sábado, 26 de abril de 2014

PAI NOSSO QUE ESTÁ NO ESPAÇO


Oi gente,
Estava pensando ontem à noite na hora de dormir sobre o que eu iria escrever hoje pra gente estudar... Pensei, pensei, pensei... Mas eram tantas dúvidas e tantos assuntos interessantes, que acabei não conseguindo pensar em nada... Lá pelas tantas, resolvi dormir mesmo, porque era o melhor que eu poderia fazer naquele momento... Pelo menos ia descansar a cabeça para quem sabe, tentar pensar em alguma coisa para hoje. Bom, como de costume, desliguei a TV, fechei meus olhos e rezei o Pai Nosso bem rapidinho e foi só o tempo de eu pegar no sono!!!
Bendita oração rapidinha que eu fiz antes de dormir, pois apesar de eu não ter prestado atenção em nada que eu estava falando, uma vez que eu só estava atropelando as frases com meu sono rebocador, descobri o assunto que eu queria falar hoje.
Tema do dia:
PAI NOSSO QUE
....estaisnoespaçosantificadosejaovossonomevenhaanosovosso.....
E LIVRAI-NOS DO MAL! QUE ASSIM SEJA!



Falem a verdade... Quem nunca fez aquela oraçãozinha rápida antes de dormir? Quem nunca falou a oração super decorada pensando no que tinha que fazer no dia seguinte... Todo mundo já fez alguma coisa assim um dia, né? Então, foi pensando nisso que resolvi escrever sobre a oração PAI NOSSO, para que a gente realmente possa entender o que nós estamos dizendo e, quem sabe, fazer com que o sono espere um pouquinho antes de nos derrubar...
Toda vez que estamos conversando com alguém, seja com um amigo, seja no trabalho, seja no nosso dia-a-dia, estabelecemos contato, seja ele visual, físico ou auditivo, como acontece nas ligações telefônicas. A conversa une aqueles que participam, em torno de um mesmo assunto, uma mesma motivação... Quando duas pessoas conversam, elas estão ligadas momentaneamente através da troca de palavras, pensamentos e expectativas. Na nossa vida, é através da conversa associada à força de vontade e às atitudes, que podemos atingir nossas metas mais particulares objetivando pedir, agradecer, informar, aprender, convencer, ou qualquer outra coisa que precisemos naquele momento.
Quando oramos, acontece a mesma coisa. Estabelecemos uma ligação com os pacientes Espíritos que estão sempre prontos a nos socorrer em nossas dificuldades. É através da conversa que expomos nossas necessidades e dúvidas e rogamos auxílio. Da mesma forma que um diálogo entre amigos ou uma conversa telefônica, a oração é a nossa ferramenta mais forte para estabelecer comunicação com aqueles que cuidam de nós sem serem vistos.
Para que ela seja ouvida, não precisa de técnica ou preparo especial. Precisa simplesmente da verdade e da fé! Orar é sentir. Nem mesmo o Aurélio ou a Barsa podem traduzir em palavras o que “conversamos” através dos pensamentos. Devemos saber orar com humildade e consciência daquilo que estamos falando ou pedindo. Não precisamos que ninguém, além de Deus e dos bons Espíritos, escute nossas orações. Apenas precisamos do nosso coração para estabelecer essa ligação com o Divino, através da vontade fervorosa e da consciência do que desejamos.
Quando Deus nos enviou, através de Seu filho, a oração PAI NOSSO e tantas outras orações, Ele não pretendia que utilizássemos apenas suas palavras para expressar nossos sentimentos. Mas sim, Ele desejava que pudéssemos nos conectar através do pensamento, em uma forte corrente vibratória, emanando energia suficiente para fazer vibrar ao nosso redor o que nos fosse necessário.
Podemos até nos perguntar por que então sempre repetimos as mesmas palavras ao invés de fazermos cada um a nossa própria oração. A resposta para esse questionamento é muito simples. Segundo a FEB, o Pai Nosso é uma obra-prima de simplicidade, resumindo todos dos deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo. O Pai Nosso vem sendo orado há muitos anos de forma única pelos cristãos. Sabemos que a prece é uma projeção do pensamento, formando uma corrente fluídica, cuja força dos elos de ligação será mais forte, quanto mais fervoroso for o nosso pensamento. Todos nós estamos mergulhados no mesmo fluido vital, que é por onde se transmitem as ondas de pensamento, da mesma forma que o som das nossas palavras é transmitido pelo ar. Assim, muitas emanações da mesma vibração fortalecem o elo da corrente que nos liga ao mundo espiritual, fazendo com que nossas súplicas sejam ouvidas onde quer que estejamos, de forma única e ampla.
De acordo com o Espírito Emmanuel, quando nos referimos ao Pai Nosso, devemos entender que a grandeza dessa oração nunca será devidamente compreendida por nós aprendizes. Cada palavra, dentro da oração, emana uma luz sublime. Em suas linhas, o Mestre Divino ensina que o Supremo Doador da Vida deve constituir, para nós todos, o princípio e a finalidade de nossas tarefas. Sendo assim,  vamos então tentar entender o que Jesus nos ensinou?
Ao falarmos:

