segunda-feira, 20 de março de 2017

GUIAS E COLARES II - A DIRIGENTE RESPONDE

(CONTINUAÇÃO PARTE 2/3)




9) O que acontece se tocar em um colar de guia?
Resposta :
Nada acontece com você se tocar um colar ou uma guia. Eles não têm uma energia própria que passa para quem os toca. Eles trabalham com a energia que recebem do ambiente e das pessoas a quem pertencem. São filtros, escudos.... Fique tranquilo. Aproveitando sua pergunta, recomendamos que cada pessoa use exclusivamente a sua própria guia, pois cada guia é firmada na energia individual e trabalha no campo energético de cada um. Usar uma guia que não é sua, ou que não foi solicitada por uma entidade em sua Casa Espírita, pode interferir na harmonia do seu campo energético, desequilibrando o fluxo das vibrações que chegam até você! Ah, e não se esqueça: Apenas use sua guia dentro de sua Casa Espiritual (a não ser que lhe seja pedido para usar em outras situações pelo Dirigente ou guia de luz). É ali dentro que ela cumprirá o papel a que foi confeccionada! Esperamos ter ajudado. Que Deus te abençoe!

10) Meu namorado faleceu a pouco tempo e suas guias estão comigo. Gostaria de saber o que faço com elas. Posso guardar de recordação?
Resposta:
Se seu namorado fazia parte de uma Casa religiosa de Umbanda, procure o Dirigente que ele certamente ensinará o procedimento da Casa em relação as guias do seu namorado.
Caso não tenha essa possibilidade, dois procedimentos que poderão ser feitos:
 Desmanchar os colares de conta e colocar dentro de um copo transparente, com água corrente (abra a torneira deixe sair o primeiro jato e complete o copo com água) por 24 horas em um local aberto. Procure deixar o copo em um lugar abrigado do vento, da chuva e do sol. Após 24 horas, retire do copo e lave. Essas contas perdem a energização e podem ser usadas naturalmente. 
Procurar um lugar adequado, destinado a trabalhas de Umbanda e entregar numa mata, numa cachoeira ou no mar. Ao entregar, agradecer por sua utilização.
Que Deus te abençoe!

11) Há um tempo venho vendo um senhor velhinho de camisa, chapéu e barba branquinha na minha cozinha. Também já vi uma criança e uma senhora toda de branco perto de mim. Minha sogra trabalha em Casa e toda vez que as entidades dela chegam, sinto um arrepio, um mal-estar. Meu coração acelera e não sei o que fazer. Nesses dias ajudo cambonando minha sogra. O que posso fazer para melhorar? Existe alguma guia de proteção? Posso usar? Qual a melhor opção no meu caso?
Resposta:
Antes de tudo, não aconselho trabalhos espirituais dentro de Casa. Raras as exceções. Trabalhamos com várias energias e dependendo do que há ao nosso redor e das pessoas que nos cercam precisamos de ajuda. Podemos não estar preparados para dissipar energias negativas e sem esse conhecimento essas energias negativas podem estacionar em nosso lar. Isso não é bom e nem nos fará bem. Muito menos a todos que residem ali conosco, não é mesmo? 
Converse com sua sogra e tentem procurar uma Casa Espiritual onde possam praticar a caridade adequadamente. Caridade começa no nosso lar, na nossa família. Devemos ter extremo cuidado com nossos familiares e com todos que amamos e queremos ajudar. Uma Casa preparada sempre é o melhor caminho.
Quanto a que guia usar, ao encontrar uma Casa Espiritual para a prática da caridade, converse com o Dirigente ou o Guia Chefe da Casa que certamente receberá uma orientação maravilhosa.  Cuide-se. Pelo que me passou, você está em estágio de desenvolvimento e evolução espiritual. Uma Casa onde a prática da caridade é exercida com responsabilidade e cuidados, lhe fará um bem enorme. Também irá ajudar muito em sua evolução espiritual. Que Deus te abençoe!

