quinta-feira, 27 de junho de 2013

CHAKRAS NA UMBANDA - AULA II


O que é essa energia de que tanto falamos?
O universo está em constante transformação. O mundo, os homens, o ar que respiramos, a luz que nos permite enxergar, tudo está em constante movimentação, mudança, transformação... Sendo assim, tudo está animado por um princípio energético.
A energia, mesmo que não possamos visualizar, tocar ou até mesmo perceber, é formada por algum tipo de matéria. O ar que respiramos e não vemos, também é matéria. Os raios de luz que alcançam nossas vistas são partículas de matéria. Sendo assim, tudo o que se materializa em nosso mundo terreno é matéria e logo, também energia.
A energia se manifesta de diferentes formas, através do calor, de um som que se escuta, de um raio de luz, de alguma coisa que se movimenta; através da eletricidade que nos permite acender uma lâmpada ou até mesmo através do pensamento... Entretanto, a energia não se restringe somente ao homem ou aquilo que ele já conhece... Ela se manifesta em tudo, tanto o que se conhece, quanto nas substâncias que ainda não se conhece, desde a menor partícula da matéria, até em todo o universo.
Quando o Universo foi gerado, uma imensa quantidade de energia foi também concebida. Foi tanta energia unida em forma de matéria que acabou acontecendo uma grande explosão (Big Ben), onde foram formadas diversas outras partes menores de matéria. Surgiram as constelações, as galáxias, os planetas e tudo que se conhece hoje, animado ou inanimado. Cada um dos “pedaços” de matéria resultantes da explosão adquiriu sua porção de energia. Uns adquiriram mais, outros adquiriram menos. E como consequência dessa distribuição energética, hoje o universo tem a configuração que tem.

Tomemos como exemplo o nosso Sistema Solar. Formado pelo sol, planetas, estrelas... Cada um dos elementos tem sua energia. Dessa forma, se organizaram em órbitas, sendo umas mais perto do sol, umas mais longe; Alguns planetas giram mais rápido em torno do Sol; Outros mais lentos; Uns são grandes, outros pequenos... Cada um possui uma quantidade de energia, assumindo sua posição conforme o nível de energia que recebeu no momento de sua formação.
O mesmo acontece com tudo o que conhecemos e até com o que desconhecemos. Tudo no Universo tem seu princípio energético e tudo está animado por um campo vibracional. Da mesma forma que os planetas, cada porção de terra, o homem e toda a natureza também estão animados por esse campo.
Tanto o corpo humano quanto tudo aquilo que tem vida é movido pelo princípio vital, resultante desse campo energético ou vibracional. É essa energia vital que permite a realização de todas as funções do nosso corpo material. As pedras, os cristais e tantos outros materiais que são utilizados nos tratamentos energéticos também possuem seu campo vibracional, pois estão mergulhados nessa grande energia que banha o Universo e que podemos passar a chamar de FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL.

MANIFESTAÇÕES ENERGÉTICAS DO CORPO FÍSICO;
Diversos estudos, religiosos, científicos tratam a respeito da forma como essa energia atua sobre o corpo humano.
As manifestações dos Espíritos sobre a Terra necessitam da presença de elementos materializados com energias mais densas do que a daqueles encontrados nos mundos espirituais. Assim, para que haja qualquer forma de atuação espiritual sobre a Terra, faz-se necessário que haja energias terrenas suficientes para serem “manipuladas” pelos Espíritos. Essas energias são encontradas em tudo aquilo que chamamos de matéria aqui na Terra.
Mas como fazer com que nós percebamos ou sintamos essa manipulação espiritual tão sutil se ainda somos seres feitos de material tão grosseiro?
É aí que entram os nossos centros vitais. Eles atuam como mecanismos transformadores de energia. Captam as energias espirituais e traduzem para nós em energias terrenas e também trabalham as nossas energias terrenas para que elas se tornem espirituais. Como assim?
Por exemplo, quando estamos tranquilos, em paz com a vida e chega uma pessoa depressiva, falando coisas negativas perto de nós é comum que nos sintamos mal perto da pessoa. Ou se chegamos em um local onde o ambiente está meio pesado, também nos sentimos mal, não é verdade? Ou então quando algo nos diz que há alguma coisa errada com aquele lugar, aquela rua ou determinada pessoa? Então... Essas sensações acontecem quando podemos perceber as energias espirituais. Quando é possível transformar energia espiritual em física; Daí podemos sentir o mundo que nos cerca.
Por outro lado, quando nos concentramos em oração, seja através do pensamento ou da palavra, estamos enviando energias físicas para o mundo Espiritual, tentando estabelecer contato com o que é divino. Quando trabalhamos nosso corpo material para a ajudar na cura espiritual, também estamos transformando nossas energias físicas para o trabalho espiritual. Além de outras tantas formas de manipulação energética.
É através dos centros energéticos localizados em nosso DUPLO ETÉRICO (vide aula I) que há esse intercâmbio de energia tão essencial para nossa permanência na Terra. É também através deles que a energia pode circular através de todo o nosso corpo, se espalhando por todo o SISTEMA NERVOSO SUTIL (vide aula I)  e se concentrando onde é mais necessário para as atividades de cada indivíduo. Nesses pontos são formados os CENTROS PRINCIPAIS ou CHAKRAS.
COMO SÃO E COMO FUNCIONAM OS CHAKRAS?
Precisamos acabar com essa história de que chakras são rodinhas de energia. Eles podem até parecer rodinhas quando visualizados por clarividentes, mas são muito mais do que isso. Muitos tem a impressão de serem assim pois, quando visualizados de frente, possuem uma forma circular que lembram rodas de raios luminosos, dada a enormidade de energia que circula através deles.
Em sua forma, os clarividentes visualizam-no como um cone, com a sua boca mais aberta voltada para fora (BOCA), para facilitar a captação de energias exteriores; e a mais fechada (TALO) voltada para dentro, a fim de auxiliar na concentração da energia interior a ser espalhada pelo ambiente.  Além disso, os chakras se projetam para frente e para trás do corpo de forma espelhada:

