segunda-feira, 20 de março de 2017

GUIAS E COLARES I - A DIRIGENTE RESPONDE




TEMA 1 – GUIAS E COLARES
Antes de começarmos irei explanar mais um pouco a respeito de guias e colares.
Ler no site www.ceenc.com.br . Texto muito explicativo onde várias de suas dúvidas serão tiradas.

Os colares ou Guias (como preferir chamar), são essenciais em uma Casa Umbandista tendo como maior fundamento, servirem como verdadeiros para-raios ou escudos contra energias negativas durante o trabalho espiritual. Essas guias devem ser confeccionadas com produtos imantáveis e que conduzam energia. Esses materiais podem ser: cristais, porcelanas, metais. Em alguns casos, dependendo da Casa Espiritual ou de autorização do Guia Chefe ou Dirigente da Casa, também podem ser confeccionadas com sementes, madeira como o bambu, dentes de animais, pedras preciosas ou semipreciosas. 
As guias e colares jamais poderão ou são usadas por vaidade. Esse não é e jamais será fundamento de Umbanda. Não se monta uma guia por achar bonito ou porque alguns usam ou porque você decidiu usar. Tudo na Umbanda tem fundamento. Só assim podemos utilizar. A guia de Umbanda é uma peça mística e benta tendo como fundamento força vibracional para nos proteger. Todas as guias são imantadas e ritualisticamente preparadas.
Quando montamos uma guia, precisamos estar tranquilos, com pensamentos positivos, irradiando o que houver de melhor em cada conta colocada. Não é à toa que não é qualquer pessoa ou médium iniciado que pode montar e principalmente fechar um colar de proteção. Antes de entregues ao médium, elas são colocadas por horas, dias ou semanas no altar. Depois são preparadas e imantadas pelo Guia Chefe da Casa ou pelo Dirigente que se encontra preparado para uma imantação total. Existem dentro de cada Casa, além dos fundamentos básicos da Umbanda, algumas características que variam dependendo da forma de trabalho de cada Casa.
GUIA DE PROTEÇÃO: Cada Casa é orientada através do Guia Chefe a ter uma guia específica de proteção. Essa guia é pedida a todos e igual para todos. Sempre que o médium entra na Casa, coloca sua roupa branca para sua iniciação em uma Casa de Umbanda, é pedido a ele que providencie imediatamente sua guia de proteção. Inicialmente é pedida a guia de aço, com elementos das sete linhas de Umbanda e imediatamente a de OXALÁ (não é uma regra), mas 90% das Casas utilizam a guia de Oxalá como guia de proteção por ser a cor branca o símbolo da união de todas as energias da natureza e por ser, dentro do sincretismo Umbandista, a Guia de maior força. Simboliza   Nosso Pai Oxalá (Jesus Cristo no sincretismo).  
GUIA DE AÇO: A Guia de aço também é pedida para proteção. Por ser um isolante, que afasta o médium de cargas negativas tanto em uma roda espiritual como também na sua vida terrena. A guia de aço é a única permitida a ser utilizada pelos médiuns no seu dia a dia como forte amuleto de proteção, um verdadeiro patuá. (Em alguns lugares é permito usar outras guias na vida terrena, o que não aconselho).
GUIA VIBRATÓRIA DA CASA: Após feita a iniciação do médium, é pedida a ele a guia vibratória da Casa. Essa parte é determinada de Casa para Casa. Depende da ordem dada pelo Guia Chefe e pelo Dirigente. Essa guia é feita para formar elos entre o médium e a linha vibracional da Casa. As guias restantes são pedidas quando se fazem necessárias e quando ocorrem os recolhimentos energéticos que são feitos médium a médium. Recolhimentos individuais para reposição de cargas positivas para nosso dia a dia terreno e espiritual.


PERGUNTAS E RESPOSTAS -  DÚVIDAS FREQUENTES
1) Gostaria de saber o porquê de algumas guias de EXU, terem uma conta branca.
Resposta: 
Normalmente, as guias de EXU não possuem contas brancas. Quando acontece, apenas o Dirigente da Casa ou a entidade que pediu poderá explicar. Não há um fundamento básico dentro da Umbanda que dê uma explicação específica nesse caso. Que Deus te abençoe!