12) Uma entidade recomendou que eu procurasse uma Casa de Umbanda para eu seguir a doutrina. Como ainda não conseguir ir, meu primo de consideração me deu uma das suas guias. É uma guia branca. Ele é do Candomblé. Gostaria de saber se posso usar. 
Resposta:
A primeira coisa que devemos ter em mente a respeito de uma Religião, é que devemos seguir aquilo para que nosso coração sorri. Que essa religião satisfaça da melhor maneira nossas dúvidas e que dê conforto ao nosso coração. Se a Umbanda trouxer esses sentimentos a você, com certeza você encontrou o seu lugar. 
Em relação à utilização de guias na Umbanda, recomendamos que você não use uma guia que não é sua, pois essa guia foi firmada de acordo com a energia do dono dela, no caso, seu primo. Uma guia não é um amuleto ou um item para ser usado a qualquer hora em qualquer lugar. Ela é um filtro vibratório que trabalha para canalizar energias durante os trabalhos de uma gira espiritual. Como a guia do seu primo não foi firmada no seu campo energético, ela pode influenciar a energia que chega até você, desarmonizando o seu fluxo vibratório.  Recomendamos que você use as guias quando for membro de uma Casa Espírita. Seu Dirigente, suas entidades e os guias chefes da Casa orientarão você como utilizar suas guias e porque precisa utilizar. Essas guias só serão utilizadas durante o trabalho espiritual, não no seu dia a dia. Será orientado pelo seu Dirigente quando estiver na SUA Casa Espírita. Que Deus te abençoe!

13) Gostaria de tirar uma dúvida. Porque na Umbanda, sacrificam animais para fazer oferendas? Normalmente se usa alguma guia nessa hora?
Resposta:
Antes de tudo, gostaria de esclarecer que Umbanda e Candomblé são religiões distintas. A Umbanda é uma religião cristã, monoteísta, que não possui sacrifício de animais em sua liturgia. O Candomblé é religião de matriz africana e dentro de seus fundamentos energéticos entende o sacrifício animal como ferramenta energética para os trabalhos magísticos. 
O CEENC é uma Casa de Umbanda e usamos elementos da natureza em nossas obrigações, como flores, velas, água.... Quanto a utilização de guias nessa hora, não podemos esclarecer pois não fazemos uso dessa ritualística.  Para entender melhor, recomendamos que consulte os textos sobre o assunto disponibilizados em nossa página: http://www.ceenc.com.br/2012/06/o-que-sao-os-orixas-para-umbanda.html#uds-search-results
http://www.ceenc.com.br/2013/11/umbanda-brasileira-um-renascimento.html
http://www.ceenc.com.br/2012/05/umbanda-de-nossa-Casa.html
http://www.ceenc.com.br/2012/09/estudo-de-grupo-do-ceenc_25.html
http://www.ceenc.com.br/2012/05/teste-inicial-de-postagem.html
Esses são alguns de nossos textos que recomendamos que leia para entender melhor!
Que Deus te abençoe!

14) Dizem que no Candomblé existe culto aos Orixás. Falam que eles incorporam, dançam e ...... No Kardecismo existem médiuns de incorporação também? Existem médiuns conscientes e inconscientes no Candomblé também? E na Umbanda? Como pode um espírito entrar no nosso corpo se o nosso espírito está com a gente? Que explicação vocês dão para isso? Existem guias para consciência e para a inconsciência? Se quiser ter lembrança coloco tal guia, se eu não quiser coloco a outra. Isso existe?
Resposta:
Suas dúvidas são dúvidas comuns a muitos outros irmãos.
Então, deixe-nos explicar brevemente. O Candomblé é uma religião Africana que cultua diversas divindades representativas de suas energias. Cada uma das energias no Candomblé diz respeito a um Deus que teria vivido sobre a Terra em um determinado momento, diferente da Umbanda, onde os Orixás são apenas representações das energias da natureza. Por terem sido "pessoas" para o Candomblé, cada um dos Orixás se apresenta com seus movimentos próprios de acordo com a energia que trabalham. Por isso os médiuns, quando influenciados por eles, reproduzem essa movimentação, denominada "dança", que nada mais é que uma manifestação energética. Orixás não falam ou dão consulta, eles emanam energia, imantando o local com seu "Axé", como um passe para os presentes. Na Umbanda e no Kardecismo, que são religiões cristãs, monoteístas, há também incorporação. A mediunidade é uma característica às diversas religiões espiritualistas ou não, cada uma com sua denominação para esse fenômeno. Quando falamos de consciência/inconsciência/semiconsciência, estamos nos referindo à característica da mediunidade de incorporação, que considera o dom do indivíduo. Por esse motivo, em qualquer lugar em que a mediunidade de incorporação se manifeste ela pode ter esses três tipos de características. A maioria das manifestações em qualquer das religiões espiritualistas são semiconscientes ou conscientes, uma vez que o Espírito do médium não sai do corpo para que outro entre. Apenas há um Casamento energético, onde a energia do espírito que se manifesta (que não são Orixás para o caso da Umbanda) possa usar o aparelho material do médium para se comunicar. Se houvesse o afastamento total do espírito do médium para entrada de um outro espírito, a pessoa faria a passagem, pois não pode se desligar do corpo. O Espírito que se comunica apenas utiliza nossos aparelhos de comunicação para transmitir sua mensagem. Há médiuns que trabalham inconscientes, mas não é comum isso acontecer, uma vez que quando acontecem as manifestações espíritas, acontece também uma troca energética, enquanto o médium fornece sua energia material para utilização, o Espírito manifestante fornece a oportunidade de conhecimento e aprendizagem ao médium "aparelho". Esse é um assunto bastante extenso e interessante. Recomendamos que você leia o Livro dos Médiuns para maiores informações. Leia também uma pouco sobre chacras e mediunidade. E lembre-se sempre que a Umbanda é amor e caridade e que sem estudo não se alcança a evolução. 
Quanto a guias específicas para consciência ou inconsciência, realmente não existe. As guias na Umbanda servem como proteção ao seu campo energético. Imantam e protegem contra energias negativas. Fique em paz e que Deus te abençoe!

