sábado, 26 de abril de 2014

CRIANÇAS NA UMBANDA


CRIANÇAS NA UMBANDA
 Adaptado dos textos de Fernando Sepe, Adriano Camargo e Alexandre Cumino por CEENC



Começo esse estudo de hoje com uma historinha:

Em uma das muitas escolas de Aruanda, um Preto-velho de nome Antônio estava tendo uma conversa com um grupo de crianças. O Vô tentava explicar algumas coisas a respeito dos encarnados e do que eles deveriam fazer durante os trabalhos espirituais:
-Bem, como eu estava dizendo, os encarnados são um pouco complicados sabe, têm alguns que não acreditam nem em Deus... _ dizia o velho Antônio.
-Como não vô? Eles num acreditam no papaiii-mamãeee-do-céu? Ué, o vô num ensinou para eles que “O Papai” mora dentro do coração de cada um? _ perguntou uma menininha de nome Catarina.
-Ensinei minha filha, mas sabe, na matéria eles têm tantos problemas, preocupações, dificuldades, que eles não conseguem nem mesmo escutar o próprio coração. A intuição e tudo isso que para vocês aqui é muito claro, para eles não passa de fantasia, bobagens...
- Ah, eles são bobocas mesmo, e depois me dizem que um dia eu vou ser igual, vou ter que en... en... como é mesmo vô?
- Encarnar! _ Respondeu Joãozinho, outra criança que estava na aula e que não saía nunca de perto do vô.
-Isso, en – car – nar! Eu não quero vô! Não quero esquecer do Papai do céu
Eu amo tanto Ele. - Disse Catarina quase chorando.
-Minha filha, você não precisa ter medo, afinal também existem muitos encarnados bondosos, que creem no divino Criador e por Ele trabalham avidamente. Além do mais, ainda vai demorar um bocado para  você encarnar.
- Ufa, ainda bem! _Catarina parecia aliviada.
- É meus pequenos, é difícil e triste quando muitos dos que a gente mais ama esquecem-se de Deus na  carne e se entregam a coisas pouco louváveis a seus divinos olhos. E então eles fecham–se a nossa inspiração, e  nada mais nos resta a não ser se afastar e esperar... _ e o velho Antônio assumiu uma feição tristonha.
As criancinhas, que não entendiam muito dos sentimentos e pensamento dos adultos, mas tinham uma intuição incrível e conseguiam escutar como poucos o coração dos espíritos, perceberam que o “vô” ficou um pouco triste. Por isso pularam todos juntos em cima do velho Antônio, o que acabou resultando no começo de uma verdadeira bagunça:
- Mas o que é isso aqui? Antônio, você não consegue colocar ordem nos pequenos? - disse uma rechonchuda negra de traços bondosos, que chegava à sala de aula, trazendo algumas xícaras de chá.
- Ordem é comigo vó “Dita”, pode deixar! _ Disse Jorginho, o maiorzinho daquelas crianças que era “fanático” em colocar tudo em ordem.
- Não, num precisa não Jorginho! Deixa que já está tudo normal... _ se antecipou a vó “Dita” antes que  ele fizesse alguma de suas loucuras:
- Vim trazer um chá, colhido aqui do canteiro da mãe Jurema. E você hein Antônio, que vergonha, brincando que nem um mocinho... e não me chama para participar!
A Velha “Dita” chamava–se Benedita e junto com Antônio eram os responsáveis por uma escola que tinha como objetivo dar instruções a todo um grupo de crianças, que trabalhavam dentro da religião de Umbanda, onde são conhecidos como Ibejada. Eles eram muito puros e estavam ainda muito ligados aos reinos da natureza, assim, tinham muita dificuldade de entender o comportamento humano. Além disso, esse convívio com os encarnados um dia facilitaria, quando as crianças também tivessem que reencarnar.
Chegada a hora do fim da aulinha, Vó Dita fez um convite aos pequenos:
- Bem por hoje chega. Amanhã vamos ter trabalho em uma Casa de Umbanda. Vai ser gira dos caboclos, mas quem quiser ir para ficar junto dos caboclos, pode ir com a gente. _disse vó Dita.
Alguém acha que eles foram????
Claro que não! Deixaram para uma próxima vez!
E assim, voltaram ao jardim para continuarem exalando a paz, a pureza e o amor celestial, esperando uma outra oportunidade para pularem novamente no pescoço do Vô Antônio!