- PAI NOSSO QUE ESTAIS NO ESPAÇO, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME...
Queremos dizer que Nosso Pai Maior, criador de todas as coisas e lei maior de todo o Universo, é sagrado para nós, e por isso deve sempre ser respeitado em sua plenitude de sabedoria e amor.
A palavra Pai refere-se a Deus, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas;
Espaço significa o universo, os diversos mundos habitados.
Santificado seja o vosso nome mostra que devemos crer e respeitar o Senhor, porque seu nome é SAGRADO, porque tudo que existe demonstra o seu poder e a sua bondade. Assim, todos deveriam reverenciar o seu nome em quaisquer circunstâncias e não pronunciar seu nome por qualquer motivo, mas apenas em ocasiões que demonstrem sentimentos puros de amor e fé.

- VENHA A NÓS, O VOSSO REINO...
Se invertermos a frase fica assim:  Que o Vosso reino venha a nós. Um pouco mais fácil de entender, não acham?
O reino de Deus é o reino dos Céus, onde prevalece o amor e o bem. No reino de Deus, Ele nos apresenta leis que encheriam nossas vidas de alegria e felicidade, porém o homem, por suas más escolhas, acaba por não cumpri-las. Se seguíssemos tudo que Ele nos ensinou, faríamos com que houvesse paz e justiça entre os homens.
Através desse pedido, imploramos a Deus que faça chegar aos homens o momento em que o mal deixará de existir, pois suas leis de amor, caridade e bondade passarão a ser respeitadas. É um pedido que fazemos ao Senhor para que a Terra se transforme em um mundo de paz e de felicidades.
Cabe aqui ressaltar que o correto é venha a nós “O VOSSO REINO”, e não “AO VOSSO REINO”, como costumamos ouvir em muitos lugares.

- SEJA FEITA A VOSSA VONTADE; ASSIM NA TERRA COMO NO ESPAÇO...
Conforme vamos entendendo a grande sabedoria de Deus ao criar o mecanismo que envolve todo nosso processo de evolução e a sua perfeição ao desenhar todos os aspectos que envolvem a natureza de todos os mundos, fica claro para nós que não sabemos nada mesmo. Assim, confiamos nossos passos aos desígnios divinos, ou seja, à lei maior da criação.
Nossos conhecimentos ainda nem chegaram a engatinhar no caminho de entender todos os aspectos que envolvem a vida. Por isso, muitas vezes tomamos decisões pouco acertadas. Isso acontece, pois ao invés de nos conformarmos com as Leis, queremos simplesmente burlá-las, como se fôssemos sabedores de todas as coisas. Assim, acabamos fazendo pedidos de forma errada, que contrariariam o caminho que Deus traçou para nossas vidas. Algumas coisas que encaramos como ruins, na verdade são muito boas se tivermos resignação para suportar as tempestades à espera da bonança. Devemos sim pedir, para que aconteça o melhor, segundo a vontade de Deus. Sendo assim, que seja feita a vossa vontade, para que no final acabe tudo bem.
 - O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE...
Por que eles escrevem tudo diferente da forma como a gente fala? Não sei... Mas se escrevermos da forma que falamos, pode ficar assim: “Nos dê hoje o pão de cada dia”; Mais tranqüilo de ler, né?
Aqui pedimos ao Pai que nos dê o alimento material que precisamos para que nosso corpo permaneça forte e o alimento moral para o desenvolvimento do nosso Espírito.
Não é que estejamos pedindo a Deus para colocar comida em nossas mesas sem que trabalhemos, afinal o trabalho é o que dignifica o homem. Mas sim, pedimos para que Ele nos dê força (alimento material) e coragem (alimento moral) suficientes para cumprir nossa missão na terra, ou seja, os meios necessários para adquirirmos pelo trabalho o necessário à manutenção da vida.

- PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS (OU DÍVIDAS) ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO...
Nesse momento pedimos a Deus para perdoar nossas ofensas, mas apenas o tanto quanto nós formos capazes de perdoar o próximo. Afinal, como gostaríamos que as nossas faltas fossem relevadas se não conseguimos fazer o mesmo com o nosso próximo???
Nossos pedidos são pautados em gestos e atitudes, e como o Evangelho nos ensina, devemos sim orar, mas sempre vigiando para que aquilo de melhor que desejamos para nós mesmos seja atendido também quando se tratar do nosso irmão, seja ele afeto, desafeto ou desconhecido.
O Evangelho também nos ensina que devemos perdoar não sete, mas setenta vezes sete vezes; Que devemos esquecer as ofensas, que devemos nos ajustar com o adversário enquanto estivermos no caminho. Não adianta dizer: eu perdôo, mas não quero mais vê-lo na minha frente. Não é isso que deve resultar do verdadeiro perdão, mas sim o esquecimento da ofensa. Ora... Se você esqueceu, por que não vê-lo na sua frente???  Se queremos o esquecimento de nossas falhas, devemos então nos esforçar para esquecer a dos outros. Afinal, se Deus que é Deus esquece, por que nós, com as nossas leis ainda tão falhas, não esqueceríamos?
É nesse momento de oração que pedimos a Deus que para apagar de nossa alma todo ressentimento, todo ódio e todo rancor. Para que não tenhamos sentimentos de vingança, da mesma forma que desejamos que não tenham para conosco.

- NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO E LIVRAI-NOS DO MAL...
Agora pedimos pra Deus para nos amparar em todos os momentos, sejam naqueles em que nós estamos prestes a descumprir sua Lei, sejam naqueles em que formos alvo de maus pensamentos. Pedimos a ele forças para resistir às sugestões dos Espíritos pouco evoluídos ou às nossas próprias fraquezas, fortalendo nossa fé em seus anjos celestes.
Cada imperfeição que apresentamos em nossas personalidades é uma porta aberta para influências negativas. Para conter essas vibrações contrárias à Lei Maior, nós pedimos a Deus que fortifique o nosso caráter e a nossa fé, para que possamos resistir aos maus conselhos e só praticar o bem.
Ao pedirmos para que ele nos livre das tentações e do mal, não desejamos que não haja tentações, ou que não nos deparemos com energias negativas em nosso caminho, mesmo porque a Terra ainda está aprendendo a seguir as Leis de Deus. Desejamos sim, que o Senhor nos ampare em nossas fraquezas. Que envie para nos auxiliar os anjos guardiões, os guias espirituais, os mentores, os Espíritos de Luz, e todo mundo que Ele puder, para que tentem nos inspirar o caminho certo, a fim de que resistamos às tentações. 

- QUE ASSIM SEJA...
Finalizamos nossa oração suplicando ao senhor para que se faça cumprir a sua vontade para o nosso bem. Pedimos que nossos desejos se realizem e segundo a vontade divina, pois sabemos que somos pequenos demais para tentar caminhar sozinhos. Que tudo aconteça conforme nosso merecimento, pois nós somos aquilo que fazemos de nossas ações e recebemos aquilo que buscamos em nossas atitudes.
Bom irmãos, segundo André Luis a prece não é movimento mecânico de lábios. É vibração, energia, poder. O Espírito encarnado ou desencarnado pode emitir raios de poder espantoso. Os raios divinos emitidos quando oramos, são fatores muito importantes na cooperação eficiente para a cura do corpo, para a renovação da alma e para a iluminação da consciência. A prece é ação que provoca reação correspondente. Conforme a natureza da prece que se faz, se recebe a resposta imediata ou não tão imediata assim, segundo as finalidades a que a oração se destina.  Orar é atrair a Força Divina para a restauração das forças humanas, e orar em benefício dos outros, será sempre pedir por chances auto-reajustamento. O amor emanado durante as orações instrui, ameniza, levanta, recupera e redime, mas de forma alguma faz com que a justiça não haja sobre nós.  Assim, resulta que devemos vigiar a nossa conduta reta para que ela sustente o pensamento reto. Quando temos o pensamento reto, a oração é o toque mais elevado para que nos coloquemos em regime de comunhão com as Esferas Superiores.
Com as palavras de André Luis, termino o nosso estudo do dia de hoje tendo a certeza de que vou prestar mais atenção e me dedicar com muito mais fé à prática da oração. Aprendi no nosso estudo que o importante é orar com muita fé... e não, simplesmente orar muito. Sendo assim, vou tentar fazer minha oração noturna concentrada em atrair boas energias, mesmo que a oração seja pequena e decorada! Que os anjos do Céu nos guiem e que meu sono nunca mais me atrapalhe!
Com amor, Nise.

(Fontes: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Nos domínios da Mediunidade, Entre a Terra e o Céu, Missionários da Luz, Evolução entre dois Mundos - de André Luis/Chico - e Federação Espírita Brasileira)

2 comentários:

  1. Nise,
    Parabéns pelo belo texto, pelas sábias palavras. Obrigada pelo conteúdo tão oportuno. Sempre questionei o fato de repetir palavras que não eram minhas, sem ter certeza se tudo o que dizia estava em meu coração, refiro-me especialmente ao trecho: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Ficava sempre a sensação de que pedia um perdão que eu mesma fosse incapaz de conceder em 100% dos casos. Mas, como você muito bem diz, “se queremos o esquecimento de nossas falhas, devemos então nos esforçar para esquecer a dos outros”. É uma tarefa, muitas vezes, difícil, mas já admito e compreendo melhor que para tê-lo concedido por Deus, necessito oferecê-lo. É impressionante como frequentemente repetimos tantas palavras levados apenas pela forma e relaxando no seu conteúdo. Enfim, sua mensagem foi, sem dúvida, rica na forma, no conteúdo, no sentimento e na oportunidade.
    Um grande abraço.
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc leu! Escrevi essas linhas, mas tive auxílio externo também. Algumas palavras do texto foram pesquisadas na internet, outras em alguns livros, outras ainda são ensinamentos da nossa guia espiritual e da nossa dirigente... Espero ter contribuído para esclarecer um pouco mais a respeito desta oração tão importante. Acho que todos já fizeram essa oração sem se atentar muito ao significado, né? Mas com o tempo vamos melhorando! Obrigada pela visita e um grande beijo!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!