15) Foi me pedido para usar uma guia de Oxum antes mesmo da guia de Oxalá. Pediram que usasse todo o tempo menos em ocasiões pontuais. Algum problema nisso?
Resposta:
Cada Casa é orientada através do Guia Chefe a ter uma guia específica de proteção. Essa guia é pedida a todos e igual para todos. Sempre que o médium entra na Casa, coloca sua roupa branca para sua iniciação em uma Casa de Umbanda, é pedido a ele que providencie imediatamente sua guia de proteção. Inicialmente é pedida a guia de aço, com elementos das sete linhas de Umbanda e imediatamente a de OXALÁ (não é uma regra).  90% das Casas utilizam a guia de Oxalá como guia de proteção por ser a cor branca o símbolo da união de todas as energias da natureza e por ser, dentro do sincretismo Umbandista a Guia branca a de maior força. É a guia que simboliza   Nosso Pai Oxalá (Jesus Cristo no sincretismo).  
A Guia de aço também é pedida por ser um isolante que afasta o médium de cargas negativas tanto em uma roda espiritual como também na sua vida terrena. A guia de aço é a única permitida a ser utilizada pelos médiuns no seu dia a dia como forte amuleto de proteção, um verdadeiro patuá. (Em alguns lugares é permito usar outras guias na vida terrena, o que não aconselho).
Procure conversar com seu Dirigente. Essa não é uma prática comum. 
A melhor pessoa para te orientar é aquela que cuida de você. Dentro de nossa Casa essa prática não é feita. Usamos nossas guias com imantação específica para os dias de trabalhos mediúnicos. No nosso dia a dia, apenas a de aço é permitida.
Fique em paz e que Deus te abençoe.

16) Posso usar e comprar por conta própria guias que são amarradas nos braços e nas pernas?
Resposta:










Esse tipo de guia é chamado de contra – egum (nos braços). Nas pernas é chamada de OPACHORÔ. Essas guias são usadas pelos candomblecistas. Não faz parte da ritualística Umbandista. Procure um Babalorixá ou uma Iarolixá. Eles certamente responderão com precisão. Fique em paz e que Deus te abençoe!

17) Ganhei uma guia das mãos de um boiadeiro. Já tem mais ou menos uns três anos. O meu coração pede para limpar ou lavar. Que devo fazer? Como fazer?
Resposta:
Deverão ser colocadas em uma bacia com água e cobertas com ervas específicas. Normalmente, utilizamos o boldo (erva de Oxalá), no que chamamos de tapete de Oxalá. Essa limpeza também poderá ser feita lavando-se em mar aberto ou na água de cachoeira. Também podem ser limpas em água corrente e após a lavagem, deixá-las esticadas no altar para fazer a imantação. Só precisarão ser imantadas caso sejam lavadas em água corrente.
Fique em paz e que Deus te abençoe!

