quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HOMENAGEM A XANGÔ



Amigos do CEENC, escrevemos essa pequena homenagem para, um pouco atrasados, comemorarmos o dia de Xangô, que se deu nesse último dia 30 de setembro!
Xangô na Umbanda é associado à força das pedreiras e do trovão. Seu sincretismo se dá com São Jerônimo na Igreja Católica.
São Jerônimo estudou em Roma as ciências da gramática, da filosofia, entre outras. Dessa forma adquiriu grande conhecimento a respeito da humanidade. Um dos seus importantes feitos foi traduzir do latim, a pedido do Papa da época, o Antigo e o Novo Testamentos, se tornando para a Igreja, o “Doutor máximo das escrituras”, por isso, em sua imagem, se apresenta com um livro em uma mão ( a bíblia) e uma pedra na outra, para se auto-punir todas as vezes que acreditava estar tendo pensamentos que o afastassem de Deus.  
Conto a história do Santo Jerônimo para explicar para os leitores o porquê de Xangô ser representado por esse santo no culto Umbandista.  Para nós, Xangô é o orixá da sabedoria e da justiça. É representante da Lei de causa e efeito, pois toma para si a defesa contra as injustiças e as consequências advindas delas. O machado, elemento que o representa, é instrumento de dois gumes, representando os dois lados da história, assim como a balança representa o equilíbrio entre dois pesos ou duas medidas. É a ele que aqueles que têm sede de justiça recorrem nos momentos de aflição.
O saber é outra de suas características. Ele não se permite errar e por isso, busca incessantemente a sabedoria. O conhecimento é a chave para o correto caminhar e a razão justa da conquista evolutiva.
Tem ao seu lado a figura de um leão. Tal leão teria sido fiel a São Jerônimo pois ele havia lhe curado a pata em certo episódio. Quando o leão foi acusado por mercadores de ter se alimentado de um dos animais utilizados para carga de material, São Jerônimo sugeriu que os mercadores procurassem a carcaça do animal. Caso não achassem, São Jerônimo disse-lhes que não fossem injustos com o leão, pois não poderiam garantir que ele houvesse se alimentado do animal. E assim foi feito. Defendido o leão, sabiamente o santo sugeriu que o felino passasse a fazer a terefa do animal desaparecido em troca de sua vida. O que foi feito, garantindo a São Jerônimo a eterna fidelidade do rei da selva. Certo dia, enquanto carregava as mercadorias, o leão avistou o animal desaparecido no alto de um morro, sendo utilizados por alguns homens. Recuperou o animal e levou-o de volta ao encontro de seus antigos donos, os quais reconheceram a sabedoria das decisões tomadas por Jerônimo, lhe sendo eternamente gratos.
Xangô está sempre associado à força; Ele é autoridade capaz de despertar o respeito por suas determinações e leis, com poder para decidir sobre o bem e o mal. As suas determinações serão sempre obedecidas por todos, gostem ou não. Por estar associado à firmeza da rocha e à estabilidade que as pedreiras transmitem, que são os seus domínios, delas emana a sua força.
A justiça de Xangô é baseada nas leis de Deus, leis que tem origem Divina e não podem ser manipulado pelos homens. Xangô não castiga ninguém, mas se encarrega de garantir que as consequências dos atos sejam sentidas por aqueles que os praticam.  Seja sábio, seja bom e tome boas atitudes para que a justiça de Pai Xangô lhe traga a certeza de bons resultados.
Salve Xangô!

ORAÇÃO A XANGÔ


Ó Xangô, Meu Pai Xangô,
Olhai por todos os que imploram pela vossa proteção,
Dai-nos a vossa Bênção meu Pai, protegei-nos de todos os nossos inimigos,
Sejam eles inimigos materiais ou espirituais e
Protegei-nos também dos nossos falsos amigos.
Confiamos-nos a Vós, meu Pai Xangô,
Mandai-nos do alto da vossa pedreira uma faísca do vosso raio luminoso
E que com ela venham os vossos ensinamentos,
Para podermos assim tratar com toda a
Serenidade e toda a justiça os nossos semelhantes.

Meu Pai Xangô,
Vós que sois advogado e representante da justiça divina,
Eu vos peço que me defendeis das injustiças dos homens desta Terra e
Que protegeis toda a humanidade contra todas as desgraças e infelicidades.
Defendei e protegei os nossos irmãos inocentes daqueles que procuram fazer-lhes mal Ou enganá-los com as suas mentiras.

Meu Pai Xangô,
Ensinai a esses nossos irmãos o caminho do bem, da Fé e da caridade,
Para que pratiquem boas ações, como nos ensinou o nosso Pai Oxalá,
E para que aprendam a dar de graça o que de graça receberam.

Abençoai-me, Xangô,
 Protegei-me de todos os perigos do cotidiano
Ajudai-me a praticar o bem sem olhar a quem,
Ensinai-me a ser melhor, a ser bom e justo.

Ensinai-me meu Pai,
A amar e a respeitar os meus semelhantes,
Tanto quanto vos amo e Respeito.
Peço-vos ainda meu Pai Xangô,
Protegei os meus amigos e os meus entes queridos de todo o Mal!

Que assim seja!
Caô Cabecilê, meu Pai!




Um abraço carinhoso a todos, 

FAMÍLIA CEENC

2 comentários:

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!