quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

AS VELAS NA UMBANDA


(Texto enviado por Tátila)

Olá irmãos escrevi esse texto pensando em tudo que realizamos em Nossa Casa, o nosso CEENC. Sempre tive a curiosidade de saber o porquê de ascendermos uma vela em nosso altar, para firmeza de nosso anjo de guarda...Qual a importância? A gente sabe que tudo na Umbanda tem fundamento, mas qual seria o das velas???
Fiz então essa pequenina pesquisa para tirar dúvidas e saber o real significado!
                                 
VELAS NA UMBANDA
Desde tempos bastante antigos as velas têm sido fonte de luz e símbolo de conforto para o homem. Por causa de sua importância na vida diária, começaram a fazer parte de várias histórias, sendo associadas a muitos mitos e lendas.
Desde a pré-histórica, nas cavernas úmidas e escuras o homem já havia sentido a necessidade do fogo, da chama. Com a evolução dos tempos, a chama das fogueiras deu lugar ao fogo alimentado por gordura vegetal, que iluminava um “bruxeiro” utilizado para afastar os maus espíritos. Daí surgiu a vela.
Simbolicamente, a luz sempre representou o poder do bem para a humanidade, significando sabedoria, iluminação, conhecimento e realização espiritual, ao passo que a escuridão representava apenas ignorância, estupidez, maldade e o materialismo. Desta forma, a chama da vela foi associada à alma imortal brilhando nas trevas do mundo. Desse pensamento, associou-se a chama da vela com as magias utilizadas nas crenças dos homens. 

COMO UTILIZAMOS?
A vela funciona como agente ‘focalizador’ da mente e auxilia na concentração ou na mentalização. O foco de luz ilumina as nossas mentes e faz com que a ligação matéria-espírito seja feita com maior firmeza.
Desde criança, mesmo sem saber, fazemos rituais com velas. Nos aniversários é comum assoprar a vela fazendo um pedido. Este costume da infância baseia-se em dois princípios mágicos muito importantes: a concentração e o uso de um símbolo para focalização. Em termos simples quer dizer que se você quer que algo aconteça, precisa primeiro se concentrar (soprar as velas) e então associar o seu desejo mágico ao ato simbólico de soprar as velas. A força de sua vontade faz o sonho se realizar. É o mesmo que acontece quando usamos velas na liturgia da Umbanda.
Muitos Umbandistas acendem velas para seus Guias de forma automática, num ritual mecânico, sem nenhuma concentração. É preciso muita concentração e respeito ao acender uma vela, pois a energia emitida pela mente do médium irá englobar a energia do fogo e, juntas, irão vibrar no espaço cósmico, para atender a razão da queima dessa vela. As velas são compostas de elementos da natureza, por esse motivo tão importantes para a Umbanda e para seus trabalhos. A associação da força da cera unida ao calor do fogo traz uma forte energia aos trabalhos magísticos da religião. 
Se uma pessoa evoca suas forças mentais, com a ajuda da magia das velas, no sentido de ajudar alguém, irá receber em troca uma energia positiva; mas, se inverter o fluxo das energias psíquicas, utilizando-as para prejudicar qualquer pessoa, o retorno será infalível e as energias de retorno serão sempre mais fortes, pois voltam acrescidas da energia de quem as recebeu. Isso independe da religião que você pratica. O bem e o mal estão dentro dos nossos corações.
O uso das velas comuns, geralmente brancas, na Umbanda, chegou até nós pela influencia da Igreja Católica, já que os altares católicos sempre foram iluminados por velas, principalmente aquelas contendo a cera virgem da abelha, classificadas como velas de cera. Depois foram ganhando cores e uma enorme gama de variedades, sendo utilizadas muitas vezes nas cores representativas das energias da natureza ou dos Orixás.

VELAS QUEBRADAS OU USADAS
Nos trabalhos de Umbanda existe uma grande preocupação com o uso de velas virgens ou que não estejam quebradas. A princípio pensei tratar-se de mera superstição, mas depois compreendi que a vela virgem estava isenta da magnetização de uma vela usada anteriormente, evitando assim um choque de energia, que poderia anular o efeito do trabalho de magia. 
No caso das velas quebradas, podemos entender que se fazemos um pedido que queremos que se realize perfeitamente, ou uma oração que precisemos que seja ouvida sem interrupções, como podemos utilizar um elemento imperfeito? Tudo que se relaciona à força do pensamento, se relaciona também à energia e aquilo que é energia tem que ter harmonia. Instrumentos quebrados são desarmônicos e não devem ser utilizados.

IMPORTANTE SEMPRE LEMBRAR
Não é preciso qualquer crença religiosa especial para o ritual das velas. Pode-se ser um cristão, budista, muçulmano, hindu, judeu, pagão, ou nenhuma das anteriores, porque, para o ritual das velas usa-se a própria vontade, o desejo e o poder da própria mente para obter resultados.
É importante lembrar que não é a vela que vai fazer com que seu ritual renda bons frutos. É preciso ter amor no coração, vontade de fazer acontecer, concentração e verdade naquilo que se deseja. Agora, é sempre bom lembrar! Utilize o poder das velas sempre de uma forma positiva, iluminando seus pensamentos para o bem! Espalhe a energia da chama de uma vela para criar boas vibrações, para garantir seu conforto e para aquecer os corações.
Tome sempre muito cuidado ao utilizar esse instrumento pois a sua segurança estará sempre em primeiro lugar! Não deixe velas acesas em casa sem a sua observação, não utilize copos de vela fechados na base sem colocar um dedinho de água no fundo (para apagar a chama quando a vela estiver terminando de queimar)... De preferência, acenda sua vela fora de casa pois assim você tem a certeza que seu lar estará em segurança!
Baseado no livro “O uso mágico das velas e seu significado Oculto”, de Michael Howard.
Com carinho, Tátila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!