sexta-feira, 11 de maio de 2012

A UMBANDA DE NOSSA CASA


Quando se fala a respeito do trabalho nos templos de Umbanda, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como são seus fundamentos. A Umbanda se apresenta de formas distintas nas diversas casas que a praticam, o que não quer dizer que não esteja fundamentada em bases sólidas.
Assim como em outros templos religiosos, as reuniões são conduzidas por homens, com aprendizados, costumes e jeitos diferentes. Esses homens, condutores das reuniões, cultos ou missas, ditam o ritmo de suas atividades. Da mesma forma acontece nos templos Umbandistas. Cada dirigente de casa traz o melhor de si para dentro das casas, utilizando seus conhecimentos e seus fundamentos para elaborar e conduzir as reuniões. Até mesmo os guias-chefes dos centros umbandistas têm maneiras distintas de conduzir a reunião e, no final, mesmo diferentes as maneiras, todas acabam levando ao mesmo fim: a caridade.
Em nossa Casa, entendemos a Umbanda de maneira simples e linda. A Umbanda que utiliza apenas água, para lavar nossas almas, ponto de luz, para iluminar nossos trabalhos, flores e fé. Em nossa casa não utilizamos animais ou sangue, pois acreditamos que água, luz e amor, são suficientes para energizar todos os nossos corações. Não deixamos os materiais utilizados em nossos trabalhos pelas ruas, praias, cacheiras... Pois entendemos que só a energia é necessária, não o material físico, que pode causar transtorno à mãe natureza.
 Na Umbanda, cedemos nosso corpo para dar espaço para os amigos espirituais se manifestarem através de nossa sensibilidade mediúnica. É o momento em que o nosso espírito mais se realiza, mais se completa. Por isso somos gratos pela permissão para ingressarmos na Umbanda, essa religião linda, que como o nome já diz, junta todos nós em torno de um mesmo fim, uma única banda, que é DEUS.
Quando fazemos o que muitos conhecem como feituras, recolhimentos ou deitadas, estamos nos colocando em retiro espiritual, entrando em contato com as forças da natureza, sincretizadas nas energias dos Orixás. Não estamos fazendo magia, sacrifício ou qualquer outra coisa que pareça um mistério. Esses procedimentos não são nada mais do que uma oportunidade para energizar nosso espírito, limpar as impurezas e nos preparar para ceder nosso corpo de forma plena para a prática da caridade.
O importante a saber a respeito dos trabalhos numa casa umbandista, é que aqui seguimos as seguintes leis: livre arbítrio, disciplina, respeito à hierarquia, merecimento, leis de causa e efeito, entre outras verdades que sempre serão itens básicos em Nossa Casa e em nossos ensinamentos.
Só através do estudo vamos ser esclarecidos sobre as nossas dúvidas a respeito do mundo, ou dos mundos que nos cercam. Não é à toa que a nossa casa tem a palavra estudo em seu nome. Precisamos esclarecer aqueles que nos procuram em busca de informações. Temos que buscar sempre mais conhecimento para que novas dúvidas possam surgir, pois o saber é uma fonte inesgotável de questionamentos, mas principalmente, o saber é a garantia de que unimos a nossa fé inabalável à razão, como nos ensina o Evangelho Segundo o Espiritismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!