2) Boa noite! Gostaria de pedir uma orientação:  meu pai faleceu e deixou uma guia e uma pulseira que estão guardadas comigo. Em respeito a religião dele, eu gostaria de saber como proceder para dar o fim adequado a essas guias.
Resposta: 
De preferência, dirija-se a Casa onde seu pai frequentava e/ou onde recebeu essa guia e pulseira e pergunte ao Dirigente da Casa como proceder.  Caso não haja essa possibilidade, coloque em um copo de água corrente de um dia para o outro em um altarzinho ou em algum lugar que seja seguro. No dia seguinte você pode desmanchar e fazer com as contas o que quiser. 
Também há a possibilidade de ir a uma cachoeira, ao mar ou ao campo e entregar às forças da natureza. Apenas alerto que caso opte por esse caminho, que coloque em lugares apropriados procurando sempre evitar sujeiras desnecessárias ou perigo de qualquer natureza.  Que Deus te abençoe!


3) Minha mãe era espírita e infelizmente faleceu a menos de 2 meses. Ela sempre me tinha dito (SIC) para despachar as guias dela em algum lugar bonito, com árvores grandes e etc. E foi o que fizemos.  Recentemente encontramos mais uma guia "sumida" que não despachamos. Tenho dúvida se devo despachar necessariamente no mesmo lugar. Por favor eu peço que vocês enviem instruções.
Resposta:
Toda natureza forma uma única energia. Energia do campo, energia da cachoeira, energia do mar e assim por diante. Todas elas são únicas em suas particularidades. Como você falou acima que entregou as guias da sua mãe em um campo bonito, com lindas árvores (a pedido dela), acredito que durante sua vida terrena, era dessa parte da natureza que vinha maior força de sua mãe. Aconselho entregar também em um campo bonito com árvores frondosas. Mas não há necessidade de ser no mesmo lugar. Como falei anteriormente, a natureza é única em suas fontes de energia. Que Deus te abençoe!

4) Eu não sou seguidor da crença espírita, mas sempre tive uma vontade interior de ter uma guia. Eu posso?
Resposta:
Quanto à sua pergunta, independente da sua crença, gostaria de informá-lo de que as guias não são colares representativos de cores ou que dizem que você gosta dessa ou daquela linha/cor. São elementos magísticos de uma religião, que funcionam como filtros de energia conforme a necessidade da Casa Espírita que está frequentando, influenciando diretamente no campo vibracional que atinge você.  A má utilização de uma guia, pode vir a canalizar energias que você não está necessitando, o que não será bom para seu campo energético. Entenda que quando falamos GUIAS, não estamos considerando cordões, simplesmente comprados em lojas. Mas sim, cordões de contas, firmados, imantados e energizados dentro dos fundamentos religiosos de uma Casa Espiritual. 
Uma guia que sempre se pode usar é a guia de aço. Essa não precisa ser firmada ou energizada, uma vez que o próprio material com a qual é confeccionada já exerce a função de imantar e proteger o usuário. Se você sente essa necessidade de ter uma guia de cristal, porcelana ou mais específica de uma Casa de Umbanda, procure uma Casa Espiritual próxima a você e converse com as entidades ou Dirigente da Casa pois você receberá instruções do melhor a ser feito. A guia de aço é utilizada como forte amuleto de proteção, um verdadeiro patuá. Que Deus te abençoe! 

5) Eu sonhei com um colar grande de contas azuis bem clarinho e tinha embaixo um tipo de pingente vermelho. Poderia me orientar a respeito disso? 
Resposta:
CORES DE GUIAS
Branca – Oxalá
Preta e Branca – Almas
Vermelha – Ogum
Verde – Oxossi
Cristal Transparente – Iemanjá
Amarela – Iansã
Azul Claro/Turquesa – Oxum
Lilás – Nanã
Preta e vermelha – Guardiões
Azul e Rosa – Ibejada
Marrom – Xangô
Esse sonho indica que você tem muita proteção de Oxum com Ogum. Procure uma Casa Espiritual e converse com o Dirigente ou com uma entidade para confirmação. Que Deus te abençoe!

