quarta-feira, 26 de junho de 2013

ESTUDO SOBRE A PAZ

ESTUDO DE GRUPO CEENC
24 de Junho de 2013
(Texto enviado por Márcia Costa)


Olá, queridos amigos aqui presentes, encarnados e desencarnados, que a paz de Cristo encha os nossos corações de alegria e graça.
Hoje venho dividir com vocês, a pedido da vovó, o que pesquisei a respeito da PAZ.
PAZ... Palavrinha tão pequena, mas com um sentido enorme. Fui primeiramente ao dicionário saber qual era o seu significado e encontrei:
PAZ = ausência de luta, violências ou perturbações sociais, tranquilidade de alma, ausência de conflitos íntimos, harmonia, concórdia, sossego, ausência de conflito entre pessoas.
Pensei na minha vida pessoal e percebi que na maioria das vezes eu sou uma pessoa que vive a paz. Nasci e fui criada num lar onde meus pais foram meu patamar de justiça, de verdade, de luta e de exemplos bons, valores que me ajudaram a crescer dentro do bem, com leveza e alegria, me ajudando a ter paz de espírito para trilhar o caminho certo, com muito esforço, sabedoria e perseverança.
Hoje estou aqui, nesta casa de muita luz, praticando a caridade, evoluindo e aprendendo com os ensinamentos da nossa querida Vovó Antonieta de Bahia.
Trago agora para vocês o que acredito ser a PAZ que aprendemos todos os dias nessa Casa, através do texto de autoria da mestra em Reike, terapeuta holística, estudiosa dos temas ligados a espiritualidade Mel Aitac:

“OS SETE TIPOS DE PAZ”
Recorro aos índios para, mais uma vez, entender seus ensinamentos. Agora, a tribo que chama minha atenção é a dos AYMARAS, que vive há séculos nos arredores dos Andes (Peru).
Para eles, há sete tipos de paz. A primeira é a paz de Espírito. Em seguida,  a paz consigo mesmo, com a família, com seu povo, com a terra, com o passado e com o futuro. Vamos tentar entender o significado desse ensinamento.
A paz de Espírito é a calma interior. É quando você sabe que está no caminho certo e os fatos à sua volta não conseguem desviá-lo dele. Esse estágio só é alcançado após muito esforço discernimento e perseverança na pratica do bem. E está intimamente relacionado à segunda paz (consigo mesmo).
Na terceira, temos a paz com a família, porque uma pessoa em paz consigo mesma consegue enxergar as limitações da família, respeitá-las e aceitá-las. Não se trata apenas de honrar pai e mãe, mas ter orgulho de suas raízes e de seus antepassados.
Em seguida, vem a paz com o povo. São seus vizinhos, amigos, colegas de trabalho e também quem você desconhece, mas cruza seu caminho todo dia. Lançar um olhar generoso sobre eles é compreender a razão de muitos estarem tristes ou raivosos. Os AYMARAS também creem na paz com a terra de onde retiram seu sustento. É aprender a rspeitar todas as formas de vida e aprender a conviver com elas em harmonia.
Por fim temos a paz com o passado e a paz com o futuro. O passado nos ajudou a sermos o que somos com nossas imperfeições. O futuro é a porta para crescermos e nos realizarmos como seres espirituais que somos.
Então, queridos irmãos, a paz é um ensinamento valioso para o desenvolvimento do espírito, como o texto diz e a Umbanda pratica. A paz vem trazer para os nossos corações a certeza da bondade e ajudar a cada dia na realização da caridade, pois sem a paz interior, sem a paz no nosso grupo de fé, não levaríamos a bondade de Deus para quem precisa.
   A Umbanda como religião de amor, de caridade, de bondade, trabalha com a paz porque proporciona ao ser a tranquilidade, o entendimento e o encontro do equilíbrio entre o corpo, mente e espírito. Proporciona um bom relacionamento, convivência e entendimento com o outro, respeitando seus defeitos e valorizando suas qualidades.
   É no hoje, que temos a chance de colocar em prática tudo que a Umbanda nos ensina e, no futuro, que teremos a oportunidade de levar ao mundo o sentido da paz, da alegria, o sentido da nossa verdadeira Umbanda, mostrando a todas as pessoas que cruzarem o nosso caminho como é tão gratificante, viver no bem , fazer caridade, ter amor ao próximo, assim como Jesus nos ensinou .
Nós já começamos a caminhada, não é mesmo?
Um beijo no coração de cada um de vocês, carinhosamente,

Marcia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!