Como falamos anteriormente, a energia não para de se movimentar e, quanto mais se movimenta, maior é o brilho que atravessa suas extremidades. Como são várias as emoções a que estamos submetidos em nosso ambiente, os raios luminosos também variam de intensidade e de coloração. Quanto mais rapidamente a energia circula através de nossos chakras, mais vibrante é a cor que ela deixa transparecer. Quanto menor a velocidade de circulação dessa energia, mais fria também é essa cor.

Encontramos na natureza diversos elementos que também têm a mesma propriedade. Quem nunca viu um arco-íris, com as suas sete cores sempre dispostas da mesma forma? Pois é... Suas cores aparentes também são resultados da velocidade com que os raios do Sol atravessam a atmosfera e se refletem em cada uma das gotinhas de água da chuva. Viram? Como falamos, tudo no Universo está mergulhado no mesmo princípio energético, produzindo efeitos parecidos ou até mesmo iguais.
Em número, os CHAKRAS são sete. Cada um deles com suas características, funções, vibração, coloração e ligação com elementos da natureza. Estão dispostos de maneira linear ao longo de nosso corpo material e se ligam fisicamente à determinados sistemas de nosso organismo (veremos na próxima aula), transferindo energia necessária para regular seu funcionamento e expelindo aquela que não deve ficar contida em nosso campo vibracional.
São esses os CHAKRAS: 1º - Chakra Básico, 2º - Chakra Umbilical ou Esplênico, 3º - Chakra do Plexo Solar ou Estomacal, 4º - Chakra Cardíaco, 5º - Chakra Laríngeo, 6º - Chakra Frontal ou do Terceiro Olho e 7º - Chakra Coronário (situado na coroa).

Em cada um deles circula um nível energético, desde o mais denso, ligado às energias mais materiais, até o mais sutil, onde circulam as energias espirituais. Como dissemos, cada um deles está ligado a um elemento da natureza, que também pode ser mais denso ou sutil conforme sua composição material.

O Chakra básico se liga ao elemento terra, que é denso, pesado e bastante manipulável.  O Chakra umbilical se liga ao elemento água, que é menos denso que a terra, mas também visível e manipulável. O Chakra do Plexo Solar se liga ao elemento fogo, que é visível e perceptível, mas não se consegue pegar ou segurar, menos denso que a água. Logo em seguida, o Chakra cardíaco se relaciona ao elemento ar, que não é visível nem se consegue pegar, apesar de ser ainda manipulável (conseguimos encher uma bexiga de ar e deixa-lo lá dentro, não conseguimos?). Em seguida temos o Chakra laríngeo, ligado à energia do Éter, que não é líquido, como vemos nos hospitais e famácias, mas sim, um gás. Uma vez aberto o vidro de éter, ele evapora e se espalha pelo ar, por ser ainda mais leve do que este. Não visível, não se consegue sentir ou guardar em estado normal (vapor), de tão pouco denso que é. Já com o Chakra frontal se liga o elemento Luz, que simplesmente existe, sem barreiras ou limites, que se espalha pelo ambiente e não se consegue guardar ou manipular... Ou se tem, ou não... Por fim, o Chakra coronário é ligado ao princípio espiritual, aquele que contém todos os outros elementos e que não se define com matéria. É por onde passa a energia mais pura e sutil, como o pensamento, que pode ser transferida para o nosso meio e do nosso meio para o espaço.
Finalizando a nossa aula de hoje, deixo aqui um breve questionamento a respeito daquilo que viemos estudando até agora... Como é que nosso organismo reage às energias do ambiente? Por que será que, por vezes, sentimos um arrepio na espinha?... Ou sentimos emoções como se fossem socos na boca do estômago? Ou ainda, palpitações quando estamos apaixonados? Será por acaso?...
Essas e outras perguntas tentaremos responder em nossa próxima aula! Continuem com a gente!
UM GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS!
FAMÍLIA CEENC






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!