sábado, 26 de abril de 2014

CIGANOS NA UMBANDA


Fogo, música, dança, alegria, sedução e paixão.
Percorrer esta estrada sem se prender a nenhuma estação.
Acender uma fogueira no próprio coração
Para dançar a vida com magia, coragem e paixão.
Brincar com fogo sem se queimar.
Beber vinho sem se embriagar.
Se apaixonar sem se aprisionar.
Sempre dançar, sem jamais tropeçar.
Cantar as palavras do coração com beleza, força e sedução.
Sempre estar atento
Para ver em que direção vai soprar o vento.
Nunca temer a liberdade do risco de viver.
Aceitar a vida como uma melodia que, como tudo, tem seu princípio, meio e fim.
Saber seduzir, sem se deixar seduzir pela própria sedução.
Ser humano e brilhar assim mesmo.
Saber que a água purifica, a lua abençoa,
O fogo consagra, o ar liberta e a terra transforma.
Ter os pés no chão, os olhos no horizonte e a mente nas estrelas.
Não, não é ser o vento, mas sim, o filho do vento!

TEMA DE HOJE:

“O CÉU É MEU TETO; A TERRA É MINHA PÁTRIA E A LIBERDADE É MINHA RELIGIÃO”!
SALVE TODO O POVO CIGANO!



