sábado, 26 de abril de 2014

GUIAS E COLARES NA UMBANDA


Oi gente!!!!!!
Hoje, depois de muito estudar e pesquisar, trago a vocês minhas anotações. Que Deus, em sua infinita bondade me dê clareza para dividir com todos mais essa parte da Umbanda.
Então, queridos irmãos, vamos lá!

Tema:  GUIAS ( colares )


Quem nunca viu um crucifixo no pescoço de um Padre? Um índio com seu colar?   Reis com seus colares e pulseiras e coroas? Acredito que todos nós já vimos, né?
Desde de os tempos remotos, esses objetos não serviam somente como adornos mas também como proteção . Todos os viam como objetos magísticos, perfeitos amuletos e, por vezes, indicavam o grau de hierarquia dentro de um  clã ou de uma tribo .
Na nossa Umbanda querida as nossa guias são colares coloridos que são utilizados nos trabalhos, fazendo parte do fundamento de todo Umbandista.
As guias são verdadeiros para-raios em defesa dos médiuns. Elas são imantadas pelos guias chefes ou pelos dirigentes da casa através das energias da natureza para servirem de escudos contra as energias negativas que possam se aproximar dos servidores da Umbanda na prática da caridade. Se por algum momento, alguma carga negativa se aproximar, essa carga se choca à guia de contas como um escudo de proteção para o médium.
Não podemos esquecer que os fios são feitos de náilon e alguns com ferramentas em metal. Como estão encostados ao nosso corpo poderão também arrebentar por desgaste do material.
As guias, além de servirem de proteção, também têm outras funções como:
- Elo de ligação psíquica entre médium e espírito;
- Instrumento de auxílio nos tratamentos espirituais;

CONFECÇÃO DAS GUIA
As guias de proteção devem se confeccionadas com produtos naturais, que sejam excelentes condutores de energia.
Dependendo de cada casa e de suas regras, podem ser feitas de sementes, madeira como o bambu, pedras, porcelana, conchas, cristais. Não devemos usar plástico ou tipo de material similar, pois estes não são filtros indicados para o trabalho espiritual.
Serão confeccionadas de acordo com as regras da casa espiritual ou a pedido de uma entidade específica. Mesmo a pedido, a guia só poderá ser confeccionada se autorizada pelos dirigentes ou pelos guias chefes.
Existem casas especializadas em venda das guias prontas e que também seguem as mesmas regras. Como são colares imantados, precisam ser bentas pelo guia chefe ou pelos dirigentes para que possam ter a mesma tônica vibracional daquelas que todos os outros médiuns que se encontram na mesma roda utilizam. Todo material utilizado pelos médiuns tem que estar na mesma vibração, na mesma harmonia como um todo. Assim, cada vez mais a corrente espiritual se fortalece.
Todas as guias, para terem valor vibracional, devem ser imantadas e fundamentadas. O número de contas será dito pelo dirigente após autorização do guia chefe.
As firmas utilizadas para fechamento das guias servem como espaço mágico para receberem e distribuírem de uma maneira contínua as energias e para formarem assim uma campo magnético fechado ao longo da corrente de contas, passando energia de uma a uma.

LIMPEZA DA GUIAS
Deverão ser colocadas em uma bacia com água e cobertas com ervas específicas. Normalmente, utilizamos o boldo (erva de Oxalá), no que chamamos de tapete de Oxalá. Essa limpeza também poderá ser feita em mar aberto, nas cachoeiras ou deixando esticadas no altar para imantação.

EXPLICAÇÃO SOBRE FUNDAMENTOS PARA AS GUIAS
Existem alguns fundamentos para a confecção de cada tipo de guia:
- GUIA DE PROTEÇÃO: Todos os colares de contas são feitos para proteção. Quando um médium novo em desenvolvimento começa a vestir o branco e a participar de uma roda de desenvolvimento, é pedido a ele a primeira guia da casa. Essa, normalmente é a de Oxalá, para todos nós Umbandistas, o Pai Maior; aquele que retém em seu poder a força de todas as energias da natureza.

- GUIA DO ORIXÁ (força da natureza): É a guia que está ligada à faixa vibratória do médium . Representa a energia da natureza à qual o médium está diretamente afinado; esta vibração terá uma força especial em sua coroa.

- GUIA DAS ENTIDADES: São aquelas que seguem como padrão o pedido de uma energia superior, uma entidade de luz. Elas só poderão ser confeccionadas com autorização da casa e ou dos dirigentes.

Devemos ter o cuidado de fazer nossas guias exatamente como são pedidas. Elas têm fundamentos e serão utilizadas para fortalecimento dos médiuns e segurança nas rodas das quais participarão. Não podem ser utilizadas em nossa Umbanda apenas como adornos ou enfeites. Nossa religião prima pela humildade e não utiliza vaidade e nem ostentação em seus trabalhos espirituais de caridade.
A forma como a guia é solicitada pela entidade pode dizer muito sobre a linha de trabalho dela. Assim como o ponto riscado, as guias podem indicar muitos fundamentos e falar por si só.
Por exemplo:
a)              Foi autorizado ao médium confeccionar uma guia verde, com 7 flechas intercaladas e com fechamento de firma vermelho. O que vocês acham que essa guia está nos dizendo? Sabem ?

Vou explicar: Verde (Oxossi, caboclos, mata); 7 flechas (pode indicar o nome do Caboclo Sete flechas); Firma vermelha (que ele também trabalha na linha de Ogum). Bacana, né? Viu como agora começamos a entender os fundamentos das guias?

CORES DE GUIAS
Branca – Oxalá
Preta e Branca – Almas
Vermelha – Ogum
Verde – Oxossi
Cristal Transparente – Iemanjá
Amarela – Iansã
Azul Claro/Turquesa – Oxum
Lilás – Nanã
Preta e vermelha – Guardiões
Azul e RosaIbejada
Marrom - Xangô

GUIA DE AÇO - Já, a guia de aço, é uma guia de proteção; um isolante que afasta o médium de cargas negativas tanto em uma roda espiritual como também na sua vida terrena. A guia de aço é a única permitida a ser utilizada pelos médiuns no seu dia a dia como forte amuleto de proteção, um verdadeiro patuá (para entender mais sobre patuás, vejam nossos estudos anteriores).

