terça-feira, 23 de abril de 2013

SALVE OGUM, A LEI E A FÉ


(Texto enviado por Jacqueline)

Um belo dia me deparei com duas perguntas: O que é? Ou quem é?
Em meio à escolha me intriguei, mas não hesitei:
Providência Divina, Ordem, Missão Concebida...
Tamanha força não pode ser definida como uma pessoa, algo simples, material e concreto, pois não tem fronteiras.
Assim, não podeis dizer Quem é Ogum;
Porém, posso dizer-lhe o que é, pois, isto é Ogum: uma força sem fronteiras, ilimitável, sem tamanho. Força que integra a natureza, que dela faz parte e parte dela é; que nela rege e a ordena entre Terras, Céu, e Mares. Auxílio da Ordem Divina, onde a força e a garra não são frutos do bruto e sim da paz e do amor; onde tudo na vida tem seu tempo, sua hora e seu lugar. Força que traz a aplicabilidade da ordem contra o caos do mundo, sem rumo e sem destino, ou seja, sem ordem e sem a Proveniência Divina.
    Força que ordena Vida, de onde provém o crescimento e desenvolvimento e permite ressurgir das cinzas para uma nova vida.
    Alma de guerreiro, força da batalha em busca da paz para o mundo, imponência do respeito, a consciência da certeza de um novo amanhã, a ordem, a missão concebida por Deus, mas a consciência de que esta Força estará sempre a zelar pela sua aplicação através da Paz.
Tainá Batista de Oliveira
Retirado do Jornal ‘’A PENA MENSAGEIRA’’
(Centro Espírita Justiça e Amor).
Abril 2007


 Na Umbanda, Ogum é conhecido como o “Guerreiro”. Por sua tradição de guerreiro imbatível, Ogum é representado no sincretismo como São Jorge no Rio de Janeiro. É a força da Terra responsável por vencer as demandas, proteger seus filhos e guardar sua casa.

Características do Filho de Ogum
    Os Filhos de Ogum têm comportamento extremamente coerente mas arrebatado e passional. Aqueles que são regidos por essa força da Natureza são dados a explosões comportamentais, à obstinação e à teimosia. Sentem muito prazer em estarem com os amigos e com o sexo oposto.
Os homens e mulheres que têm Ogum como seu Orixá de cabeça vão ter comportamentos diferentes de acordo com o segundo Orixá que os influencia (o adjuntó).
      Os Filhos de Ogum são: conquistadores. Raramente se fixam num mesmo lugar por muito tempo.  São apreciadores das novidades tecnológicas, dos novos caminhos da ciência e de novas formas de desempenho profissional. Eles são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo a ser conquistado. Sua coragem é muito grande, sua franqueza absoluta, chegando mesmo à falta de tato, que, acrescida à rudez habitual, pode conquistar-lhe a fama de mal educado ou pouco preocupado com os outros.
Os Filhos de Ogum são amigos, camaradas, mas, geralmente, estão envolvidos em demanda, pelo seu temperamento guerreiro e avesso ao autoritarismo. Tudo se consegue com os Filhos de Ogum, basta não utilizar nenhum sistema ditatorial.
O aspecto negativo mais marcante nos Filhos de Ogum é a sua impulsividade quando diz respeito às lutas pelo o que acha certo, sem parar para medir a verdade dos outros que o cercam. Dessa forma, demoram a aceitar a verdade alheia como a correta.

Um comentário:

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!