quinta-feira, 18 de julho de 2013

HUMILDADE NA UMBANDA


Olá irmãos,
Dando prosseguimento ao estudo sobre as “palavrinhas mágicas” propostas pela nossa Guia Espiritual do CEENC, a Vovó Antonieta da Bahia, venho falar sobre a HUMILDADE NA UMBANDA.
Já foram estudadas em outros dias as seguintes “palavrinhas mágicas”: Harmonia, Concórdia, Companheirismo, Equipe, Compartilhamento, Conhecimento, Paz e Abnegação. Faltam ainda: Abdicação, Compromisso, Verdade, Resignação e Fraternidade.
Hoje venho falar de um tema que considero difícil: A HUMILDADE.
Para alguns pode ser fácil, pois ao escrever sobre a HUMILDADE NA UMBANDA, lembramos logo dos nossos Pretos-Velhos e Caboclos, os quais rapidamente associamos à Caridade, ao Amor, à Bondade, à Simplicidade e à Humildade.....que é a NOSSA UMBANDA!
O texto extraído do site do CEENC diz tudo:
"Você que fala da Umbanda
Não sabe o que a Umbanda é.
A Umbanda é força divina,
A Umbanda é pra quem tem fé.
A Umbanda é de Preto-Velho
E de Caboclo de pé no chão.
A Umbanda é de gente HUMILDE
Pois a Umbanda é amor e perdão"
(Extraído do Site do CEENC)
Porém, para mim, antes de falarmos de Humildade na Umbanda, temos que falar na humildade no dia-a-dia, na nossa vida e isso considero difícil....
Antes de começarmos, vamos recorrer ao nosso bom amigo dicionário.... Segundo o Dicionário Michaelis On-line: Humildade é: 1-Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza. 2-Modéstia. 3-Pobreza. 4-Demonstração de respeito, de submissão. 5-Inferioridade.
Após esse conceito nos voltemos às nossas vidas...
Hoje vivemos num mundo material de provas e expiações, no qual buscamos a sobrevivência e a competição constante, quer seja no trabalho ou em nossas buscas individuais. Por isso, alguns, erroneamente, podem levar a palavra humildade com os significados mencionados anteriormente: fraqueza, modéstia, pobreza, submissão e inferioridade. Porém a humildade vai muito além disso. Ela está relacionada com distinção, gentileza, lucidez, graciosidade e simplicidade. Ela é uma virtude distinta que não gosta de se mostrar ou aparecer, pois a pessoa humilde não acredita que ela mesma seja humilde. É só lembrar de qualquer conversa com um preto-velho que notamos isso... Uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e a deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.
A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.
A humildade aprecia e valoriza a simplicidade, não busca poder ou prestígio e não tem preconceitos. A humildade é uma das características mais importantes que um médium de umbanda deve ter, pois ela é um caminho para servir ao próximo e a Deus, pois um servo deve ser simples e humilde para bem desempenhar o papel que se propôs a fazer.
Jesus Cristo foi o maior exemplo de humildade no nosso mundo, pois nasceu em uma manjedoura e dedicou toda sua vida a servir.     
Durante meu estudo sobre o tema, extraí e adaptei do texto Humildade x Orgulho (da Equipe de Redação do Momento Espírita) alguns exemplos sobre uma pessoa humilde:
“Quando uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é aprender e crescer.
A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e, por essa razão, tem mais tempo.
A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.
A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser".
A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos.
O humilde sempre faz algo além da sua obrigação.
Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir".
A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos.
A pessoa humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores. Quem é humilde cresce sempre. A humildade é chave que abre as portas da perfeição.
O humilde reverencia ao Criador todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.
Uma pessoa humilde defende as ideias que julga nobre, sem se importar de quem elas venham.
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.
Pensem nisso!!!”
************************************************************
Finalizando o estudo de hoje, temos uma pergunta: Somos pessoas humildes?
Respondo por mim: Ainda não, mas vou tentar ser!!!!!!
E você ???
 “A Umbanda será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados.”
(Caboclo das Sete Encruzilhadas, 15 de novembro de 1908.)
 Abraço a todos, Magal.

3 comentários:

  1. LINDO TEXTO ! QUE BELA DEFINIÇÃO PARA A PALAVRA HUMILDADE. Espero conseguir praticar dessa forma o verdadeiro significado da palavra humildade!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bela definição da palavra humildade!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ontem fui alertada sobre a humildade, e sim, não sei se sou merecedora de ser chamada de filha na umbanda, pois não chego perto de ser uma verdadeira umbandista, a minha falta de humildade, o meu orgulho e com certeza ambição aos bens materiais, isso não me faz nada além de um ser primitivo. Espero um dia aprender e ser merecedora desse dom, o da humildade.

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!