BRAJÁ - Feito de fios e búzios, é usado por sacerdotes e por aqueles que estão em processo de aprendizado para sacerdócio, a partir da abertura da feitura de 5 anos (utilização opcional). Símbolos de conhecimento. Na Umbanda, quando o médium atinge a maturidade espiritual é dado a ele o direito de usar O Brajá, com o significado de entrada no mundo do conhecimento. Seu uso não é fundamental e não faz parte dos rituais de Umbanda, apesar de ter sido incorporado por aquelas vertentes que ainda carregam em si fundamentos do Candomblé.
EBOMI – É feita com a semente do dendezeiro. Só é dada ao médium no fechamento dos seu 7 anos, ou seja, quando o mesmo se torna sacerdote religioso.

Como vimos até agora, as guias usadas servem como elo de ligação entre as forças da natureza e o campo energético do médium, bem  como filtro de energias entre o ambiente e o médium.
Ela reforça a intensidade da conexão do médium com o mundo espiritual do médium, melhorando a comunicação, a intuição e a transmissão energética nos trabalhos caritativos dos guias e mentores de uma roda espiritual de caridade.
Alguns fatos curiosos que podemos citar são:

a)   Guias atravessadas: normalmente são pedidas pelo dirigente ou guia chefe da casa quando há necessidade de uma linha vibratória diferente da linha diária do médium. Exemplo: O médium tem uma energia extremamente feminina em sua coroa e sua entidade carrega uma energia extremamente masculina - a guia é utilizada atravessada para uma questão de equilíbrio vibracional. Por exemplo: suponhamos que o médium possua uma coroa fortemente energizada pela vibração de Oxum (energia associada à feminilidade) e suas entidades usam energia fortemente concentrada em Omulu ou Ogum (que são vibrações vistas como masculinizadas). Atravessa-se a guia para a busca de equilíbrio vibracional. Ainda: Quando o médium tem muito forte em sua coroa a energia das matas, representativa de Oxossi e sua entidade trabalha muito voltada para as energias de Oxum. A guia também é atravessada para equilíbrio vibracional. (ATENÇÃO: nada está ligado à sexualidade individual. Estamos falando em força vibracional).

b)  Quando observamos algum médium em seu trabalho espiritual, utilizando uma guia enrolada no pulso, ele está simplesmente utilizando a guia como um condutor energético mais forte para limpeza do campo astral do consulente. Raramente esse tipo de recurso é utilizado por uma entidade. Salvo casos que requerem uma atuação mais rápida.

c)    Quando vamos ao banheiro devemos tirar as guias. Além de ser um sinal de respeito, o banheiro é um ambiente contraposto à pureza na qual devemos manter nossas guias de proteção. Essas impurezas podem afetar a linha vibracional que temos que preservar, afinal de contas, o ambiente terreno está repleto de impurezas tanto materiais quanto fluídicas, que podem se ligar ao filtro de proteção nesses ambientes.

d)  Quando estamos perto do fogão, devemos guardar nossas guias. Por vezes colocamos nossa proteção para dentro de nossas blusas, mais encostadas ao coração, não é mesmo? Fazemos isso para protegermos nossas guias do fogo pois, além de serem confeccionadas na maioria das vezes com náilon, que derrete, nossa guias são filtros energéticos que têm que ser preservados de outros tipos de energia que não sejam as de trabalho.

Nossas guias são pessoais e intransferíveis. Devendo ser confeccionadas, manipuladas e utilizadas somente pelo médium. Deve-se observar que cada individuo e cada ambiente possui um campo magnético e uma tônica vibracional própria e individual. Entretanto, a confecção das guias poderá ser feita por um outro irmão, principalmente o fechamento da guia, desde que ele esteja capacitado para tal importante missão. Este médium deverá ser escolhido pelo dirigente da casa ou guia chefe.

ATENÇÃO:
Lembrem-se: nossas guias  são nossas ferramentas na caridade espiritual. Devemos cuidar e respeitá-las. Elas são a nossa força e nossa fé. Elas são nosso escudo de amor e paz. Cada guia que usamos revela o que queremos, para que estamos aqui e o que pretendemos ao usá-la. Então irmãos, vamos cuidar sempre, de uma a uma, com muito amor, paciência e humildade.
Bem, meus queridos e amados irmãos, obrigado por mais um dia juntos nessa Seara de Umbanda. Que a Paz do Senhor esteja sempre em nossos corações e que A MISSÃO SE CUMPRA!!!!!!!!!!!
 Agradeço a Deus por ter me ajudado e me mostrado que nada é impossível quando queremos de verdade.
Beijos no coração de cada um de vocês,
TEREZA

143 comentários:

  1. muito interessante adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber porque algumas guias de exu tem uma conta branca. Alguém saberia me explicar?

      Excluir
    2. Na minha casa a conta branca ou transparente significa que a entidade trabalha na linha das almas

      Excluir
  2. Boa noite, eu gostara de uma orientação. Meu pai faleceu e deixou uma guia e uma pulseira que estão guardadas comigo. Em respeito a religião dele, eu gostaria de saber como proceder para dar o fim adequado a essas guias. meu email é daniellypaiva@uol.com.br
    Obrigada,
    Danielly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho muito bom se disfazer da guia do seu pai não...

      Excluir
    2. Bom Dia Danielly. Enviaremos a resposta para seu e-mail. Não há problema em se desfazer. Enviaremos instruções e explicações em breve. Obrigada por seu contato. Família CEENC.

      Excluir
    3. Boa noite irmãos do Centro Espírita, minha mãe era espírita e infelizmente faleceu a menos de 2 meses. Ela sempre me tinha dito para despachar as guias dela em algum lugar bonito, com árvores grandes e etc e foi o que fizemos, mas encontramos um guia "sumida" que não despachamos e tenho dúvida se devo despachar necessariamente no mesmo lugar, por favor eu peço que vocês enviem instruções ao meu e-mail: fernando91.sosa@hotmail.com.

      Muito Obrigado pela ajuda.

      Excluir
  3. Boa tarde! Fico feliz e emocionada com o ensinamento prospero com objetivo unico, ajudar o proximo. Me orientou e me ajudou na jornada espiritual com muita protecao. Que oxala nos ilumine e os orixas nos protejam sempre. Linda materia! Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras, Bruna! Seja sempre muito bem vinda à Nossa Página!
      Abraço Fraterno,
      FAMÍLIA CEENC

      Excluir
  4. parabéns pela explicativa matéria !

    ResponderExcluir
  5. parabéns pela explicativa matéria !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita à Nossa Página! Um abraço fraterno,
      Família CEENC

      Excluir
  6. Eu q n sou seguidor da crença sempre tive vontade interior coisa minha mesmo de ter um guia eu posso ter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só quem é de algum terreiro e é medium.