6) Frequentei uma Casa de Umbanda, mas estou afastado. Ainda tenho contato com a Dirigente. Ela me ajuda com orações e limpezas espirituais. A minha dúvida é se eu poderia adquirir uma guia por conta própria ou se eu deveria comunicar primeiro e ver a necessidade da utilização de uma guia.
Resposta:
Como já explicado acima e no texto do site www.ceenc.com.br , a má utilização de uma guia, pode vir a canalizar energias que você não está necessitando, o que não será bom para seu campo energético. Entenda que quando falamos GUIAS, não estamos considerando cordões, simplesmente comprados em lojas. Mas sim, cordão de contas, firmado e energizado dentro dos fundamentos religiosos de uma Casa de Umbanda.
Você mesmo disse que recebe orientações de uma Dirigente de uma Casa. Seria muito bom que se dirigisse até lá e colocasse essa dúvida para quem cuida de você com tanto carinho. Uma guia de Umbanda tem fundamento. Só se deve utilizada quando necessário. 
Que Deus te abençoe!

7) Gostaria de saber se posso desfazer uma guia para usar o material para montar outra.
Resposta:
Pode sim.  Abra um pano branco em uma mesa, coloque um copo de água corrente com um pouquinho de sal. Em seguida desmanche a guia e coloque as contas dentro desse copo. Deixe por 24 horas em um lugar seguro.  Não precisa colocar no tempo.
Depois dessas horas, retire a água e lave suas contas.
Pronto. Pode refazer sua guia e entregar para ser imantada.
Que Deus te abençoe!

8) Gostaria de pedir ajuda. Sou médium sensitiva e também ouvinte. Na Casa Espiritual que frequento uma entidade me pediu para fazer uma guia para que eu pudesse conversar com a minha entidade com mais facilidade. Como faço para fazer essa guia? Como ela deve ser montada? É para EXU.
Resposta:
Você deve se encaminhar a Dirigente da sua Casa e fazer essa mesma pergunta que está me fazendo. A melhor resposta que nos será dada é a do lugar que gostamos, confiamos e frequentamos. Cada Casa tem seu fundamento. É preciso você saber se realmente essa guia fará um elo de comunicação melhor ou se será usada para sua proteção dentro da sua Casa Espiritual.  Normalmente, todas as guias servem como proteção e não como meio de comunicação.  Procure o Guia Chefe e/ou a Dirigente que certamente será lhe dada a melhor orientação.
Quanto à sua mediunidade, o que podemos dizer a você é que a melhor maneira de desenvolver seus dons mediúnicos é começar a frequentar regularmente uma Casa Espírita que tenha atividades voltadas para desenvolvimento espiritual, podendo ser Umbandista, Kardecista, Candomblecista, a que mais agrade seu coração.
Estudar sobre a doutrina, se informar em fontes sérias sobre o assunto também são fundamentais para que você sinta a segurança de estar se desenvolvendo da melhor maneira possível. A mediunidade, para a maioria das pessoas, vai se desenvolvendo a partir da prática e do estudo da doutrina e se tornando cada vez mais evidente e fortalecida. 
Que Deus te abençoe!

GUIAS E COLARES II - A DIRIGENTE RESPONDE
GUIAS E COLARES III - A DIRIGENTE RESPONDE



3 comentários:

  1. Olá ceenc obrigado pelo esclarecimento sobre guias e colares ,gostaria de postar uma experiência mh onde eu estava desempregado e entregando currículos no mesmo dia achei um colar guia branco de oxalá coeecidencia ou "não " no mesmo dia fui chamado pra trabalhar em duas empresas , li teu artigo sobre como purificação com agua e boldo assim o fiz pelo algo que me ajude com algumas dúvidas para melhorar mh prática na fé obrigado abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo esclarecimento, mas tenho mais uma dúvida; estou frequentando uma casa em que os mediuns em desenvolvimento têm tantas ou mais guias que o proprio dirigente da casa, quantas guias um iniciado deve usar ?

    ResponderExcluir
  3. Is Poker a Baccarat? Is it All Over? | FEBCASINO
    Poker is played with septcasino four players, and 인카지노 it's always fun to learn. If you are a new player, that's 바카라 fine, but it's not a simple game to learn

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!