quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O COMPROMISSO SEGUNDO A UMBANDA

(Texto elaborado por Denison)
Oiiiii, Galera!
Quero começar agradecendo a Deus por essa oportunidade, a todos os Mentores, a todos os Guias de Luz, a nossos irmãos encarnados e desencarnados.
Bem hoje vamos dar continuidade ao estudo das palavrinhas que a vovó pediu para que nós estudássemos. A palavra de hoje é:

COMPROMISSO
Bem, para começar consultei a enciclopédia livre da internet (Wikipédia). Ela diz assim:
“Compromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos.”
A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém. A palavra deriva de "PROMESSA", ou seja, "COM PROMESSA", o que quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa.
Depois que descobri o significado, lembrei do meu avô falando para mim:
- Quando você prometer algo para alguém ou firmar um compromisso cumpra meu neto. Nunca esqueça que sua palavra é o que vale.
O que ele quis dizer foi que quando uma pessoa firma o compromisso e não cumpre, ela acaba não sendo confiável. O porquê é simples: pense que na próxima vez que precisar, você não vai mais esperar contar com aquela pessoa que firmou um compromisso e não cumpriu.
Na Umbanda, assumimos o compromisso com Deus de prestar caridade e sermos humildes. Tomamos a decisão, através da nossa Umbanda querida, de tentar aprender e a levar ao mundo os sentimentos de fé, harmonia, concórdia e amor. A Umbanda nos ensina o verdadeiro sentido dessa palavrinha tão simples, mas tão importante e verdadeira que conhecemos por COMPROMISSO.
Quando vestimos o branco, surge em nossos corações, como uma benção, a palavra compromisso. Nessa obra, nossos corações vibram, nossa alegria jorra, pois é chegada a hora de praticarmos em Nossa Casa tudo que aprendemos e nos comprometemos com DEUS. Aprendemos a abdicar de momentos bons por outros muito melhores, que nada mais são que os compromissos assumidos com nossa religião, nossa Fé.
O compromisso na Umbanda é cuidar também do nosso jeito de agir com as pessoas e saber aonde ir ou não, para buscar vibrações energéticas boas. Ser Umbandista não é fácil, mas é lindo. Ser Umbandista é se importar com os outros a sua volta, ajudando e dando apoio. Ser Umbandista é aprender a ser humilde e verdadeiro. Ser Umbandista é se doar sem nada esperar em troca; Ser Umbandista é respeitar todas as religiões sabendo que Deus é Universal.  Ser Umbandista é honrar suas palavras e suas atitudes. Ser Umbandista é ter um grande compromisso com Deus. Ser Umbandista é receber de Deus um grande presente, que é amar ao próximo como gostaríamos de ser amados. Ser Umbandista é nos comprometermos com as verdades ensinadas por Deus, pelos Guias e Mentores.
Sem compromisso não existiria Umbanda, não teríamos fundamentos em nossa fé. Para levarmos adiante o que acreditamos, precisamos planejar, estudar, pensar e aprender sempre. Mas como sabemos, tudo depende de nós. A alegria que Deus nos dá quando estamos prestando caridade é indescritível. ELE nos dá meios para praticarmos seus ensinamentos, para sermos cada vez mais instrumentos a trabalhar em Seu nome e sempre temos que pensar que não podemos vestir nosso branco de qualquer maneira.
Para que possamos praticar a caridade de uma maneira pura e verdadeira, temos sempre que nos lembrar do compromisso assumido com Deus e com nossa religião em fazermos o melhor. Temos que estar preparados, harmonizados e sermos muito disciplinados. Temos que honrar com o compromisso assumido com nossos mentores e guias; Temos que ser felizes  para poder cumprir a nossa promessa com muito amor e respeito ao próximo.
Um dos grandes compromissos assumidos dentro da nossa Umbanda é simples e lindo: ser feliz e fazer a outra pessoa feliz. A Umbanda tem como um dos seus maiores pilares, dar alegria e felicidade ao próximo. Quando vemos uma pessoa feliz, ficamos felizes. Dar e receber amor são tudo que o Umbandista quer. Quando estamos felizes contagiamos o mundo. Quando você está feliz, você contagia o outro e por isso todo mundo fica feliz.  Essa alegria vira uma vibração de energias muito forte.  O Umbandista tem como objetivo ajudar ao próximo. Esse é nosso compromisso, é nossa PROMESSA A DEUS.
O compromisso de fazer o bem é tão bom que renova todo dia nossos corações, nosso Espírito. Nos torna leves e felizes.
Sabem irmãos, a alegria que sinto em vestir meu branco, em servir a Deus é indescritível. Várias vezes me perguntam se realmente eu saio do Rio de Janeiro todas as segundas para vir a São Pedro, em nossa Casinha de Caridade e Amor... Muitos , por vezes, se espantam. Mas sabem o que respondo?
- Eu amo estar na Casinha, me sinto bem, me sinto útil, presto caridade e ainda posso estar com meus irmãos que amo muito. Tem coisa melhor?  Vou feliz e quando estou lá, estou mais feliz ainda. Não me sinto cansado. Ajeito meu tempo e, a cada dia, vejo que tudo melhora para mim. Sou feliz, fico feliz, então passo alegria a tudo e a todos que estão a minha volta. Não existe nada melhor que estar lá como meus irmãos nesse dia.
O compromisso com Deus é simples: levar alegria e ajudar ao próximo como Deus nos ensina. Aprendemos e ensinamos que fazer o bem é nosso maior compromisso.
Então, irmãos, amigos... Vamos dar valor ao que tem valor. A alegria de fazer alguém feliz é maravilhosa e não se tem como descrever.
Irmãos, fico aqui agradecendo a Deus e a todos por essa oportunidade!
Que Nossa missão se cumpra! Rumo à caridade sempre!
Que DEUS nos permita continuar nossa obra com muito amor em nosso compromisso assumido com ELE!
Irmãos, obrigado por essa grande oportunidade em poder falar a respeito dessa palavra. Que Deus nos ajude e que a missão se cumpra.
Amo vocês!
Mil beijinhos

Denison.

Um comentário:

  1. Bela definição da palavra compromisso!!! Vejo que foi feita com o coração!!! Se todos pensassem assim, o mundo seria melhor!!! Nunca perca esse jeitinho tão especial de ser e de ver a vida.... com vc aprendo muito a cada dia.Que Deus lhe mostre sempre o melhor caminho. Me sinto muito feliz por fazer parte de sua caminhada e de te lo como irmão nessa tão bela missão!!!!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!