      Excluir
    2. Livre arbítrio, claro que você pode ter uma guia. Ouça seu coração e escolha a que você sentir. Mas antes de ter a guia, leia bastante para você ter ideia dos tipos e qual intenção você vai usar a guia. Abraços.

      Excluir
    3. Olá irmão,
      Obrigada por sua visita à Nossa Página.
      Quanto à sua pergunta, gostaríamos de informá-lo de que, como dissemos em nosso texto, as guias não são colares representativos de cores ou que dizem que vc gosta dessa ou daquela linha. São elementos magísticos de uma religião, que funcionam como filtros de energia conforme a necesidade do trabalho, influenciando diretamente o campo vibracional que atinge você. A má utilização de uma guia, pode vir a canalizar energias que vc não está necessitando, o que não é legal para seu campo energético. Entenda que quando falamos GUIAS, não estamos considerando cordões, simplesmente comprados em lojas. Mas sim, cordão de contas, firmado e energizado dentro dos fundamentos religiosos de uma Casa Espiritual.
      Uma guia que sempre se pode usar é a guia de aço, que não precisa ser firmada ou energizada, uma vez que o próprio material com a qual é confeccionada já exerce a função de imantar e proteger o usuário.
      Se você sente essa necesidade de ter uma guia, procure uma Casa Espiritual próxima de você e converse com as entidades ou Dirigente da Casa, pois ele orientarão você a respeito do melhor a ser feito.
      Esperamos ter esclarecido sua dúvida.
      Obrigada por seu contato e um abraço fraterno,
      FAMÍLIA CEENC.

      Excluir
  7. ademir 3 de setembro 2015 21;56
    assunto mt bm

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho aqui mostrado! é de grande importância para o aprendizado dos que buscam a aprender sobre os fundamentos da nossa Religião.Axé!

    ResponderExcluir
  9. Você escreve com muito amor pela religião, parabéns

    ResponderExcluir
  10. Você escreve com muito amor pela religião, parabéns

    ResponderExcluir
  11. muito esclarecedor....paz a todos

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por dividir seus conhecimentos. Foi muito esclarecedor, parabéns e que Oxalá nos abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Tenho guias de minha mãe biológica, porém ela já faleceu há muitos anos o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  14. Tenho guias de minha mãe biológica, porém ela já faleceu há muitos anos o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Uma mistura de umbanda e candomblé...

    ResponderExcluir
  16. Muito bom este estudo, muito obrigado por esclarecer muitas dúvidas que eu tinha.

    ResponderExcluir
  17. Eu sonhei que estava bem a minha frente um colar grande de contas azuis bem clarinho e tinha em baixo um tipo de pingente vermelho. O senhor pode me orientar a redpeito disso? Meu email arletemompean@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu sonhei que estava bem a minha frente um colar grande de contas azuis bem clarinho e tinha em baixo um tipo de pingente vermelho. O senhor pode me orientar a redpeito disso? Meu email arletemompean@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlete,
      Enviaremos a resposta para seu e-mail em breve.
      Obrigada por seu contato,
      FAMÍLIA CEENC

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Eu já frenquentei a umbanda e estou afastado mas ainda tenho contato com minha mãe ela me ajuda com orações e limpezas espirituais ,a minha dúvida e eu poderia adquiri uma guia por minha própria vontade ou eu deveria comunical a primeiro e ver se a nescecidade de utilar uma guia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão,
      Obrigada por sua visita à Nossa Página.
      Quanto à sua pergunta, gostaríamos de informá-lo de que, como dissemos em nosso texto, as guias não são colares representativos de cores ou que dizem que vc gosta dessa ou daquela linha. São elementos magísticos de uma religião, que funcionam como filtros de energia conforme a necesidade do trabalho, influenciando diretamente o campo vibracional que atinge você. A má utilização de uma guia, pode vir a canalizar energias que vc não está necessitando, o que não é legal para seu campo energético. Entenda que quando falamos GUIAS, não estamos considerando cordões, simplesmente comprados em lojas. Mas sim, cordão de contas, firmado e energizado dentro dos fundamentos religiosos de uma Casa Espiritual.
      Uma guia que sempre se pode usar é a guia de aço, que não precisa ser firmada ou energizada, uma vez que o próprio material com a qual é confeccionada já exerce a função de imantar e proteger o usuário.
      Se você sente essa necesidade de ter uma guia, procure uma Casa Espiritual próxima de você e converse com as entidades ou Dirigente da Casa, pois ele orientarão você a respeito do melhor a ser feito.
      Esperamos ter esclarecido sua dúvida.
      Obrigada por seu contato e um abraço fraterno,
      FAMÍLIA CEENC.

      Excluir
  21. Eu já frenquentei a umbanda e estou afastado mas ainda tenho contato com minha mãe ela me ajuda com orações e limpezas espirituais ,a minha dúvida e eu poderia adquiri uma guia por minha própria vontade ou eu deveria comunical a primeiro e ver se a nescecidade de utilar uma guia

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde! Gostaria de saber se posso desfazer uma guia para usar o matwrial para montar outra?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde tudo bem bom eu preciso que vce me ajude eu sou uma medium de ouvir e sentir e eu gostaria de pedir uma orientaçao no terreiro onde eu vou uma entidade me pediu pra fazer uma guia para mim conversar com minha entidade como faço pra fazer minha guia ?e para um exu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dilene.
      A guia é um elemento magístico para ser usado dentro das Casas Espirituais, pelos frequentadores que participam regularmente das giras. Elas podem ser dadas a você como presente, pode ser pedido para você fazer uma guia para usar como patuá, em sua bolsa, para proteção, mas não reconhecemos a guia como auxiliar para desenvlvimento da mediunidade para pessoas que não estão em desenvolvimento dentro de um Centro Espírita.
      Quanto à sua mediunidade, o que podemos dizer a você é que a melhor maneira de se desenvolver seus dons mediúnicos é começar a frequantar regularmente uma Casa Espírita que tenha atividades voltadas para desenvolvimento espiritual, podendo ser Umabndista, Kardecista, Candomblecista, a que mais agrade seu coração; Estudar sobre a doutrina, se informar em fontes sérias sobre o assunto também são fundamentais para que você sinta a segurança de estar se desenvolvendo da melhor maneira possível. A mediunidade, para a maioria das pessoas, vai se desenvolvendo a partir da prática e do estudo da doutrina e se tornando cada vez mais evidente e fortalecida segundo sua fé também está fortalecida.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço fraterno, FAMÍLIA CEENC.