18) Olá, sou do Paraná e a algum tempo adquiri um veículo em um leilão em São Paulo. Quando o veículo chegou e fui fazer uma limpeza, verifiquei constar um lenço envolvendo um colar com uma sequência de 9 miçangas azuis e 4 pretas intercaladas por 3 brancas concluindo essa mesma sequência por 24 vezes até fechar com uma pedra cilíndrica azul com manchas brancas leitosa. Isso já faz uns 2 anos e até hoje não consegui desfazer dela muito menos devolvê-la ao dono, pois nunca respondeu meus contatos. Por respeito não a descartei até mesmo por não saber o significado. Sou católico, não tenho preconceito algum e também não senti energia negativa no mesmo. Gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz quanto a isso. Como faço para desfazer dela, uma vez que não me pertence, e qual o significado dela?
Resposta:
Procure ir a uma cachoeira, ao mar ou ao campo e entregue às forças da natureza.  Agradeça a proteção prestada ao entregar no local que mais fizer sorrir seu coração.  Essa guia forma um patuá de proteção e segurança para o carro e não para o dono. Deve ter sido por esse motivo que ele não procurou para pegar de volta. O campo vibracional está direcionado ao veículo e não à pessoa. A opção de se desfazer dela, fica a seu critério.
Fique em paz e que Deus te abençoe!

19) Comecei a frequentar uma Casa de Umbanda e lá, uma entidade falou que eu era filho de caboclo. Tentou fazer com que eu incorporasse, mas isso não aconteceu. Então, após várias tentativas, falou que eu não era desenvolvido. O que isso quer dizer? Eu gostaria de saber se posso fazer uma guia e qual a cor que faço?
Resposta:
Tudo tem sua hora e seu tempo certo. Primeiro você deverá achar uma Casa Espiritual que sorria ao seu coração. Após achar e pedir licença para fazer parte da roda de Umbanda, seu Dirigente e o Guia Chefe da Casa lhe darão orientações. Outra etapa será a da iniciação e desenvolvimento mediúnico que também serão dados pela Casa. 
Quanto a guias, a Casa que estará fazendo parte, irá te orientar da melhor forma. Irá explicar os fundamentos de uma guia e pra que são usadas.
Outras dúvidas, pesquise no site www.ceenc.com.br  .  Esse site irá esclarecer muito suas dúvidas e também dará muito conhecimento em sua jornada.
Fique em paz e que Deus te abençoe!

20) Montei por intuição, uma guia de Iansã, Xangô e Oxóssi (laranja, marrom e verde). Sendo consagrada, posso usar em uma única guia três cores?
Resposta:
Como já explicado acima e no texto do site www.ceenc.com.br , a má utilização de uma guia, pode vir a canalizar energias que você não está necessitando, o que não será bom para seu campo energético. Entenda que quando falamos GUIAS, não estamos considerando cordões, simplesmente comprados em lojas e também feitos sem fundamentos. Guias ou colares de Umbanda, são firmados e energizados dentro dos fundamentos religiosos de uma Casa de Umbanda.
As guias não são colares representativos de cores ou que dizem que você gosta dessa ou daquela linha. São elementos magísticos de uma religião, que funcionam como filtros de energia conforme a necessidade da Casa Espírita que está frequentando, influenciando diretamente no campo vibracional que atinge você.  A má utilização de uma guia, pode vir a canalizar energias que você não está necessitando, o que não será bom para seu campo energético
Uma guia que sempre se pode usar é a guia de aço. Essa não precisa ser firmada ou energizada, uma vez que o próprio material com a qual é confeccionada já exerce a função de imantar e proteger o usuário. Se você sente essa necessidade ou teve uma forte intuição de ter uma guia de cristal, porcelana ou, mas específica de uma Casa de Umbanda, procure uma Casa Espiritual próxima a você e converse com as entidades ou Dirigente da Casa pois você receberá instruções do melhor a ser feito.
Fique em paz e que Deus te abençoe!

21) Qual o melhor lugar para eu guardar minha guia de aço quando eu for dormir?
Resposta:
O melhor lugar para guardar a sua guia de aço sempre será pertinho de você. Coloque ao seu lado em uma mesinha de cabeceira. Não precisa fazer nada. Não há necessidade de velas, água. Nada. Só retire do seu pescoço para não correr o risco de se machucar. Mas se quiser dormir com ela, não há problemas. Apenas seja atencioso para não usar em momentos pontuais.
Que Deus te abençoe!

GUIAS E COLARES I - A DIRIGENTE RESPONDE- http://www.ceenc.com.br/2017/03/guias-e-colares-i-dirigente-responde.html
GUIAS E COLARES III - A DIRIGENTE RESPONDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!