tal costume é lembrado no relato de Lucas 7.36-50:
“Na casa do fariseu, não houve quem trouxesse água para lavar os pés de Jesus.  Então, veio uma mulher que os lavou com suas lágrimas e enxugou com os cabelos.”
O episódio narrado em João 13.1-17, quando Jesus lavou os pés dos discípulos, encontra-se no contexto da páscoa:
Os dias que antecediam a festa eram de rigorosa purificação, tanto dos corpos quanto das casas (João 11.55; Êx 12.19). Na véspera, os discípulos se puseram à mesa da ceia com o Mestre. Aparentemente, tudo estava certo, mas aqueles homens estavam com os pés sujos. Isto era incoerente com a pureza requerida para a ocasião. Todos poderiam estar adequadamente vestidos, mas os pés estavam sujos. Jesus sabia disso. O Mestre sabe das nossas impurezas, pecados e culpas, por menores que possam parecer. Ele não faz “vista grossa”, como se a sujeira não estivesse lá, mas deseja nossa plena purificação.
Entretanto, Jesus e os discípulos não tinham escravos. Imagino que as tarefas eram divididas entre eles. Os preparativos da ceia já tinham sido providenciados. Alguém conseguiu o local, outro preparou a mesa, outro comprou os alimentos etc, mas quem lavaria os pés dos presentes? Cada um poderia sentir-se realizado por ter cumprido sua tarefa, mas sempre existe algo que precisa ser feito e ninguém quer fazer.
Naquele momento, Jesus poderia ter ensinado uma lição de independência, ordenando que cada discípulo lavasse seus próprios pés. Seria uma alternativa plausível. Entretanto, Cristo não queria incentivar a autossuficiência, o individualismo e o isolamento, mas sim a comunhão. Poderíamos dizer: “Cada um com os seus problemas. Você lava seus pés e eu lavo os meus”.  Não é este o ensinamento cristão. Por isso, não existe “auto batismo” nem “ceia individual”. O desejo de Deus é que seus filhos vivam em comunhão.
Então, Jesus surpreendeu a todos. Levantando-se, colocou água na bacia e pegou a toalha. Em seguida, abaixou-se e lavou os pés dos seus discípulos. Jesus tomou a iniciativa e assumiu a posição de um servo, de um escravo. Ele fez o trabalho que ninguém queria fazer. Ele fez o que nenhum fariseu faria. O Mestre não tinha obrigação de fazer aquilo, mas estava ensinando muitas lições por meio daquele gesto. Da mesma forma, precisamos fazer mais do que a nossa obrigação.
Havia uma necessidade e alguém precisava atendê-la. Jesus estava atento às oportunidades, não de aparecer, mas de servir. Foi ensinada ali uma grande lição de humildade. Não era uma aula teórica, mas um ensinamento pelo exemplo, como todo líder deve ser capaz de fazer. Para lavar os pés dos apóstolos, Jesus precisou sair de sua posição de conforto à mesa, precisou abaixar-se, ajoelhar-se. Devemos fazer o mesmo: tomar atitudes humildes.
A humildade é necessária em casa, no trabalho, na escola e até mesmo no trânsito. Sem humildade, fica difícil permanecer no casamento ou no emprego. Por esta causa, algumas pessoas estão sempre mudando de lugar. Sem humildade fica difícil até o relacionamento com os vizinhos, por melhores que eles sejam.
Até para aprender é preciso ser humilde. Também para reconhecer o erro, pedir ajuda, pedir perdão ou mesmo perdoar. Ser humilde não é ser pobre, mas reconhecer em si a simplicidade da condição humana. Humildade vem da palavra “humus” que significa “terra”, de onde vem também a palavra “humano”.  Deixemos de lado as grandezas aparentes deste mundo e lembremo-nos de que somos pó, e não existe um pó da terra melhor do que o outro.
Jesus desceu da sua glória e assumiu a condição humana. Como homem, tornou-se servo. Como servo, foi obediente, obediente até a morte e morte de cruz (Fp.2). Ele ensinou que nós também somos servos e não apenas filhos de Deus. O filho pode assumir uma posição de receber, mas, como servos, precisamos também estar prontos para fazer algo, não apenas para nós mesmos, mas para outras pessoas.