      Excluir
  24. Oq acontece se tocar em um colar de guia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Jhonata,

      Nada acontece com você se tocar um colar ou uma guia. Eles não têm uma energia própria que passa para quem os toca. Eles trabalham com a energia que recebem do ambiente e das pessoas a quem pertencem. São filtros, escudos... Fique tranquilo.
      Aproveitando sua pergunta, recomendamos que cada pessoa use exclusivamente a sua própria guia, pois cada guia é firmada na energia individual de cada e trabalha no campo energético de cada um. Usar uma guia que não é sua, ou que não foi solicitada por uma entidade em sua Casa Espírita, pode interferir na harmonia do seu campo energético, desequilibrando o fluxo das vibrações que chegam até você!
      Ah, e não se esqueça: Apenas use sua guia dentro de sua Casa Espiritual (a não ser que lhe seja pedido para usar em outras situações pelo dirigente ou guia de luz). É ali dentro que ela cumprirá o papel a que foi confeccionada!
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço fraterno, FAMÍLIA CEENC.

      Excluir
  25. Boa tarde, meu namorado faleceu a pouco tempo e a guia dele esta comigo, gostaria de saber o que eu faço com ela, se posso guardar ou não..
    meu email é rafaela.monttana@gmail.com
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, obrigada por seu contato.

      Se seu namorado foi pertecente a uma casa religiosa de Umbanda, procure o dirigente que ele certamente ensinará o procedimento da Casa em relação as guias do seu namorado.
      Caso não tenha essa possibilidade, dois procedimentos que poderão ser feitos :
      a) - desmanchar os colares de conta e colocar dentro de um copo transparente, com água corrente (abra a torneira deixe sair o primeiro jato e complete o copo com água) por 24 horas em um local aberto, mas abrigado do vento, da chuva e do sol. Após 24 horas , retire do copo e lave. Essas contas perdem a energização e podem ser usadas naturalmente.

      b) - Procurar um lugar adquado, destinado a trabalhas de Umbanda e entregar numa mata ou numa cachoeira. Ao entregar, agradecer por sua utilização.

      Fique em PAZ!
      FAMÍLIA CEENC

      Excluir
    2. O mesmo procedimento pode ser feito com as roupas e as guias de pomba gira?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  26. Márcio minha pergunta é, tem algum tempo que venho vendo, exemplo: algum tempo atrás vi um senhor que não consigo esquece lo, creio eu que seja preto velho, de camisa e chapéu, e barba meio branquinho, estava na cozinha sentado na mesa me olhando, passando alguns meses, comecei a ver uma criança porém sempre de costa, que por incrível que pareça, parece muito minha filha, que via uma vez bem de manhã e até danei achando q era ela, e quando danei e olhei minha filha estava dormindo kkkkkk.... após algum tempo vi uma senhora tbm na cozinha bem na porta de roupa toda branca e cabelo longo e preto... Mas oque mais me assustou foi ter sonhado com a Cabra ou Elzebuth como falam, no sonho ela conversava comigo... oque pode ser, me ajuda por favor???? pq no sonho falava em firma vela p ela e por bebida que era leite, e depois ela falava q iria me ajudar, mas precisava de ajuda pedindo para leva ela no lugar dela, oque não entendia q falava q lugar dela era onde tinha mortes e acidente. no sonho via ela nítida...
    e porque quando vou fazer as firmezas troca bebidas da esquerda, ou ate mesmo ascender vela, e saiu do lugar, vem aperto no coraçao ou como se fosse "doendo????????? toda vez que minha sogra chama as entidade dela, e como se fosse eu: sinto coração acelerado, coração doe nao sei explica, dependendo arepios e sinto meus pes e maos gelarem....
    (nao sou desenvolvida, ) penas "cambona dela" quando precisa, ela ja tem mais 30 anos que trabalha no pequeno terreiro na qual ela mesmo atende sozinha.

    ResponderExcluir
  27. Meu nome e gabriel
    Uma entidade me recomendou a religião umbanda e eu resouvi seguir ainda nao deu certo de eu ir em nenhuma casa ,meu primo de consideração ele e do candomblé e me deu uma de suas guias uma branca eu gostariade saber se eu posso usa-la ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Obrigada por seu contato.
      A primeira coisa que devemos ter em mente a respeito de uma Religião, é que devemos seguir aquilo que nosso coração sorri. Que satisfaz da melhor maneira nossas dúvidas e que dá alento ao nosso coração. Se a Umbanda traz esses sentimentos a você, com certeza você encontrou o seu lugar. Em relação à utilização de guias na Umbanda, recomendamos que você não use uma guia que não é sua, pois essa guia foi firmada de acordo com a energia do dolno dela, no caso, seu primo. Uma guia não é um amuleto ou um item para ser usado a qualquer hora em qualquer lugar. Ela é um filtro vibratório que trabalha para canalizar energias durante os trabalhos de uma gira espiritual. Como a guia do seu primo não foi firmada no seu campo energético, ela pode influenciar a energia que chega até você, desarmonizando o fluxo vibratório. Recomendamo que você use as guias quando for membro de uma casa espírita e suas entidades ou os guias chefes da Casa orientarem você a utilizar. E só utilize durante o trabalho espiritual, não no seu dia a dia. Será orientado pelo seu dirigente quando estiver na SUA casa Espírita.

      Esperamos ter esclarecido sua dúvida.
      Um abraço fraterno,
      FAMÍLIA CEENC.

      Excluir
  28. Boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida. Pq na umbanda, quando oferecem uma oferenda, no caso um animao, tem que sacrifica-lo. Ñ estou criticando, só quero entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão,
      Obrigada por seu contato.
      Antes de tudo, gostaria de esclarecer que Umbanda e Candomblé são religiões distintas. A Umbanda é uma religião cristã, mnoteísta, que não possui sacrifício de animais em sua liturgia. O Candomblé é religião de matriz africana e dentro de seus fundamentos energéticos entende o sacrifício animal como ferramenta energética para os trabalhos magísticos.
      O CEENC é uma casa de Umbanda e usamos elementos da natureza em nossas obrigações, como flores, velas, água... Para entender melhor, recomendamos que consulte os textos sobre o assunto disponibilizados em nossa página: http://www.ceenc.com.br/2012/06/o-que-sao-os-orixas-para-umbanda.html#uds-search-results
      e
      http://www.ceenc.com.br/2013/11/umbanda-brasileira-um-renascimento.html
      e
      http://www.ceenc.com.br/2012/05/umbanda-de-nossa-casa.html
      e
      http://www.ceenc.com.br/2012/09/estudo-de-grupo-do-ceenc_25.html
      e
      http://www.ceenc.com.br/2012/05/teste-inicial-de-postagem.html

      Esses são alguns de nossos textos que recomendamos que leia para entender melhor!