*********************************************************************************

Essa pequena historinha demonstra claramente como é grande o amor por Deus que seus corações puros são capazes de demonstrar.
As crianças na Umbanda também são chamadas de “Beijada”, “Ibejis”, “Erês”, “Cosminhos”, “Dois-dois” ou simplesmente criancinhas. Muito temos a aprender com esses espíritos, pois  “se todos tivéssemos olhos de Crianças, não  haveria mais guerras, afinal, “O Reino dos Céus pertence às  Crianças, os puros de coração”.
Muitos não conseguem ver a importância dos trabalhos das Crianças, não percebem o quanto elas realizam apenas “brincando” e comendo doces. Muitas Crianças que incorporam na Umbanda estão mais ligadas ao plano encantado da  natureza do que ao natural humano.
Crianças vibram as forças da natureza de forma sutil, mas de forma intensa, assim umas são das cachoeiras, outras das praias, do mar, das pedreiras, das matas... Quando incorporadas elas vibram, o tempo todo, a energia encantada do reino a que estão ligadas. Basta entrar na sua sintonia infantil, brincando e comendo doces, que acontece toda uma limpeza espiritual.
Energias negativas são absorvidas pelos mistérios que sustentam o trabalho das Crianças e são filtradas, dando espaço às energias que precisamos para nos amparar e mudar nossa visão de mundo. Por isso dizemos que as crianças são renovadores de energia. Muitas vezes queremos que nossa vida mude e esquecemos que se nós não mudamos nosso comportamento a vida também não muda. Crianças nos ajudam e muito a renovar nossas atitudes, a começar de novo, como um aprendiz que começa uma jornada de vida no plano material. Crianças estão muito ligadas às cores, ao arco-íris, alegria, desprendimento material e pureza.
As Crianças não são “espíritos adultos” se passando por crianças, o que não seria nada natural, e sim “espíritos infantis”, espíritos que ainda não se humanizaram por completo. Estão mais ligadas às realidades anteriores da alma humana, aos planos encantados da natureza, por isso se apresentam de forma infantil, mas não têm a mente adormecida, algumas têm lembranças de séculos. São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que continuam sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.
Para vir na Umbanda passam por um preparo no astral, elas chamam de escolinha, respondem no grau de guias, pois têm muito a dar e realizam um trabalho muito importante. Muitas trabalham acompanhando de perto a nossa infância, enquanto somos crianças elas têm maior acesso e facilidade para nos ajudar, pois nossa vibração fica mais próxima à delas.
Resumindo, crianças trabalham e muito, que para elas é uma alegria. Temos crianças de todos os Orixás, a “força Ibeji” é a força infantil do plano encantado das Crianças, sincretizado com “Cosme, Damião e Doun”, um dos Orixás mais atuantes na corrente das crianças é Oxum, pois essa energia é a simbologia do Amor e assim, a ela pertence o “Mistério Crianças. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. Dessa forma não vemos crianças chefes de falange, guia chefe de terreiro e etc.
É praticamente impossível não reagirmos também com felicidade ao vê-los “brincando” nos terreiros. O dia das crianças é comemorado neste mês de setembro, sincretizado ao culto católico com São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos e médicos, que pereceram decapitados porque praticavam a medicina gratuitamente em socorro dos pobres e das crianças infelizes e abandonadas.
Podemos realizar trocas energéticas mais intensas com a falange da Ibejada em locais como praças, parques e cachoeiras, ou um outro local. Seu material de trabalho é composto por chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas - o refrigerante.
Seus nomes simbólicos normalmente no diminutivo, dificilmente traduzem sua essência original, mas isso é totalmente desnecessário, pois para a pureza não é necessário tradução. Normalmente os nomes mais comuns são aqueles que se referem à origem brasileira, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Terezinha, Pedrinho, Paulinho, Cosminho, etc. Alguns ainda, se apresentam por nomes que designam o aspecto da natureza a que estão relacionados, como por exemplo, Neguinho da Praia, Pedrinho da Cachoeira, Rosinha do Jardim e etc. 
Trazem muita força de trabalho e em suas manifestações traduzem a essência da pureza e simplicidade. Trabalham brincando e brincam trabalhando. Quando solicitados, são excelentes guias de trabalho e atendimento, ótimos curadores e fantásticos orientadores espirituais. São protetoras da Medicina e de todas as crianças do mundo, inclusive as desencarnadas que ainda não completaram o círculo dos renascimentos. Não costumam atuar desmanchando demandas, nem fazendo desobsessões. Preferem as consultas, e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano. Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles. No Candomblé têm a função importante de dar recados do Pai, uma vez que os Orixás não se comunicam verbalmente.
Na sua maneira de agir, toda criança é normalmente muito irrequieta, barulhenta, às vezes não gosta de tomar banho e nas festas, se não for contida, pode literalmente botar fogo no oceano. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.  Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida.
Os "meninos" são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as "meninas" são mais quietas, choronas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebidas, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.
Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira bastante rápida. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for atendido, pois a "brincadeira" que ela fará para lhe lembrar do prometido pode não ser tão "engraçada" assim.
Poucos são aqueles que dão importância devida às giras das vibrações infantis. A exteriorização da mediunidade é apresentada nesta gira sempre em atitudes infantis. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consigamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.
A presença dessas entidades de luz encanta as nossas almas e traz alegria aos nossos corações. Afinal, quem nunca se sentiu também criança de frente a um manifestação dessa linha? E quem melhor senão nossa “criança interior” para ouvir e captar conselhos dados por outra “criança”, não é?
Bom pessoal, vamos ficando hoje por aqui, nesse tema que ainda tem muitas e muitas linhas para serem escritas! Espero que tenham gostado!
Com amor,
Nise.

