segunda-feira, 16 de junho de 2014

UM PASSEIO SOBRE A GÊNESE

(Pequeno resumo após a leitura do Livro no CEENC)

A Gênese foi dividida em 18 capítulos que trazem a luz da sabedoria através do entendimento Espírita das diversas etapas da evolução do Universo. Isso é o interessante da Gênese... é poder entender aqueles aspectos que podem parecer nublados sobre a nossa criação e sobre o futuro de cada um de nós, como seres espirituais.
No Capítulo I, estudamos sobre o que são as revelações espíritas e como elas acontecem. Vimos as máximas trazidas por Sócrates, Platão, Moisés e Jesus, até chegarmos ao advento da Doutrina Espírita, considerada como o Consolador.
No Capítulo II passamos a entender um pouco sobre a Existência de Deus e sobre a sua natureza divina, entendendo alguns aspectos ainda pouco compreendidos pela humanidade.
No Capítulo III pudemos entender o que diferencia o bem do mal, o instinto da inteligência e assim, nos aprofundar na compreensão daquilo que faz os homens buscarem a destruição entre si.
Passamos então aos Capítulos IV e V, onde estudamos o papel da ciência na evolução e conseguimos entender melhor as diferenças entre o que a humanidade entendia como certo em tempos anteriores e o que entende agora, após a vinda das revelações, entre elas as de Jesus e as da Doutrina Espírita.
Iniciamos então no Capítulo VI o estudo da formação do Universo em seus aspectos mais específicos, que foram desde a formação da matéria, passando pela criação dos sóis, dos planetas, das galáxias e de toda diversidade encontrada nos mundos.
Compreendemos nos Capítulos VII, VIII e IX, os aspectos físicos da formação da Terra, suas idades geológicas, os períodos de formação do que temos hoje, a formação do relevo, a idade das montanhas até chegarmos ao estudo sobre os acontecimentos que influenciaram as transformações, como o dilúvio bíblico, os cataclismos e as futuras revoluções que também devem acontecer.
Nos capítulos X, XI e XII, passamos então à formação dos seres vivos e ao seu aparecimento sobre a Terra. Como foi sua evolução do ponto de vista físico e espiritual. Estudamos a origem científica do homem e se realmente ele vem do macaco ou não...  Nos aprofundamos na evolução espiritual dos seres humanos, compreendendo aspectos sobre a encarnação, sobre as reencarnações... Estudamos sobre a explicação Bíblica de “Adão e Eva” à Luz do Espiritismo, bem como sobre o paraíso e sobre a teoria dos anjos decaídos. Estudamos também sobre as Leis de Moisés...
Foi então que a Gênese nos trouxe a visão do Espiritismo sobre o que costumam chamar de Milagres, tanto sobre aqueles que escutamos falar hoje em dia, quanto sobre aqueles trazidos pelos textos bíblicos. Vimos também nesse capítulo, o XIII, a relação das religiões com aquilo que parece sobrenatural.
No capítulo XIV, o assunto abordado pela Gênese foi a respeito dos fluidos, suas propriedades e características na composição do perispírito. Vimos como os espíritos atuam sobre os fluidos nas manifestações mediúnicas e na manipulação da energia que nos forma. Estudamos sobre as curas, as aparições, obsessões além de estudarmos aquilo que se entende por ressurreição.
Já no capítulo XV fomos agraciados com um estudo detalhado sobre a visão espírita do conteúdo das parábolas bíblicas, nos aprofundando um pouco mais sobre a natureza de Jesus e suas passagens na Terra, de forma bastante científica e explicativa.
Nos capítulos XVI e XVII foi possível saber um pouco mais sobre as predições que foram atribuídas a Jesus a respeito do futuro da humanidade, sobre a chegada de outros reveladores que vieram preparar o campo para a chegada de jesus e da Doutrina Espírita, dos sinais deixados por eles e transcritos nos textos bíblicos, sob a visão espírita, além de podermos compreender aquilo que costumam chamar de Julgamento Final, nos seus aspectos mais verdadeiros. Falamos das profecias e das previsões para o futuro.
Por fim, no capítulo XVIII, nos dedicamos ao estudo do que devem buscar as novas gerações, embasadas pelos aspectos morais trazidos pelos ensinamentos de Jesus e da Doutrina Espírita. Observamos os sinais que o tempo vai deixando marcados na história, a fim de trilhar o rumo das novas gerações.
E assim aconteceu o Estudo da Gênese em nossa Mesa I. Um texto delicioso de ler, apesar do vocabulário um pouco rebuscado, mas repleto de ensinamentos e curiosidades indiscutivelmente interessantes e instigantes para todos aqueles que buscam compreender melhor sobre si e sobre o Universo.
Agradecemos aos mentores espirituais por nos guiarem ao longo da leitura e nos indicarem o caminho da compreensão. Muitas dúvidas foram esclarecidas, mas também muitas outras foram criadas e, desta forma, reiteramos aquela máxima de que quanto mais estudamos, mais vemos que menos sabemos!

Um abraço fraterno a todos e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!