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço fraterno,
      FAMÍLIA CEENC

      Excluir
  29. Dizem que na religião do Candomblé, existe culto aos orixás. Que eles incorporam, dançam... No kardecismo existem médiuns de incorporação tbm. Médiuns conscientes e inconscientes tbm existem no candomblé? Como pode um espírito entrar no nosso corpo, se o nosso espírito ñ são do corpo? Que explicações vocês teriam para isso. Fico confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã,

      Suas dúvidas são dúvidas comuns a muitos outros irmãos. Obrigada por compartilhá-las conosco.
      Então, deixe-nos explicar brevemente.
      O Candomblé é uma religião Africana que cultua diversas divindades representativas de suas energias. Cada uma das energias no Candomblé diz respeito a um Deus que teria vivido sobre a Terra em um determinado momento, diferente da Umbanda, onde os Orixás são apenas representações das energias da natureza. Por terem sido "pessoas" para o Candomblé, cada um dos Orixás se apresenta com seus movimentos próprios de acordo com a energia que trabalham. Por isso os médiuns, quando influenciados por eles, reproduzem essa movimentação, denominada "dança", que nada mais é uqe uma manifestação energética. Orixás não falam ou dão consulta, eles emanam energia, imantando o local com seu "Axé", como um passe para os presentes. Na Umbanda e no Kardecismo, que são religiões cristãs, monoteístas, há também incorporação. A mediunidade é uma característica às diversas religiões espiritualistas ou não, cada uma com sua denominação para esse fenômeno. Quando falamos de consciência/inconsciência/semi-consciência, estamos nos referindo à característica da mediunidade de incorporação, que considera o dom do indivíduo. Por esse motivo, em qualwuer lugar em que a mediunidade de incorporação se manifeste ela pode ter esses três tipos de características. A maioria das manifestações em qualquer das religiões espiritualistas são semi-conscientes ou conscientes, uma vez que o Espírito do médium não sai do corpo para que outro entre. Apenas há um casamento energético, onde a energia do espírito que se manifesta (que não são Orixás para o caso da Umbanda) possa usar o aparelho material do médium para se comunicar. Se houvesse o afastamento total do espírito domédium para entrada de um outro espírito, a pessoa faria a passagem, pois não pode se desligar do corpo. O Espírito que se comunica apenas utiliza nossos aparelhos de comunicação para transmitir sua mensagem. Há médiuns que trabalham inconscientes, mas não é comum isso acontecer, uma vez que quando acontecem as manifestações espíritas, acontece também uma troca energética, enquanto o médium fornece sua energia material para utilização, o Espírito manifestante fornece a oportunidade de conhecimento e aprendizagem ao médium "aparelho". Esse é um assunto bastante extenso e interessante. Recomendamos que você leia oLivro ods Médiuns para maiores informações. Leia também uma pouco sobre chakras e mediunidade. E lembre-se sempre que a Umbanda é amor e caridade e que sem estudo não se alcança a evolução.
      Um abraço fraterno,
      FAMÍLIA CEENC.

      Excluir
  30. Corrigindo a pergunta enviada agora pouco.Como pode um espírito entrar no nosso corpo, se o nosso espírito ñ sai do corpo?

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Foi-me pedido para que use a guia de Ogum, antes mesmo da de Oxalá, e que a use o tempo todo, menos em situações pontuais.
    Algum problema nisso?

    ResponderExcluir
  32. O que acontece se alguém tocar na minha guia?

    ResponderExcluir
  33. Pode cortar por conta própria segurança aquelas que são amarradas no pé ou no pulso?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde.
    Meu pai faleceu há 5 anos e gostaria de saber como despachar várias guias e breves que estão guardados em casa.
    Desde já agradeço vossa ajuda.
    Att.
    William Gabriel.

    williamgabriell@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Ganhei uma guia das mãos de Boideiro já tem uns tres anos..eu acho e sinto que tenho que lavar ou limpar ela o que fazer? pode me ajudar..

    ResponderExcluir
  36. Olá sou eu que ganhou o colar de um boiadeiro..ok claro a intenção foi boa mais gostaria de saber se: posso lavar pois já faz tempo..envio meu email....ystellarodrigues@yahoo.com aguardo resposta obrigada,,,,,,

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia...
    Minha avó faleceu tem 3 anos e pediu pouco antes de falecer que minha mãe despachasse as guias dela. No entanto, elas permanecem guardadas pois não sabemos o que se deve fazer para serem despachadas respeitando sempre a religião e aos espíritos.
    Meu email é: mmitidieri84@gmail.com

    Aguardo a resposta, obrigada. ��

    ResponderExcluir
  39. Obrigado por tão bela explicação, estou começando agora a entender e desenvolver minha mediunidade nessa religião maravilhosa .Estou muito grata por encontrar encinamentos tão presiosos e verdadeiros.

    ResponderExcluir
  40. Parabéns! Muito boa a explicação sobre os fundamentos das guias. Estou confeccionando minhas guias e precisava de mais esclarecimentos sobre as mesmas. Axé!

    ResponderExcluir
  41. Olá, sou do Paraná e a algum tempo adquiri um veículo em um leilão em São Paulo. Quando o veículo chegou e fui fazer uma limpeza, verifiquei constar um lenço envolvendo um colar com uma sequência de 9 miçangas azuis e 4 pretas intercaladas por 3 brancas concluindo essa mesma sequência por 24 vezes até fechar com uma pedra cilíndrica azul com manchas brancas leitosa. Isso já faz uns 2 anos e até hoje não consegui desfazer dela muito menos devolvê-la ao dono, pois nunca respondeu meus contatos. Por respeito não a descartei até mesmo por não saber o significado. Sou Católico, não tenho preconceito algum e também não senti energia negativa no mesmo. Gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz quanto a isso, como faço para desfazer dela uma vez que não me pertence e qual o significado dela. Email: wellington_giocondo@hotmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  42. Olá, sou do Paraná e a algum tempo adquiri um veículo em um leilão em São Paulo. Quando o veículo chegou e fui fazer uma limpeza, verifiquei constar um lenço envolvendo um colar com uma sequência de 9 miçangas azuis e 4 pretas intercaladas por 3 brancas concluindo essa mesma sequência por 24 vezes até fechar com uma pedra cilíndrica azul com manchas brancas leitosa. Isso já faz uns 2 anos e até hoje não consegui desfazer dela muito menos devolvê-la ao dono, pois nunca respondeu meus contatos. Por respeito não a descartei até mesmo por não saber o significado. Sou Católico, não tenho preconceito algum e também não senti energia negativa no mesmo. Gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz quanto a isso, como faço para desfazer dela uma vez que não me pertence e qual o significado dela. Email: wellington_giocondo@hotmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que parece Ogum Xoroque, Ogum é pai dos caminhos, proteção nas estradas. Te aconselho a ir num terreiro de umbanda e pedir orientação sobre o que fazer com a guia.

      Excluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Ola boa noite,eu comecei a frequentar um terreiro de umbanda e uma entidade disse que sou filho de caboclo,ele tentou chamar eu acho meu caboclo e nao consiguiu disse que nao era desenvolvido o que isso quer dizer?e gostaria de saber qual a cor da guia posso usar...desta de ja agradeço a resposta..meu email barbosaleandro173@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Querida, fiz por intuição da energia de Iansã , Xangô, Oxóssi. Laranja marrom e verde. Consagrada posso usar em uma única guia 3 cores? Beatrizspes@hotmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Boa noite..
    Qual o melhor lugar para eu guardar minha guia de aço quando eu for dormi..
    Gostaria de receber a resposta pelo meu imail. Rodrigo.aguiar2009@gmail.com
    Obg.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite. Aonde posso guarda minha guia de aço eu for dormi. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  48. Se eu comprar uma guia e não fazer segurança nela, usar por usa acontece algo ?

    ResponderExcluir
  49. Sou filha de Oxalá e EUA, ganhei uma guia branca com transparente, ela quebrou, o que devo fazer?
    Por favor me ajudem preciso de proteção

    ResponderExcluir
  50. Boa Noite. Tenho uma grande dúvida, meu Pai de Cabeça na Umbanda é Ogum, a guia na Umbanda de Ogum é vermelha, mais fui orientado a fazê-la com verde. Meu Ogum é Ogum Beira Mar, não vejo ligação. Poderiam me ajudar? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou de umbanda, ams talvez possa te ajudar. Meu pai tbm tem ogum beira mar e a guia dele é vermelha verde (e um pouco de azul referente a iemanja) e sempre que tem oferenda eu decoro a bandeja com verde e vermelho pra ele. Mas o ideal é perguntar para o chefe da sua casa néh. Espero ter ajudado ^^

      Excluir
  51. Boa Noite. Tenho uma grande dúvida, meu Pai de Cabeça na Umbanda é Ogum, a guia na Umbanda de Ogum é vermelha, mais fui orientado a fazê-la com verde. Meu Ogum é Ogum Beira Mar, não vejo ligação. Poderiam me ajudar? Grato.

    ResponderExcluir
  52. Olá Bom Dia!
    Gostaria de desfazer uma guia de Ogum no qual foi de uma pessoa.
    Como fazer isso de forma adequada?
    Ouvi dizer que deveria deposita-la ao mar ou em um rio grande que possa leva-la.
    Meu email e Luciano.reis@hotmail.com
    Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  53. Criança pode usar guias de contas coloridas? Por exemplo, guia azul vivo.

    Grata!

    ResponderExcluir
  54. Sonhei com uma guia verde clara bem grande em cima de uma biblia gostaria de saber oque significa
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verde pode ser Oxossi. Sabedoria, talvez está mostrando que você precisa ter mais fé e agir com sabedoria, confiar mais na ajuda divina que ela virá mas que você também precisa ir atrás dos seus objetivos e não somente ficar esperando Deus fazer tudo. E peça para Oxossi que lhe ajudará a encontrar um emprego caso esteja procurando.

      Excluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Estou afastada do Centro ja algum tempo e recentemente percebi que minha guia feita com coquinhos se deteriorou. Ela estava junto com as outras guias de pedras. O que devo fazer com esta é com as outras de pedra? Como limpa las e como desfazer da que se estragou?

    ResponderExcluir
  57. Oi o que significa quando uma medalha de sao bento arrebenta o cordão do pescoço sem fazer nenhum esforço por favor me ajude respondendo eu acho que tem muita coisa atrapalhando meus caminhos obrigada .

    ResponderExcluir
  58. não achei a combinação da minha guia azul com branco.
    qual significado

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde minha esposa encontrou uma guia no mar que enroscou no pé dela é uma guia vermelha preta e branca poderiam me informar quais os significados

    ResponderExcluir
  60. Boa noite! Conheço superficialmente a doutrina Umbandista, através de estudos e afins, similaridades. Nos últimos meses, me vi apegada às características de filhos de Mamae Oxum, e assim tenho seguido. Pouco tempo atrás vi um colar de búzios,me encantei,fui atrás e hoje tive a oportunidade de comprar um. Coloquei no pescoço e esqueci do cuidado da consagração. Li por alto que a consagração das guias se dá pela lavagem em água corrente e exposição à Lua Cheia pós energização com vela. Queria saber se poderia fazer sozinha esse ritual, e se é aconselhado que eu possa usar. Gratidão desde já! Somos um!

    ResponderExcluir
  61. Olá! Sou consulente em um terreiro há cerca de 6 anos, e desde então utilizo guia de proteção, a pedido dos guias espirituais. Sei que devo utilizá-las diariamente. Ao ir ao banheiro, devo retirá-las também?

    ferrari.leticia89@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Eu sou evangélico posso ter um guia?

    ResponderExcluir
  63. Sou filho de santo "Ogum" apouco tempo me descobrir Tenho um guia Vermelho e branco tem algum problema usar nos encontro ou terreiros que frequento ??

