sexta-feira, 29 de março de 2013

DE SARAMAGO A OXUM


(Pegamos esse texto emprestado do endereço: http://coisasdecasados.blogspot.com.br ,
postado porAndréa Deren Desefani)


Deveria falar sobre Saramago. Era fã de sua vida. Porque venceu.Venceu o analfabetismo dos pais e foi Nobel da literatura. Painho sempre fala que pra alguém vencer, alguém tem que perder.Oxalá permita que entendam os textos de Saramago como um alerta à hipocrisia religiosa, não como uma ode ao ateísmo, e que o que deve perder-se no tempo é realmente nossa cegueira com relação a Deus.
O foco principal da Umbanda é a vida.A natureza é vida, então é nela que estão as principais fontes que alimentam esta religião.Hoje não consigo mais olhar para a mata sem sentir a energia de Oxóssi, nem deixar de sentir no vento as qualidades de Yansã...Se cada orixá representa uma força para que possamos entender Deus sinto-o perfeitamente.
Saramago dizia não ter encontrado Deus. Não era ateu, porque você só procura o que quer encontrar.A Umbanda me impressiona.Porque as pessoas que ali buscam aconselhamento com as entidades estão de fato procurando Deus, na esperança de que Ele lhes dê sinal de vida e lhe indique um caminho melhor. O quanto de Deus não aparece em cada consulta de cada entidade ali? Como diz meu amigo Ronald a finalidade da nossa vida é a de sermos felizes.É de fato um árduo caminho para cada médium, mas o resultado é incomparável.
Quanto mais amor e mais despreendimento material você tiver em seu caminho pelo bem comum, sendo médium em qualquer religião, mais protegido você estará, inclusive de você mesmo. O grande problema das religiões são as disputas internas.A vida deve ser preservada, então, devido à evolução material que sofremos, temos um instinto de preservação meio confuso. Confuso porque não temos que atacar ninguém para permanecermos vivos.Ficar em evidência ,às vezes, é a forma mais fácil de se tornar um alvo.
Uma gira de Umbanda produz uma luz imensa por vários fatores, mas nenhuma luz é forte o suficiente quando deixamos as trevas se apoderarem de nossos corações e de nossos ideais. O ego infeccionado se fortalece em um tripé: vaidade, medo e insegurança e ele contagia.Tome cuidado.
Numa leitura de I Ching feita por minha amiga Claudia Boechat em seu blog Champanhe com Torresmo, ela diz que é hora de emborcarmos o caldeirão. Concordo. Temos mesmo que limpar o caldeirão onde fervilham nossas idéias e recomeçarmos a cozinhar algo que realmente alimente nossas almas e dos outros. Não podemos servir o que não temos para comer.
As religiões de uma forma geral têm grandes inimigos a combater que são os vícios, a depressão, a solidão, o desespero das perdas...E devem se concentrar no propósito do amor e do respeito ao próximo. Ficar em disputas de quem pode mais não leva a nada. Bem como os fiéis de cada religião se perderem seu tempo em disputas pessoais de poder e sabedoria acabarão como cegos e , até onde sei, soldado não comanda soldado.
Antes de você bater no peito afirmando que é um Umbandista maravilhoso, um evangélico ungido, ou um ateu convicto, olhe a estrada pela qual seus pés já pisaram e veja se os seus passos são realmente firmes o suficiente para tal convicção.E sempre se lembre de que o que você crê ser certo, pode não ser a verdade do seu próximo então sempre tenha em mãos o espelho de Oxum, que mostra o outro lado.

Desejo que o calor do amor divino invada a vida de cada um de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!