quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OGUM NO CORAÇÃO NUNCA É DEMAIS!

(Texto enviado por Théo)

Olá irmãos.
Hoje vim lhes contar um pouco sobre Ogum, um Orixá cultuado nas religiões Umbanda e Candomblé, sincretizado com São Jorge na Igreja Católica.
Ogum traz em si o instinto do guerreiro. General destemido e estratégico, é aquele que vem para ser vencedor das grandes batalhas, o desbravador em busca da evolução.
Na Umbanda, Ogum não é um Deus, como é no Candomblé, mas uma energia da natureza, que atua sobre seus filhos, auxiliando seus caminhos. No Candomblé, diferentemente da Umbanda, cada Orixá, em cada uma das nações, traz consigo um lenda. Essas lendas, apesar de não ser seguida dentro da Umbanda, ilustra de maneira interessante o arquétipo que a energia de Ogum se mostra em seus filhos. Segundo se conta, quando vivo, Ogum atuava como o ferreiro do povo da região que habitava. Andava por todos os lugares defendendo os desamparados e comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. E assim também são seus filhos, valentes e prontos para correrem atrás de seus objetivos.
É de Ogum a energia que protege as pessoas contra as guerras e contra as demandas espirituais. A energia de Ogum é também o protetora dos militares, de todos os seguidores da Umbanda e também daqueles que sofrem perseguições materiais ou espirituais.
Sua cor de vibração é o vermelho encarnado, e seu símbolo de poder é a espada. É de Ogum a força que trava batalhas espirituais contra o mal e, por isso, é respeitadíssimo dentro de diversos cultos, como na nossa religião.
É sob a proteção da energia de ogum que os guardiões trabalham no bem. Ogum, muitas vezes é chamado por eles de “Senhor das armas”, demonstrando o respeito que têm pelo General, uma vez que são também soldados do bem. Assim como o exército de Ogum, os guardiões também atuam sob seu comando, respondendo pela lei e pela ordem.
Conhecido como o general de Oxalá, Ogum protege a todos que a Ele recorrem. Seus domínios são todos os caminhos e todos os lugares. Em qualquer lugar que exista a menor possibilidade da prática do mal Ogum é atuante, seja nas encruzilhadas, nas matas, nos cemitérios, nas praias, na subcrosta, etc., de forma a proteger aqueles que não vibram na mesma sintonia.
Sua linha é a mais atuante contra as forças negativas e contra suas funestas consequências.
No dia23 de abril, comemora-se na Umbanda, assim como na Igreja Católica, o Dia de Ogum, ou São Jorge, data em que o santo foi morto.
As forças do guerreiro Ogum nos fazem vibrar dentro dos valores de iniciativa, coragem, inteligência, força, perseverança e caridade!

O que Diz a Lenda do Dragão de São Jorge:
O dragão de São Jorge é um ser mitológico, símbolo de sabedoria ou ignorância. A lenda de Jorge fala do monstro que foi derrotado por um homem santo.
Um dragão, que habitava as profundezas de um lago, aterrorizava a vida de uma cidade com seu hálito de fogo e, para afastar a ira do lagarto gigante, as populações do lugar lhe ofereciam jovens vítimas, escolhidas por sorteio. Certa vez a sorteada foi a filha do Rei e nada podia ser feito para evitar este horrível destino.
Eis que o corajoso cavaleiro Jorge, vindo da Capadócia, colocou um fim no problema daquela região desembainhando sua espada e reduzindo o terrível dragão a um manso cordeirinho, que a jovem levou preso numa corrente até dentro dos muros da cidade.
O misterioso cavaleiro lhes assegurou gritando que tinha vindo em nome de Jesus Cristo, para vencer o dragão. Os moradores, inspirados, se converteram então ao Cristianismo.
Curiosidade
São Jorge é o padroeiro da Catalunha. Uma lenda regional diz que, após matar o dragão, ele deu à princesa uma rosa vermelha. Assim, no dia 23 de abril, especialmente em Barcelona, é comum que o homem dê à sua esposa ou namorada uma rosa vermelha.


As Características Dos Filhos De Ogum

Não é difícil reconhecer um filhos filhos de Ogum. Eles têm um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos; São consequentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina tornará um filho de Ogum deslocado. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta. Sua coragem é muito grande.
Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos, camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres e não costumam se fixar muito a uma só pessoa, até realmente encontrarem seu grande amor. 
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e ideias. Arrependem-se quando veem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Oração para São Jorge
Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança. Abra os meus caminhos!
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça; A Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza do poer dos meus inimigos canais e espirituais e de todas as suas más influências. Que debaixo das patas de seu fiel cavalo, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós, sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa prejudicar!
Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso. Dai-me coragem e esperança. Fortalecei minha FÉ e auxiliai-me nas necessidades.
Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Que assim seja!
São Jorge rogai por nós!

Salve Ogum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!