sábado, 26 de abril de 2014

OS 10 MANDAMENTOS


O DECÁLOGO - OS 10 MANDAMENTOS



O fundamento das leis universais

Os Dez Mandamentos de Deus são as leis espirituais em sua essência e tem por princípio o respeito a toda e qualquer forma de vida. Quando os seguimos, passamos a nos respeitar, assim como aos outros, a todas as coisas do universo e a Deus.

Leis Espirituais

Quando Deus disse a Moisés:

"Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outro Deus além de mim"

Ele já indicava a existência de uma força única, uma inteligência suprema e poderosa que rege todo o universo e está presente em todas as Leis Espirituais que governam a vida e as relações dos seres humanos na Terra.
Muitos conhecem ou já ouviram falar, por exemplo, na importantíssima lei do livre-arbítrio, que dá a liberdade total e irrestrita ao homem para fazer suas próprias escolhas. Ou, ainda, a lei de causa e efeito, para a qual toda ação trará uma reação equivalente, devolvida por meios de ondas de energia. Ambas conduzem nossos atos na Terra.
Muitas pessoas realmente acreditam nessa força maior. Umas preferem chamar de Deus, outras não. Até conseguem explicar uma ou outra lei, como as que serão mencionadas, mas não sabem direito como funcionam na prática. E é exatamente por não terem a compreensão completa que não sabem como lidar com essas leis no seu dia-a-dia; sentem medo ou culpa em tudo que fazem porque desconhecem os resultados mais amplos dos seus atos.
Por isso, é importante entender o que são essas leis espirituais e como agem; só assim conseguiremos usá-las em nosso benefício.
Vale adiantar que, para seguir e respeitar essas normas universais é preciso, em primeiro lugar, deixar prevalecer nossas vontades essenciais, relacionadas não apenas ao bem pessoal, mas ao bem humanitário e ao tempo em questão. Quando fazemos isso, nos conectamos a um Todo Maior, que é a humanidade e toda a Criação, e percebemos assim que Deus está em todo lugar, nas mínimas coisas, inclusive dentro de nós. Ou seja, não nos separamos Dele. É dessa forma que podemos compreender quando Jesus diz:

"Eu e o Pai somos um".

Quando, mesmo que aos poucos, entramos em sintonia com essas leis espirituais, sentimos que, vamos nos estruturando cada vez mais internamente; por exemplo: os sentimentos negativos que podem aparecer não tendem a nos dominar; uma tristeza terá muito menos graus de intensidade e será mais passageira e por aí vai.
Avancemos.
Relembrando: É bom sempre que se compreenda que estamos interligados a um Todo Maior do qual fazemos parte.

"A revolução que se apresta é antes moral do que material."
(O Evangelho Segundo o Espiritismo).

“Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-la: - porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto.
(S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.).

- "Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens." (O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Vamos lá:

Todos os mandamentos estão implícitos nos dois principais:

"Amar a Deus sobre todas as coisas" e
"Amar ao próximo como a ti mesmo".

Deus é toda essa unicidade, força única que governa o mundo, afinal, não existem outros deuses. Está intrínseco que amarmos a Deus e ao próximo, vem trazer uma unicidade com o Criador e a humanidade.
Se Ele está em tudo, uma vez que O amamos, estamos conectados a esse todo. Não havendo distinção entre nós, amaremos a nós, a Ele e ao próximo. É como se fosse um único poder, uma única inteligência. O mandamento "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus", reforça ainda o mais importante, porque nos pede para não profanar, não desonrar a lei, não lesionar esse todo.

"Lembra-te o dia de sábado para santificá-lo"

O dia de Sábado recorda o repouso de Deus no sétimo dia da criação. Esse mandamento clama pelo respeito aos limites físicos. Todos os dias são igualmente sagrados, mas o que Deus quer nos dizer é que os momentos de lazer são tão importantes quanto os de trabalho; que precisamos descansar nosso corpo físico, mental e espiritual.
Em uma de suas passagens, algumas pessoas vieram perguntar a Jesus por que estava trabalhando no sábado. Então Ele respondeu: "Meu Pai trabalha, eu também trabalho." A grande questão é saber qual é o seu limite físico. Tenha consciência exata do que você é capaz. Ao respeitar o trabalho, o lazer, a hora de dormir, de comer, o quanto comer; automaticamente está respeitando você e as leis; então suas ações são santificadas.