    ResponderExcluir
  64. Bom dia
    Esses dias fui em um terreiro
    Não sei explicar qual era pq foi em uma casa no qual o rapaz baixava a Maria molambo
    Ele pediu uma guia amarela para mim e uma verde pro meu marido
    Mas não especificou qual fio precisava nem nd
    Só disse q precisava ser do tamanho até o umbigo
    Já era pra mim ter levado pra benzimento mas depois q fiz fiquei com receio em terminar pois um amigo nosso tinha uma guia vermelha e preta e quando arrebentou ele mudou totalmente começou a se irritar com todo mundo como se tivesse pego algo forte nele então fiquei com receio
    Sou nova nisso e não entendo muita coisa
    Poderiam me passar mais informações pelo meu e-mail por favor
    E muito obrigada

    lidiane.serber2895@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde. Alguém sabe me explicar a representação de uma guia preta com a firma preta e riscos azul claro?
    Aguardo resposta
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde,
    Adorei o texto e, cada vez mais fico fascinado com a beleza e grandeza de nossa religião.
    Moro no Rio Grande do Sul, sou médium de terreiro a mais de 10 anos e agora em 2017, fui convidado pelos meus guias, a seguir o meu caminho, dando continuidade a corrente de amor no qual eu nasci para Umbanda.
    Durante toda minha trajetória de serviço, uma coisa que sempre me deixou desconfortável era a disparidade entre as guias de contas e colares utilizados por meus irmãos, e como o texto descreve, não são apenas adereços para combinarmos com as vestes. Por isso, venho até vós pedir se há algum material das federações paulistas que descreva um padrão adequado de guias e colares. Ouvi dizer que a FUGABC possui um padrão, mas não consegui achar nada na internet. Teriam como me ajudar?
    Se tiverem algum material do gênero, por favor, enviar para: master.gilnei@gmail.com
    Grato pela atenção! Axé!

    ResponderExcluir
  67. Bom dia.Tenho uma dúvida na confecção de uma guia de trabalho,elas são números ímpares,Mas a firma entra nesses números ou não contamos com ela.Obrigada

    ResponderExcluir
  68. Ola eu não frequento mais centro por motivos graves de saude qyero saber como faço para me desfazer da roupa branca, pano de cabeça, saia queme foi dada pela mãe de santo bem velha e toda rasgada, blusa, sutiã. Eu nao gostaria de ter mais os trajes em casa por motivos familiares e não posso ir a nenhum centro porque tenho um problema no cerebro grave e não posso incorporar nada se não posso ter algo mais grave. Agradecida pela atenção. Meu e-mail adahhs@gmail por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia...minha mãe faleceu a quase um ano....ela era mãe pequena de um terreiro...essas guias tem mais de 30 anos...São várias ..posso ficar com elas ou tenho que desfazer? Quando me desenvolver posso trabalhar c elas?

    ResponderExcluir
  70. oi, tenho um colar de proteção que foi feito quando eu era pequena, ele tem uma figa de madeira e as cores vermelho, amarelo azul marinho e azul claro. Ele está guardado a muitos anos,deixo assim guardado ou posso voltar a usá-lo?

    ResponderExcluir
  71. Gostei bastante sou médium, trabalho em um terreiro em Vitória ES. Gostaria de receber suas publicações.
    Luiz Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que encontrei alguém daqui do ES estava eu hoje caminhado na orla da praia de vitória la na curva da Jurema e encontrei na agua uma guia na cor preta com branco de 3em 3 cores , eu peguei e levei pra casa , posso usar ou tenho q jogar fora ? Meu email é Amorimsenff@gmail.com ,queria uma resposta se possível.

      Excluir
  72. Bom dia.
    Meu querido pai faleceu há 6 anos e existe um saco plástico em casa onde ele guardava suas guias.
    Gostaria muito que me orientassem como devo proceder para me desfazer dessas guias pois respeito muito a religião.
    Aguardo vossa resposta o mais breve possível.
    Att.
    William Gabriel.
    Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  73. Qual o significado da cor amarelo e branco por favor preciso saber

    ResponderExcluir
  74. Olá,

    Terminei meu relacionamento e fiquei com a guia do meu namorado. Ela me faz sentir bem e parece que me da força. Fico com o coração mais calmo quando estou com ela e faço orações com ela para acalmar meu coração.

    Devo parar de usa-lá e fazer algo com ela?

    ResponderExcluir
  75. Gostaria de tirar uma dúvida, a uma semana veio um homem na minha casa no qual eu fiz um negocio com ele, pouco tempo tivemos um papo , como se tivéssemos uma ligação, eu frágil e deprimida , recebi as mensagens dele, como uma resposta a oração que estava fazendo, e junto ele me deu sua guia que estava em seu bolso p sua proteção, achei gesto lindo sem saber certo o que significava . Fato é que isso é certo uma vez que ela foi feita p ele? Eu não sei como funciona , sentir um alento, como se ela fosse me proteger, mas eu não paro de pensar nesse homem, e me tirou a paz.. Nos falamos depois , e foi alimentado sentimento. E eu estou ansiosa , chateada com sua ausência, pois ele é casado e eu também... Essa guia devo usar, ou ela pode me ligar a ele de alguma forma , queria uma proteção, mas agora pensei que ela pudesse ta me trazendo essa inquietação .. Ela é colorida acho que tem umas 7 cores.. nunca fui a uma umbanda .. Me respondem por favor .. o que faço com essa bagunça que virou meu coração e com essa guia .. Janaína

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, tenho 2 guias uma branca e uma amarela. Adquiri porque fiz segurança pro ano mas não sou filha de ninguém de nenhuma casa. Como faço para me desfazer das guias? lele_rsouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Bom dia! Gostaria de saber como faço pra me desfazer de uma guia que eu ganhei, infelizmente a pessoa que me deu se fingiu de minha amiga e de repente me virou as costas, sou uma pessoa que respeito todas as religiões mas não gostaria de ficar com esta guia, como devo proceder? Você pode me mandar a resposta pro meu e-mail marianasouzacruz@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é você ir até um terreiro, levar a guia e perguntar a uma entidade.

      Excluir
  78. Vá a terreiro de Umbanda, faça uma consulta com o chefe ou a chefe da casa e peça orientação de como proceder para se desfazer desta guia. É a melhor solução.

    ResponderExcluir
  79. Minha guia de Ogun sumiu. Já procurei por toda a casa e não encontro. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  80. Grato irma Teresa , muito esclarecedor . Axé !

    ResponderExcluir
  81. Ola , boa tarde
    gostaria de saber se posso oferecer a Yemanja um colar feito com buzios ?? Email kuka_53.58@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Qual fio é melhor para confecção de uma guia?
    Porque nylon é plástico...
    Cordonet?

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde... tenho uma dúvida. O que fazer com as guias de um ente falecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber. Minha avó faleceu recentemente e não sei oq fazer com as guias dela,me falaram que não é bom tê-las em casa.
      Se puder me responder meu email é ThaysVivkeka@Gmail.com

      Excluir
    2. Precisa ir num terreiro e perguntar a uma entidade.