Um comentário:

  1. Fazer o Sinal da Cruz antes de iniciar essa oração,se puder se ajoelhar

    ajoelhe-se.



    ORAÇÃO A ANTONINHO DA ROCHA MARMO


    Deus salve santo anjo do Senhor que veio em terra e semeou luz.

    Deus salve Antoninho ,santo anjo da coroa de Jesus.

    Antoninho menino santo de Deus ,santificado seja o teu Santo nome,

    assim como foi na Terra que também seja no céu.

    Jesus padeceu por nossos pecados,Antoninho também sofreu sem

    reclamar nos deixando um exemplo de amor a seguir.

    Antoninho de Jesus , protetor dos pequeninhos filhos de Deus tenha

    misericordia de nós. Anjo de Deus ,Menino de Luz,Antoninho de Jesus

    rogai a Deus por mim e por todos nós,pelas criancinhas.

    Antoninho de Jesus ilumina essa nação ,aos filhos de Deus nossos

    irmãos,abençoa todos os doentes e aqueles que se encontram em aflições.

    Antoninho de Jesus abençoa a nossaa fé,abençoa as igrejas onde se

    reúne o povo de Deus para cumprir suas missões.

    Santificado seja o teu nome no Reino da Luz onde se encontra,interceda

    a Deus por essa ajuda que tanto necessito (faz-se o pedido,não invocar

    esse anjo celestial para pedir coisas fúteis e sim pela recuperação de uma

    enfermidade,por uma causa justa e nobre).

    Meu amado anjo,tu és puro como o coração da Maria mãe de Jesus,na

    corte dos anjos se encontra iluminado pela coroa de Jesus,santificado

    sejas sempre o teu nome,em Terra e no Céu possamos sempre louvar a

    pureza do seu coração, a luz de sua inocência ,és um anjo de Deus que

    veio em Terra para nos ajudar.

    Antoninho da Rocha Marmo filho de Deus Poderoso luz Suprema e Divina

    te agradeço desde já. Amém.

    Orar um Pai Nosso,uma Ave-Maria, uma Salve Rainha ,oferecendo ao

    Sagrado Coração de Antoninho de Jesus.

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!