A Umbanda é uma religião que prega a prática da caridade e do amor ao próximo sobre todas as coisas. Por isso, todos os espíritos que queiram praticar a caridade, independente de suas origens terrenas e de suas encarnações são e serão sempre bem vindos a essa família.
Os ciganos, bem como boiadeiros, marinheiros, baianos e orientais, não faziam parte da constituição inicial apresentada no surgimento da Umbanda. Entretanto, representam hoje, importante falange dentro dos trabalhos regulares das Giras de Umbanda. A falange dos Ciganos no astral cresce dia a dia, pois, cada vez mais, antigos ciganos estão percebendo que o planeta necessita de sua sabedoria sobre seu amor pela natureza e sobre manter o equilíbrio entre os elementos água, fogo, terra e ar.
Na Umbanda se apresentam na forma de espíritos de homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano em alguma vida e também como espíritos que foram atraídos para essa linha por afinidade com a magia cigana. Por isso, os ciganos na Umbanda não têm obrigatoriamente que falar espanhol ou romanês, ler cartas ou fazer advinhações. Há os espíritos ciganos que fazem isso porque já o faziam quando encarnados mas não é uma regra.
Os ciganos atuam como guias espirituais, de maneira extremamente respeitosa e sempre procuram mostrar o caráter fraterno de seu povo, seu respeito pela família e sua capacidade de repartir o pão. Entendem o ritual umbandista como meio de evoluir, onde podem contribuir com ricas orientações e com a alegria de seus cantos e de suas danças.
Os espíritos ciganos não trabalham a serviço do mau. Trazem uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, dentro do critério de merecimento. Sua atuação influencia bastante no campo do bem-estar pessoal e social, da saúde, do equilíbrio físico, mental e espiritual. Eles também são muito procurados para auxílio no progresso financeiro e nas causas amorosas. Cheios de simpatias espirituais, os espíritos ciganos trabalham ainda para a cura de doenças espirituais.
Algumas pessoas erroneamente procuram essa linha com pedidos contrários à função dessas entidades. Esquecem que elas agem libertando e nunca prendendo, seja no sentido religioso, amoroso ou profissional. Os Ciganos libertam, amam e transformam em nome da vida e da alegria.
Os ciganos são poeticamente denominados “Filhos do Vento”, pois seu povo possui cultura própria, rica e se encontra disperso por todo o mundo, em ampla liberdade. Profundos conhecedores dos caminhos, vêm recolhendo conhecimentos de todas as culturas e tradições por onde passam, tendo estado, em suas andanças, por diferentes países, enriquecendo a sua cultura. Vê-se assim a enorme gama de ensinamentos que  os ciganos colheram ao longo de suas vidas.
Em sua história, o povo cigano sempre despertou muita curiosidade por seus hábitos e costumes muito diferentes daqueles mantidos pelas populações dos lugares pelos quais passavam. A Igreja da época, durante muito tempo, condenou as práticas que consideravam sobrenatural, como a cartomancia e a leitura das mãos, fazendo com que eles sofressem discriminação e perseguição. Com o tempo, a curiosidade deu lugar ao preconceito e à animosidade. Foram rotulados injustamente como ladrões, feiticeiros e vadios. Em alguns locais chegaram a ser mantidos como escravos, sendo tratados com bastante crueldade. Mesmo assim, este povo continuou sua marcha sempre em busca da liberdade.
Sabe-se que os espíritos ciganos gostam de festas, que gostam de ser recebidos em meio à fartura e aos seus companheiros de caminhada, o que confirma seu arquétipo próspero, alegre e familiar. Eles sempre dão o exemplo de que ao repartirem toda fartura, dão tudo que possuem em troca da liberdade. Esse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza pois para o cigano, a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã. São cheios de energia e grande dose de passionalidade.
Existem diversas versões sobre a origem do povo cigano e sobre como eles se espalharam pelo mundo. Contam alguns autores que eles surgiram na Índia, outros que eles vieram do Egito, outros ainda dizem terem os ciganos se desenvolvido principalmente na Europa Oriental, França e Espanha. O que se sabe é ainda hoje existem diversos grupos ciganos espalhados por todo mundo, nas mais diversas áreas de atuação.
O povo cigano, na Terra, tem seus rituais específicos e cultua a natureza, os astros e ancestrais. São peculiares dentro do seu próprio código de ética, honra e justiça, senso, sentido e sentimento de liberdade, contagiando qualquer outro sistema. Como encarnados, eles não têm uma religião definida, se adaptam facilmente à religião dos países onde permanecem. Entretanto os ciganos cultuam seu Deus, conhecido entre eles como Devel. Acreditam na reencarnação. Por isso, para eles a morte não significa o fim. Realizam nos funerais o que chamam de banquete fúnebre, no qual se celebra o aniversário da morte de uma pessoa. Neste dia, a abundância do alimento e das bebidas exprime o desejo de paz e felicidade para aquele que se vai.
Atuam fortemente sobre o campo da magia, através da interpretação de oráculos e vibrações pessoais. Outra característica marcante desse povo é a vidência, para a qual utilizam um elemento magístico para atuar sobre o tempo, a memória, os conhecimentos e a cura. Por meio das cartas ou outros suportes materiais como bolas de cristal, estralas do mar ou simples copos de água, o futuro, o presente e o passado desdobram-se sob suas vistas. Utilizam ainda de outros recursos para ajudarem aqueles que os procuram em busca de auxílio, como ervas, chás e toques curativos.
Dentre os encantos ciganos, um dos mais conhecidos é a leitura das mãos. Porém é importante saber que para esse povo, o verdadeiro cigano, antes de ler a mão, lê os olhos das pessoas (os espelhos da alma) e toca seus pulsos (para sentir o nível de vibração energética). Só então é que interpreta as linhas das mãos. A prática da Quiromancia para o Cigano não é um mero sistema de adivinhação, mas, acima de tudo um inteligente esquema de orientação sobre o corpo, a mente, o espírito, a saúde e o destino.
É muito comum ver os ciganos trabalharem com moedas antigas, fitas de todas as cores, folhas de sândalo, punhal, cristal, lenços coloridos, tacho de cobre ou alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes, baralho, espelho, dados, dança e música, como vemos através do som de seus violinos, cítaras, violas, pandeiros e outros instrumentos característicos, os quais são sempre instrumentos magísticos de trabalho. Os ciganos trabalham com suas magias por força de seus próprios mistérios, olhando por dentro das pessoas e dos seus olhos.
Ainda, é importante saber que esses espíritos são profundos conhecedores sobre o uso de ervas e cristais, banhos de todos os tipos, o uso curativo das cores, imposição de mãos, magnetizações, harmonização emocional, telepatia, hipnose, entre outras técnicas terapêuticas alternativas, que fortalecem energeticamente o indivíduo, ajudando muito nos tratamentos médicos convencionais.