Curiosidade: Porque motivo, para os cristãos, o Sábado é substituído pelo Domingo?
Porque o Domingo é o dia da ressurreição de Cristo. Como «primeiro dia da semana» (Mc 16,2) Ele evoca a primeira criação; Como «oitavo dia», o que segue o Sábado, ele significa a nova criação, inaugurada com a Ressurreição de Cristo. Tornou-se assim para os cristãos o primeiro de todos os dias e de todas as festas: o dia do Senhor, no qual Ele, com a sua Páscoa, leva à realização a verdade espiritual do Sábado e anuncia o repouso eterno do homem em Deus.


"Honra teu pai e tua mãe"

Esse mandamento diz respeito às nossas origens espirituais, à ancestralidade e à matriz divina de onde viemos. Muita gente acha que ela só se refere à honra e à obediência ao pai e à mãe, mas vai além. Quando você conhece as características de seus familiares, as dificuldades pelas quais já passaram e o que fizeram na vida, não só passa a respeitá-los mais fortemente, como entende melhor o que deles existe em você.
A certeza de que há algo que nos antecedeu e algo que ainda virá nos conecta com o fluxo sagrado da vida, despertando o amor e o respeito ao próximo, avaliando e redirecionando as ações que repercutem além de nós.
"Não Matarás"

Esse mandamento não é direcionado apenas aquele que empunha uma arma e tira a vida de outro, até porque a vida não é essa apenas que pulsa em nosso corpo. Está também em nossas potencialidades, por exemplo. Não matar as nossas forças, talentos e características é uma importantíssima forma de preservação e apreço à vida.
Deus nos pede respeito à vida e a hierarquia universal, só Ele tem o direito de decidir sobre nossa existência e nossa morte. Não nos cabe aniquilar nada que venha Dele.
Outro exemplo seria a paz no mundo, a qual é exigida o respeito e desenvolvimento da vida humana. Não é a simples ausência de guerra ou equilíbrio entre as forças em contraste, mas é «a tranquilidade da ordem» (S. Agostinho), «fruto da justiça» (Is 32, 17) e o efeito da caridade. A paz terrena é imagem e fruto da paz de Cristo. Como a distribuição equitativa e a tutela dos bens das pessoas, a livre comunicação entre os seres humanos, o respeito da dignidade das pessoas e dos povos, a assídua prática da justiça e da fraternidade.

"Não adulterarás e
não darás falsos testemunhos contra o teu próximo"

Não adulterar significa não modificar, porque as leis e as ordens divinas já existem e são assim; Esse mandamento pede que as respeitemos. Ele quer dizer: não transgredir, não confundir, não misturar uma coisa com a outra. O mandamento que ordena a não dar falso testemunho, também nos lembra de que a verdade prevalece. A lei é como é. Além disso, é um alerta quanto ao poder da palavra, a qual, quando mal usada, pode gerar mentira, distorção, simulação, hipocrisia.
Acompanha também a descrição da caridade: na comunicação e na informação, que devem assegurar o bem pessoal e comum, a defesa da vida particular e o perigo de escândalo. Exige-se também o respeito ao sigilo das confidências.
A omissão em certos contextos pode ser considerada mentira pois pode deturpar a verdade a nosso favor e prejudicar outros, por omitir fatos importantes ou relevantes.

Ele é a Verdade. Seguir Jesus é viver do «Espírito de Verdade» (Jo 14,17).
  
"Não furtarás e não cobiçarás a mulher do próximo"

Assim como o pecado capital da inveja, esses mandamentos nos falam sobre o respeito ao que é do outro, ao seu trabalho, às suas conquistas e ao seu espaço. Não sinta inveja, não cobice ninguém, não deseje o que o outro tem, não queira entrar numa energia que não é sua. Apenas olhe essas vitórias com amor e consideração.

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).

Esses preceitos nos dão a certeza de que Deus está em toda parte e também está em nós. Se você amá-Lo em toda a sua alma, tudo será sagrado. Infringir as leis que governam nosso Universo gera desunião e é essa a causa de todo o sofrimento humano.
Cuide de seu trabalho, seu lazer e seu físico. Respeite toda e qualquer forma de vida, porque Deus está em todas elas, compreenda que a conquista do outro é dele e deve ser preservada. Entenda que a verdade prevalece. Não roube nada de ninguém, porque tudo é seu também. Não profane, nem crie divisão alguma entre o material e o não material. Somos parte de um todo.

Aos meus Irmãos de todo meu coração!

Dani
Fontes:
- A Espiritualidade e Você. Maura de Albanesi (alguns
trechos).
- O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec.
- www.vatican.va. archive/compendium_ccc
- http://www.cvdee.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!