      Excluir
  85. Obrigado irmã por essa fonte de trabalho (palestra aos outros irmãos)

    ResponderExcluir
  86. Meu marido quer se desfazer de algumas guias que ganhou em um centro de Umbanda,ele não frequenta mais.
    Como pode fazer isso?Meu e-mail: cinthia_escalada1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Na primeira vez que fui em uma casa de umbanda ,ganhei de um marinheiro a guia de batismos que era de ogum que ela disse que era as vibracoes que eu tinha ,gostaria de saber pq exatamento devo ter ganhado esta guia ,pois ela deixo bem claro que era a mesma quq ela ganho no batismo ,e diquei tao impressionado com tudo isso que nem concegui presta atençao

    ResponderExcluir
  88. Olá bom dia!
    Poderiam me ajudar a interpretar um sonho, estava numa casa que não era a minha e cozinhei para umas crianças com muita dificuldade pois eram bem pobres( não sei se éramos uma familia)
    Porém,eu estava com algumas guias na mão de diferentes cores vermelho com preto, branco e azul, verde e branco...
    Bem de encher as mãos muitas cores.
    Fui em uma parte dessa pequena casa e tinha uma estatua bem pequena de um preto velho (acho) que se mexia e quanto mais eu focava pra ver a ação eu ia ficando suspensa no ar e enxergando mais embaçado ainda...
    Saí dali com as guias no pescoço pra sala de entrada e estavam reunidos acho que eram católicos fazendo o evangelho, pediram pra eu ler um trecho de livro rosa (não sei se era a biblia), porém quando fui ler me impediram e um senhor todo de branco com barba imensa, energia neutra começou a ler.

    ResponderExcluir
  89. Olá boa tarde, será que alguém poderia me ajudar
    Sonhei com alguém falando pra mim assim
    Que minhas orações eram muito fortes, que eu tinha q acender um vela de cada cor, sera quem vcs podem me ajudar a entender a msg do sonho.
    Agradecida

    ResponderExcluir
  90. Outra pessoa pode segurar sua guia ?

    Fiquei com essa duvida quando fui consagrar a ayahuasca ao final do trabalho havia aplicação do rapé, no momento eu estava com aquela ânsia de vomito mas não saia nada, o xamã que também tinha utilizado o rapé veio ao meu lado, tirou a guia de oxalá, pediu para que eu segurasse , na hora minha mão esquentou e vomitei horrores... pode ser coincidência...mas fiquei com essa duvida, pois sempre ouvir dizer que não pode outra pessoa segurar sua guia ... alguma explicação ? o só viagem minha ? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro do contexto religioso com q permissão e motivo justo pode sim.

      Excluir
  91. Não sou espírita mas gostaria de saber se tenho algum guia de frente já fui em certos né disseram que tenho Ogum e meu guia de frente outra pergunta o broto de bambu e oferenda e o que quer dizer que guia gota de bambu

    ResponderExcluir
  92. Tudo bem, adorei suas explicações, gostaria de saber se a guia de Exu tem que ser feita com olho de cabra. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente. A entidade que vai dizer qual material é o mais adequado de acordo com a forma de trabalho dela.

      Excluir
  93. Olá, tenho guias de proteção da Nação, não as quero mais, como faço para despachar? Obrigada

    ResponderExcluir
  94. Oq fazer quando eu não quiser usar mais uma guia de oxalá

    ResponderExcluir
  95. Alguém pessoas podem tocar no meu guia?

    ResponderExcluir
  96. Boa tarde, ganhei uma guia para usar no dia a dia como proteção. Mais estou com duvida de como proceder quando chego em minha residência e ao dormir. Tenho que coloca-la em algo/lugar específico?

    ResponderExcluir
  97. encontrei esse site e me enterecei está primeira semana de junho de 2019 sonhei com uma mulher jogando pó de ouro em mim dizendo que eu ia ser muito prospera e abundante e continuava dizendo depois ela me dava um colar de guia com a cor vermelho branco azul e tinha uma cruz e uma medalhinha parecia a medalhinha de arcanjo Miguel e medalhinha que eu uso no bolso sempre que eu saio de casa e essa mulher me dava esse colar com essas cores a cruz e a medalhinha o que significa esse sonho pode me responder isso tá me perturbando muito pode mandar a resposta para meu e-mail é luciamiguel636@gmail.com preciso dessa resposta obrigado gratidão gratidão gratidão gratidão

    ResponderExcluir
  98. Bom dia gostaria de saber o que significa sonhar com uma pessoa mim dando 3 colares de umbanda de cores vermelho ,marrom transparente,e branco transparente minha mãe era filha de Santo e já faleceu os santos dela foram colocados nas águas não sei se isso tem alguma relação.

    ResponderExcluir
  99. Olá boa noite, gostaria de uma explicação. Tem uma amiga minha q o ex namorado dela é umbandista,mas ele deu a guia dele pra ela, isso está certo?
    E como ela faz pra despachar a guia dele?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  100. Olá família CEENC,
    Passando somente para agradecer pelo texto esclarecedor e escrito de forma simples (feito bem difícil de realizar).
    Grande abraço e muito axé.
    Saravá irmãos de fé.
    Dilene

    ResponderExcluir
  101. Tenho uma dúvida!!
    Eu estava em cima de um morro abaixo era mar, me encontrei com uma ex ficante minha que não ficava a tempo,eu estava com minha guia no pescoço tirei pra ficar com ela e botei na mochila do trabalho, ficamos conversando... e na hora de ir embora pensei em botar no pescoço mais novamente botei na mochila, quando cheguei no ônibus para pôr no pescoço a minha guia de ogum tinha sumido!!’ Fora do normal sumiu, não caiu em lugar algum pq nem tirei da mochila direito quando pensei em botar a penas segurei e joguei de volta na mochila, explicação??!!?

    ResponderExcluir
  102. Só uma iniciante mas fui falar com Insã e ela pediu pra me manda fazer uma guia de 9 fios porquê ela falou que só 21 linhas isso está certo existe guia de 9 fios?

    ResponderExcluir
  103. Obrigado por esclarecer tão bem, como eu com certeza tem várias pessoas querendo saber a utilidade das guias.
    Foi muito bom ler
    Gratidão por todo o conteúdo.

    ResponderExcluir
  104. Obrigado gostei muito.mas qual o significado das guias com várias firmas?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde. Estava caminhando na praia deserta e encontrei uma guia. Não soube o que fazer. Acabamos devolvendo ao mar.

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde como faço pra consagrar uma cruz de madeira p colocar no meu altar em casa

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!