quarta-feira, 5 de junho de 2013

COMPARTILHAR NA UMBANDA

ESTUDO DE GRUPO CEENC
Dia 03 de Junho de 2013
(Texto elaborado por Danielle)

Olá, galera...
Essa noite vamos dar continuidade ao pedido da Vovó sobre comentar alguns tópicos.
Hoje conversaremos sobre:
COMPARTILHAMENTO NA UMBANDA!


Iniciaremos com a história de Marina, a menina que não gostava de dividir.


Todos os dias, Marina gostava de sair com sua mãe no final da tarde para passear no parque e brincar com seus amigos.
Quando encontrava com eles, ficava super feliz e saía correndo; Queria começar logo as brincadeiras.
Porém, as crianças do parque não gostavam muito de Marina porque ela era muito briguenta e egoísta. Não dividia seus brinquedos com ninguém e ralhava até alguém desistir de pegá-los. Todas as crianças do parque dividiam seus brinquedos e ela brincava com todos eles, mas quando era para dividir o seu, a briga era grande. Brigava tanto que todos iam para casa chateados com as suas atitudes.
Essas atitudes de Marina faziam com que seus amigos se distanciassem. Quando eles a viam chegar tentavam se esconder, fugiam dela ou fingiam que não a tinham visto. Seus amigos ficavam tristes por agirem assim, mas o que poderiam fazer se a culpa era dela?
Com o tempo, Marina começou a perceber a indiferença dos seus amigos para com ela; Com isso foi ficando triste e desanimada em ter que brincar no parque. Quando ia, queria voltar logo para casa.
Sua mãe percebendo que havia algo errado perguntou:
- Marina, o que anda acontecendo que você está tão triste, sem querer brincar no parque?
- Não é nada, mamãe (respondeu Marina).
A mãe de Marina não confiou na resposta de sua filha. Foram para casa e no dia seguinte, Marina não quis ir ao parque. Então sua mãe a deixou em casa com sua avó e foi ao parque conversar com os amigos de sua filha para saber o que estava acontecendo. Chegando lá os chamou para conversar:
- Olá, tudo bem? Sou a mãe de Marina e gostaria de saber o que está acontecendo aqui no parque, pois ela amava brincar com vocês e agora ela só quer ficar em casa. Está acontecendo alguma coisa?
Os amigos se entreolharam e Tobias falou:
- O que está acontecendo é que Marina é muito briguenta e egoísta, nós não gostamos de crianças assim, todos nós brincamos dividindo nossos brinquedos e ela não sabe dividir, briga com qualquer pessoa que queira pegar seus brinquedos. E, por isso, não brincamos mais com ela.
- Não sabia que minha filha era assim!
- Ela só quer saber de pegar os brinquedos das outras crianças, mas os seus ninguém pode tocar! - falou Sofia.
- Tudo bem, agora que já sei o problema vou tentar resolvê-lo. Obrigada por me falarem a verdade!
A mãe de Marina foi para casa e ao chegar chamou sua filha para ter uma conversa muito séria.
Marina, minha filha, quando brincamos em grupo devemos saber dividir nossos brinquedos, não é certo querer brincar com os brinquedos dos amigos, temos que compartilhar o nosso com os demais também.
- Mamãe, se eu for dar algum brinquedo aos meus amigos eles irão sujá-lo e podem até quebrá-lo, tenho tanto cuidado com eles, não quero que outras crianças o peguem. 
- Marina, não devemos pensar assim, temos que saber compartilhar. Tenho certeza que seus amigos não irão sujar ou até mesmo quebrar seus brinquedos, eles irão tratar muito bem deles. Se você continuar a pensar assim, irá acabar sem amigos, pois para ter uma amizade é necessário saber dividir!
- Tudo bem mamãe, amanhã vou ao parque e dividirei meus brinquedos com outras crianças. Não quero ficar sem amigos.
- Muito bem filha!
No dia seguinte Marina foi ao parque, chegou perto de seus amigos e perguntou quem queria brincar com sua boneca preferida, as crianças riram e abraçaram-na, pois agora ela tinha entendido que para se ter amigos era preciso sempre compartilhar, dividir!
(Por Minéia Pacheco).

Toda história infantil é muito mais história de adultos. O universo infantil geralmente se resume a brinquedos e brincadeiras. O universo de um adulto é extenso.
Compartilhar é exatamente contrário ao erro de Marina.
Compartilhar é ter parte, tomar parte em algo ou alguma coisa, participar, compartilhar.
Por mais que estejamos em uma equipe, como a irmã Gisele definiu no estudo anterior, compartilhar é muito mais.
Na nossa casinha, temos o grupo de médiuns, com a finalidade da caridade, da assistência e outras tantas mais que já foram comentadas nos outros textos.
Compartilhar, estando sempre unidos como irmãos, na fé, no amor e no coração, como uma grande corrente, envolvidos diretamente e ativamente com responsabilidade de um grupo e desenvolvendo na compreensão tanto consigo quanto com os outros.
Compartilhar é trocar experiências, trocar informações, ideias, partilhar conhecimentos e instruções. É ter valores, princípios e ética, pois somos um grupo e uma equipe. É ter alegria, bom humor, compreensão. É ter iniciativa, pois vamos nos deparar sempre com desafios. É ter comprometimento com nossa missão de amor e caridade. É sermos objetivos, termos motivação e trabalharmos sempre unidos. É ter humildade nas ações e pensamentos. É respeitar uns aos outros.
Quanto mais desenvolvermos essas ações a tendência do nosso grupo é estar cada vez mais envolvido, mais coeso, mais unido.
Em uma equipe fortalecida, o resultado se torna muito mais eficaz. A nossa missão produzirá o efeito desejado.
Compartilhar é estarmos unidos de alma e coração!!!
Amo vocês.
Dani

2 comentários:

  1. Dani, que lindo!!!! Belo texto, bela definição!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Irmã Danielle sempre compartilhando lindos ensinamentos! Obrigada!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!