Os médiuns das entidades ciganas devem estar preparados para facilitar o trabalho da entidade. Isso quer dizer, devem estudar, aprimorando seu conhecimento. Se a entidade optou em trabalhar com oráculos (baralho cigano, tarô, runas) cabe ao médium estudar um pouco esses oráculos. Se a entidade trabalha mais com magias, o médium deve aprender a conhecer essa arte, para poder ser um médium magista mais preparado. Se a entidade quer fazer trabalhos de cura, o médium deverá conhecer mais sobre as terapias alternativas, fitoterapia, fluidoterapia, magnetismo, etc. O trabalho é conjunto, troca, dedicação e disciplina.
As festas ciganas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo se encher jarras de vinho tinto e sangria. Utilizam-se pães, muitas flores silvestres, rosas, velas de todas as cores. Os incensos também são importantes na realização de seus passes espirituais. Observam também as diversas fases da Lua em seus encantamentos. Entretanto, o mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.
Para o povo cigano a simplicidade é uma das qualidades mais difíceis para o homem adquirir, bem como o amor de ordem cósmica. Neles os ciganos são exímios mestres. Essas são as mais poderosas magias. O amor cura, supera erros, cicatriza feridas da alma, perdoa o pior erro, ensina, dulcifica e equilibra. Liberdade e Alegria, reconhecimento da Vida em Comunidade, do Teto e do Espaço Sagrado, do Encanto e da Força da Natureza, da Magia e da Reza são sentidos e atributos ensinados pelos Ciganos que se manifestam através do dom mediúnico em nossa querida Umbanda. E com o encanto de suas danças, seus cantos e seus movimentos é que envolvem cada vez mais irmãos para dentro do coração pulsante da Umbanda.
A corrente vibratória de trabalho dos espíritos ciganos tem relação com as cores estilizadas por eles em seu culto. Os ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual. Essas cores são apresentadas em sua prática caritativa através de velas, roupas, etc. As saias das ciganas são sempre muito coloridas, confome a sua cor de trabalho.
Normalmente, na Umbanda, falam uma mistura de castelhano com português, expressando-se com muita vitalidade, de maneira teatral. Adoram falar e contar histórias.
As ciganas não admitem mostrar pernas em público, porque, ao contrário do que imagina, a moral conservadora com a qual foram criadas não permite tal exposição. Por isso, a saia das ciganas deve ser sempre comprida e rodada. Já com os ciganos, é através de seus paramentos que se identifica sua hierarquia dentro da tribo, por isso estão sempre impecavelmente trajados, sustentando notáveis adereços em ouro.
As danças ciganas são evocações das forças místicas. Lembram a fluidez dos ventos, a sinuosidade das águas, o oscilar das chamas. Tem seu ritmo regido pelo vigor de pandeiros, palmas e batidas do pé, numa vibração única que os religam às raízes, imantando todos por onde passa a energia. Dentre as danças conhecidas podemos citar:
Bater Palmas e Pés: Bater palmas e pés é um ato para saudar as alegrias da vida e chamar os espíritos dos antepassados, sempre seguindo o ritmo da música.
Dança do Leque: Dança do elemento ar. Representa o amor, a sensualidade, a sedução, a limpeza e o poder. Da maneira que se abre pode representar as fases da lua e da mulher; é um poderoso instrumento de limpeza energética, magia para a cura e sedução. Sendo assim, está constantemente nas mãos espertas de uma cigana, atraindo a atenção para seu mistério e poder.
Dança da Rosa: Elemento terra. Representa o amor, a beleza, a conquista, sedução e a sensualidade. A rosa é a beleza interior e a beleza exterior. A rosa vermelha na boca dos ciganos é para presentear a mulher que está envolvida na dança.
Dança das Fitas Coloridas: Elemento água. Representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não o lamento, mas a comemoração. Representa a limpeza, alegria e infantilidade. Dançar com fitas é quase uma brincadeira de criança, alegra qualquer tipo de ambiente, festeja os nascimentos e casamentos, os movimentos das fitas rodopiantes manifestam o ritmo da vida e a alegria de fazer parte dela.
Dança do Véu: representa o elemento ar. Expressa a leveza do corpo e a sensualidade.
Dança das Tochas: Mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas ou candelabros, que reverenciam este elemento. Representa a purificação e a limpeza pelo fogo.
Dança do Pandeiro: Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente. O pandeiro traz a alegria do sol, saudando-o com inúmeras fitas coloridas, representando seus raios protetores e vivos. Como todo instrumento que faz barulho, ele tem como função expulsar os maus espíritos ou energias negativas, abrindo caminho para o povo festejar. Sua mensagem é mover, transformar o que está parado em ritmo, revigorar o nosso corpo com a alegria e o calor da dança, assim como o sol faz conosco. As fitas vêm representar através das cores, os pedidos ou bênçãos.
Dança dos Sete Véus: Os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris, simbolizando o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os quatro elementos.
Dança do Punhal e da Espada: Elementos ar e terra. Significa lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo. Representa o corte, a força e a limpeza.
Dança do Lenço: Representa união, casamento e amor. O lenço, preso delicadamente nos dedos da cigana, envolve-a de mistério e aos poucos revela seus desejos, sentimentos e sonhos, que são movidos pelo deslizar do lenço pelo ar, no transe da música, livre como o vento e infinito como o céu. O lenço também transforma e limpa o ambiente, pode representar pedidos ou coisas da vida que queremos mudar ao dançar.
Dança do xale: representa o mistério e a magia do elemento fogo. Dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família. É usar toda poesia, força e magia. Uma cigana, ao dançar com o xale, nunca deixa outra pessoa pegá-lo ou derrubá-lo, pois ele é a sua essência feminina.
Bom irmãos, encerro o texto de hoje dizendo que sobre os encantos e magias dessas entidades na Umbanda ainda há muito que se pesquisar e aprender. A alegria dos ciganos não só inunda nossos corações de felicidade, como também é fundamental para a firmeza dos trabalhos realizados por eles. O povo cigano traz o brilho das estrelas em seu sorriso, a leveza das ações, conforme os passos de uma dança e a sensibilidade expandida em nossos corações. Contudo, sabe que quando chega a meia-noite, só se pode amanhecer. É nisso que os ciganos acreditam desde seus primeiros passos. Está aí o segredo de seu sorriso fácil e de seu porte altaneiro: a certeza da vida infinita, na qual entendem que, por pior que sejam as dificuldades, as luzes da alvorada destroem todos os sonhos maus, os empurrando para longínquos lugares, fora do alcance de todos os bons corações.
Salve o povo Cigano!
Com amor,
Nise.

