sábado, 7 de dezembro de 2013

ALEGRIA NA UMBANDA

(Texto enviado por Thiago)

Oi família,
Mais um estudo de segunda para falar de uma palavra muito importante para nossa Umbanda, que só pelo nome já vale um grande sorriso...   Essa palavra é Alegria!!!
Expressamos alegria em tudo que fazemos em nossa religião, desde a hora que chegamos à Casa, que abraçamos nossos irmãos, no ato de bater a cabeça e com muita alegria dizemos: “estamos aqui, meu Pai, para doar e praticar a caridade ao próximo, seja quem for...”. Quando a vovó Antonieta vêm para praticar a caridade e, em sua chegada, vem com aquele grande sorriso de alegria, acendendo toda a chama do amor Divino... Na alegria com que cantamos, dançamos, batemos palmas; nos dias de festa, quando abraçamos nossos irmãos e consulentes com sinceridade e amor.
Somos alegria quando praticamos nossa religião quando agimos com respeito, dedicação, cerimônia e fraternidade. A alegria de viver não nos desvia do caminho espiritual, mas sim, nos conduz e nos faz caminhar por ele, ajudando a dissipar nossas inseguranças, nossos medos e dúvidas, dando firmeza e mais fé.
A alegria nos deixa prontos para ultrapassarmos qualquer obstáculo. Mesmo que, por vezes , na caminhada da vida, nos ocorra algum desequilíbrio, a alegria nos ampara para que possamos sempre superar as adversidades.
Quando temos certeza que encontramos nossa verdadeira religião e praticamos com amor e entrega, nos sentimos plenos, realizados e felizes. Tão felizes que nada mais pode nos impedir de celebrar a nossa felicidade e contentamento. Assim, podemos demonstrar todo nosso sentimento de amor e de certeza de que estamos no caminho certo, pois sabemos que fizemos nossa escolha baseados no  amor e na concórdia.
Em todos os rituais e celebrações umbandistas, a alegria faz parte da experiência do sagrado. Ela acende nossos corações, ilumina e renova nossas esperanças de vencermos a cada dia mais uma batalha. Ela é fundamental até quando acaba a gira. Quantas vezes, mesmo cansados no corpo material, nossa alegria é tanta que deixamos o cansaço de lado retornamos para nossas casas energizados, satisfeitos e realizados? A aproximação maior com a espiritualidade e a alegria de dar e receber amor nesses dias nos mostra a importância desse trabalho lindo e caritativo que faz nossa querida Umbanda.
A felicidade e o amor ao próximo, destino traçado pelo Criador para todos nós... Essa é a nossa grande meta. Para alcançá-la e usufruí-la, cada um deve esforçar-se e construir o seu caminho, sabendo que a nossa vida, é um grande presente de Deus para que tenhamos cada vez mais oportunidades de evoluir e aprender com as nuances da vida.
Termino esse estudo com um texto de Pai Firmino do Congo, que reflete para mim tudo que é a nossa religião:

“Umbanda é força!

Umbanda é fé!

Umbanda é raça!

Umbanda é amor!

Umbanda é humildade!

Umbanda é simplicidade de coração!

Umbanda é alegria!

Umbanda é luz que ilumina os caminhos de filhos de fé.

Umbanda é miscigenação, é a troca da cultura dos povos e das raças.

Umbanda é vida em abundância e respeita a vida em todos os seus Reinos.

Umbanda é magia. É a magia branca, é a magia do amor.

Umbanda é a manifestação da fé do culto ao iletrado.

Umbanda é a manifestação de Deus através da sua criação.

Umbanda é tudo isso e muito mais.

É fogo, é água, é terra, é ar.

É a melodia dos ventos, Eparrei Iansã!

É o ribombar dos trovões, Kaô Kabesilé!

É o canto da cachoeira, Oraieieu Oxum!

É o cheiro da mata virgem, Oke Oxossi!

É a luz do luar de prata, Odoiá Iemanjá!

É o raio do sol a nos aquecer, Ogunhê!

Umbanda é energia que vibra na natureza, é a força da Terra, Atotô Sr. Omulú!

A Umbanda é Estrela Matutina! A Umbanda é a luz de Oxalá!

Explicar a Umbanda é quase que impossível...

Sentir a Umbanda é essencial.”

(Pai Firmino do CongoMensagem psicografa em 12/08/2005,Médium Mãe Luzia Nascimento)

  

Com muita alegria,


Thiago!!!

2 comentários:

  1. Que bom ter irmãos que partilham de sentimentos tão semelhantes!!!!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!