Se estivéssemos participando daquela ceia, talvez tivéssemos uma postura de convidados, mas Deus quer que nos comportemos como servos. Ser servo significa que eu não sou o senhor. O óbvio precisa ser lembrado. Devo reduzir minha expectativa em relação ao que desejo que Deus realize e perguntar o que Ele quer que eu faça. Afinal, o servo sou eu.
Fomos chamados para servir. É muito fácil servir ao patrão que paga bem, mas precisamos também prestar um bom serviço àquele que paga mal. Em se tratando da questão profissional, você pode pedir demissão, se preciso for, mas não pode prestar um serviço ruim (aplicando princípios de 1Tm.6.1-2; Ef.6.5-8; 1Pe 2.18; 1Co 7.21).
Jesus lavou os pés dos discípulos, mas podemos ter certeza de que ele fez um serviço da melhor qualidade. Enxugar os pés era a finalização com zelo.
Não devemos usar o ensinamento a respeito do serviço e da humildade para explorar os nossos irmãos, mas sim para assumirmos a nossa posição de servos, tomando cuidado para também não sermos explorados por pessoas mal intencionadas (Cl 2.18). Jesus lavou os pés dos discípulos, mas não significa que Ele faria aquilo todos os dias e para sempre. Também não podemos, individualmente, assumir tudo, lavando pés, mãos, chão, paredes e teto. O excesso compromete a qualidade e a continuidade do serviço. Não seja omisso nem exagerado.
É natural que sirvamos aos nossos superiores, mas Jesus serviu aos seus subordinados. Quando servimos aos nossos irmãos, declaramos que os consideramos superiores a nós. Pode ser fácil servir àqueles que nos amam, mas Jesus lavou também os pés de Judas Iscariotes, mesmo sabendo que ele o havia de trair (Jo 13.1,2,3,11). Cristo ultrapassou os limites da razoabilidade humana, demonstrando amor, mansidão e misericórdia.
Acusar e criticar são atitudes bem mais fáceis do que servir. É muito fácil dizer: “Seus pés estão sujos”, mas abaixar-se para lavá-los não é tão simples.  Não tenha nojo do pó que está nos pés do seu irmão porque você também é pó. Devemos nos ajudar mutuamente no sentido de nos purificarmos, admoestando-nos uns aos outros com amor. 
Não zombe do seu irmão que está com os pés sujos. Os seus podem estar em pior situação. Disponha-se para ajudar a resolver um problema que não é seu. Jesus disse que os discípulos seriam “bem-aventurados”, felizes, ao seguirem seu exemplo de serviço. O egoísmo nos conduz à angústia dos desejos insaciáveis. O amor ao próximo nos conduz ao tipo de felicidade que Jesus ensinou.
Pr. Anísio Renato de Andrade

Em nossa Casinha, em um gesto de humildade, nossa mentora, Vovó Antonieta lava os pés de seus filhos antes do início da quaresma. Para aqueles que não entendiam o porquê de um ato tão nobre e sincero, de amor, entrega e abnegação, hoje puderam compreender a grandeza dessa entidade de luz tão iluminada que o nosso Pai Maior permite que cuide de nós e nos oriente a cada dia!

Muito obrigada por nos permitir sermos seus discípulos, mesmo com nossos erros, teimosias e malcriações. Obrigada por nos amar e nos mostrar a cada dia o que é é o verdadeiro amor puro e sincero, liberto de orgulho, simples no acontecer, mas enorme no sentir!

4 comentários:

  1. sempre me emociono com o lava pés!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grandes ensinamentos sempre trazem grandes resultados..

    ResponderExcluir
  3. Belíssima lição! todos os atos de Jesus nos emociona, precisamos sair da posição de conforto e fazer o mesmo

    ResponderExcluir
  4. Belíssima reflexão que nos remete a uma prática pautada nos ensinos do Mestre Jesus, que com sua superioridade moral e simplicidade humana, nos faz conscientes do quanto temos que nos esforçar pela reforma íntima.

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!