20 comentários:

  1. Ola gostaria de saber se existe cigana que não anda procurei na internet sobre o assunto e nada encontrei.pois tenho a cigana da estrada e se apresenta como parapilegica .desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, frequento um terreiro, e a mãe do terreiro, recebe essa entidade, chamada 7 estradas, ela é paraplégica, por motivos de sua vida passada, ela não é tão conhecida assim... E sim ela existe sim e é uma ótima entidade...

      Excluir
    2. Interessante também não sabia disso

      Excluir
  2. Nossa estou imensamente encantada,realmente a cultura cigana tem muita sabedoria, e suas entidades são muito iluminadas!

    ResponderExcluir
  3. Olá...achei uma guia com contas amarelas a um tempo, achei bonita e guardei, mas aconteceram algumas coisas ruins e acabei associando ao fato de tê-la comigo, afinal não fi feita para mim. Então pensei em me desfazer dela mas não sei como. Vocês poderiam me aconselhar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber se os ciganos tem uma cor especifica para fazer as guia ou não. Como faço para saber se tenho uma cigana, sei que sou filha de oxum e xango pela numerologia , obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ola...
    Alguem sabe quem foi os primeiros mediuns a receber ciganos do oriente puros no brasil?

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ótima matéria. Estava com muitas dúvidas e sua matéria me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  7. Olá .. A casa que frequento de Uganda branca pediu para que usasse guias de proteção e eu gostaria de saber ql o significado delas em mim:São 4 guias sendo cada qual em sua cor:verde , vermelha , marrom , rosa Qze transparente.Se alguém poder explicar fico grato

    ResponderExcluir
  8. Olá sou nova na religião umbanda e estou amando e me identificando com toda a magia ainda não frequentamos um terreiro pois não encontramos,amei o seu texto e quero aprender muito mais sobre os ciganos ,e como posso pedir orientações para essa linha de ciganos em casa? Pois ainda não encontrei um terreiro. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá,gostaria que me indicasse um terreiro aqui em SP(capital) onde eu pudesse trabalhar com minha cigana! Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá. Meu cigano chegou em mim pela primeira vez senti algo forte e leve ao mesmo tempo, vi muitas luzes cortando o céu, enquanto ele me fazia olhar para o céu estrelado esfregando as mãos. Mas não deixou seu nome. Meu corpo principalmente as mãos estavam geladas e suadas. É normal?

    ResponderExcluir
  11. Olá estou indo a um terreiro e descobri que tenho uma cigana mais não sei o nome dela dês de então pesquiso informações sobre esse povo maravilhoso amei o texto muito bem explicado

    ResponderExcluir
  12. Olá, faço parte de uma tenda cigana de santa Sara Kali, pelos caminhos de São Francisco de Assis. Fazemos o estudo do evangelho. Fica no Rio de Janeiro. Estamos no Facebook , o dirigente é o Alexander Picanço.

    ResponderExcluir
  13. Oi gostaria de saber se alguém já ouviu falar na cigana saionara

    ResponderExcluir
  14. Oi,bom dia já ouviu falar de cigana criança nome Juanita

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!