segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A FUNÇÃO DO CAMBONO

(Texto enviado por Márcia - Dirigente do CEENC)



Cambono é o médium que possui uma das funções fundamentais para o êxito da caridade em uma casa espiritual. Ele participa nas giras como auxiliar dos guias em terra. É chamado pelas entidades de LUZ em todo decorrer do trabalho, em tempo integral, precisando ficar atento e ao mesmo tempo sendo discreto desde a preparação até o término de toda a gira.
O cambono tem grandes responsabilidades em uma casa espiritual. Uma das suas grandes atribuições é manter a harmonia do local de trabalho da entidade pela qual é responsável, buscando garantir a organização dos objetos, a conservação e a limpeza do ambiente. Exemplo: manter na casa as ervas usadas pelos guias, velas, água sempre limpa e prestar atenção ao que o guia precisa para trabalhar. Deve sempre avisar ao médium que trabalha com o guia ao qual ele cambona, o material que falta.
Sua responsabilidade não é comprar o material e sim avisar ao médium responsável, por escrito e falando, aquilo que o médium responsável deve ter para que os trabalhos obtenham êxito. Esse material necessário normalmente é ditado pela entidade que pratica a caridade.
Outra responsabilidade do cambono são as anotações: elas devem ser bem legíveis e corretas. Deverá anotar somente o que o guia falar, não podendo alterar uma palavra. A responsabilidade do cambono é e sempre será enorme. Suas palavras ao médium é que darão a verdade ao trabalho. A exatidão do que ele passar ao médium é que dará êxito ao trabalho a ser executado.
A lealdade ao guia chefe é primordial.
O cambono deve permanecer no local em que foi designado, auxiliando o guia ou a corrente, sempre vibrando em harmonia para o sucesso dos trabalhos. Sua roupa deve estar impecável, seus banhos corretos, suas obrigações em dia e sua postura moral perfeita.
 Deve procurar estar sempre preparado e conhecer os pontos das entidades às quais ele cambona.
Compete ao cambono também auxiliar a entidade, caso o consulente encontre dificuldade, na compreensão das mensagens que forem sendo transmitidas.
Em fim, o cambono é o grande ajudante da casa espírita tendo como maior função a verdade em suas ações e atitudes.
O cambono do guia chefe da casa é escolhido pelo próprio guia chefe por merecimento, conduta moral e comportamento ao vestir o branco. Normalmente são médiuns prontos e de total confiança do guia chefe.
Após ser escolhido como cambono, o médium que trabalha com o guia chefe não pode fazer nada sem autorização do guia ou sem a confirmação da autorização do guia, pelo cambono.
O cambono, ao transmitir as ordens passadas pelos guia, deve passar com exatidão e as ordens devem ser cumpridas sem questionamentos.
 Lembro a todos que o cambono é o auxiliar que responde pelo andamento de toda uma gira. Só ele sabe a ordem dada com exatidão pelo guia chefe e como deve ser o procedimento dos outros médiuns com as entidades de LUZ responsáveis pela CASA.
O cambono nem sempre tem condições de responder a as dúvidas e necessidades dos consulentes. Ele é um mensageiro, um interlocutor, que facilita e faz com que haja êxito nos trabalhos.
O cambono deve ter respeito e humildade, interesse por seus semelhantes e manter principalmente o sigilo absoluto quanto às consultas e às questões mais delicadas entre o guia e o consulente.
É importante a conscientização do cambono em aproveitar toda a oportunidade de aprendizado e crescimento, pois acompanhando diversos atendimentos obterá muitas coisas produtivas ao seu crescimento espiritual. O cambono deve estar sempre disponível e de bom humor para receber carinhosamente aqueles que se encontrarem na Casa Espírita em busca de caridade.
O cambono é uma das funções que oferece as maiores e melhores possibilidades de crescimento espiritual. Essa é a verdadeira função e posição do cambono dentro do ritual da Umbanda.  
 NUNCA SE ESQUEÇAM: caridade não tem preço. Devemos estar sempre prontos quando o assunto for servir ao próximo.
CARIDADE É E SEMPRE SERÁ O VERDADEIRO LEMA NA ARTE DE SERVIR!!!!
SALVE A UMBANDA!!!!!!

2 comentários:

  1. Uma vez uma médium me disse que eu seria a Cambona dela, sendo que eu não sou médium, nem tenho idade suficiente nem preparação. Isso quer dizer algo?

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!