quarta-feira, 4 de julho de 2012

HOMENAGEM AOS CABOCLOS



Que grande dia o de hoje!!! Que momento mágico de alegria e agradecimento por todas as graças que recebemos, através do amor que vem do coração matas!!!
Salve as matas sagradas e as ervas poderosas de nosso Pai Oxóssi! Salve o Caboclo Tupinambá, o Caboclo Arranca-Toco e a Cabocla Jurema! Salve todos os Caboclos!
Guerreiros que amam a natureza, cuidam dos bichos e de cada folha verde que nasce no topo das grandes árvores desse chão. Seres iluminados cuja sabedoria vem do ar puro que nos dá a vida, da água fresca que brota por dentre as pedras e corre por sobre a terra sagrada; Vem da destreza do andar por entre a relva nos dias de sol ou de lua cheia. Vem do respeito ao fogo sagrado que aquece o corpo e ilumina a noite escura.
Nosso amor a essas sagradas entidades de luz que nos ensinam dia após dia a considerar e respeitar a opinião dos velhos sábios e a sede de viver daqueles que serão os sábios de amanhã. Àqueles que defendem a tradição milenar de seu povo, com a consciência de seus deveres junto aos seus semelhantes e junto à natureza, que é o seu lar.
A seiva que circula no tronco das árvores é como o sangue desses guerreiros de Aruanda e, leva consigo a luta por um mundo de amor e paz. Assim como a terra está na sua pele, eles estão gravados no solo abençoado, que sustenta os anos de aprendizado desde seus ancestrais.
Ao iniciar essa Casa, há muitos anos, a Cabocla Jurema acendeu uma estrela resplandecente no espaço e dando continuidade a ela, o Caboclo Arranca-Toco, que traz a estrela gravada em suas vestes, permitiu que ela continuasse brilhando e iluminando os passos de tantos que clamaram por seu amor. Hoje, essa estrela permanece no alto do céu estrelado, onde está de ronda o Caboclo Tupinambá!  E nós, seus filhos, somos eternamente gratos por toda proteção, que muitas vezes é silenciosa, mas sempre presente.
Que Deus permita que a luz dessa estrela seja tão forte que possa ser visualizada por muitos andarilhos das trilhas da vida clareando e indicando o caminho para o bem, para o amor e para a caridade!
Que nós possamos sempre ser conduzidos por esses caboclos de pena, caboclos da terra, dos rios, dos mares, das campinas, das pedreiras, das cachoeiras e dos sertões! Que em nossos corações, as flores do amor continuem a colorir como num início de primavera, cada vez que escutarmos seus conselhos de pais.
Obrigado, bravos caboclos, cujos gritos de paz ecoam pelos quatro cantos do mundo, como revoada de pássaros na chegada do entardecer! Obrigada pela samambaia que limpa as impurezas do nosso corpo; Obrigada pela flecha certeira que nos protege de todo mal. Obrigada pela caça e pela pesca daquilo que precisamos para o sustento do corpo e obrigada, principalmente pela coragem e bravura ao clamarem as palavras do nosso senhor Jesus Cristo. 
Pedimos a permissão para nos considerarmos seus filhos, parte da tribo que criaram nesse mundo terreno, nessa aldeia de provas, mas principalmente de realizações e alegrias. Hoje, Caboclo Tupinambá, seu Arranca-Toco, Cabocla Jurema e todos os outros Caboclos dessa Casa, viemos humildemente dar graças a Deus por designar para cuidar de nós, seres de tanta luz. Que nós sejamos sempre dignos de tamanha graça e que é ter ao nosso lado esses espíritos tão maravilhosos, como nossos guias, mentores e anjos de luz.
Que da mesma forma que as dirigentes dessa casa, Maria, Dirce e Márcia foram dignas de seus conselhos e instruções, possamos continuar sendo abençoados por filhos seus, recebendo a glória de todo esse amor que emana de suas palavras e principalmente de seus corações!
Obrigada pela permissão da prática da caridade e pela força na construção física desse sonho!
Muito obrigada por tudo e que a missão se cumpra!
São Pedro da Aldeia, 30 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!