terça-feira, 16 de abril de 2013

UMBANDA EM HARMONIA - PARTE III


O clima de paz, as emanações saudáveis e a luminosidade que passam a envolver a Casa Espírita, se tornam resultado do trabalho edificante, das orações, do pensamento retilíneo, da mensagem consoladora que se aprende e que se transmite a todos aqueles que chegam procurando por um abraço dado de bom coração, mas principalmente, se tornam resultado de um forte sentimento de amor que nasce dentro de um Templo Divino harmonioso.  
Essa harmonia, de que tanto falamos hoje, é muito importante no trabalho caritativo. Ela que faz com que a carga positiva seja tão forte nas Casas Espirituais, que aqueles Espíritos de baixa energia, que são trazidos para auxílio, se sintam de certa forma, imobilizados, em choque e, muita vezes, perdidos, pois a injeção de bons pensamentos é tão forte, que para eles que já não estão mais acostumados, funciona como motor para a modificação de sua forma de pensar e impulso para o seu desejo de se  depurar para abandonar o sofrimento.
Nos trabalhos nas mesas de Umbanda, os Espíritos sofredores são trazidos e aproximados dos médiuns envolvidos no trabalho. Para isso precisa-se manter o  equilíbrio para alcançar o domínio energético sobre aquele Espírito que precisa se manifestar. Se não há o equilíbrio moral do próprio médium e da mesa como um todo, as interrupções do fluxo positivo fortalecerão as chances de desordem causadas pelas energias de baixo grau vibratório. Nesse momento, podem ocorrer manifestações desagradáveis de zombeteiros, apoiadas na desarmonia energética oferecida pelo médium instrumento.
Como vimos irmãos, a harmonia é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos na Umbanda. Garantir a formação de uma corrente energética forte e  positiva auxilia a todos aqueles que fazem parte da corrente e também àqueles que buscam por auxílio espiritual. A responsabilidade por manter essa harmonia é de cada um e também do grupo como um todo. Se vocês estiverem se sentindo enfraquecidos ou abalados, conversem com as entidades de luz. Se aconselhem com seu Dirigente Espiritual. Eles saberão auxiliá-los para que vocês logo-logo estejam auxiliando a quem lhes procurar.
Lembrem-se sempre que ser feliz é buscar estar em harmonia com o Universo. É estar realizado, não pela fartura material, mas pela Riqueza Espiritual. É garantir que a a sua alma tenha ritmo e flua como as notas musicais de uma valsa de Strauss... Estar em harmonia é amar e deixar ser amado, pois recebemos do Universo aquilo que também ofertamos a ele. É buscar não espalhar ofensas quando queremos colher a paz. É prezar pelo respeito e ter disciplina nas ações e pensamentos. É estar presente e se fazer importante para aqueles que te buscam. É saber que existem as diferenças, é conviver com elas e ter a certeza do valor que cada uma delas tem quando se quer colorir o mundo.  É transmitir para o seu exterior toda aquela paz que você vem buscando no seu interior. É não desesperar nas dificuldades e saber que sempre há esperança no amanhã. Harmonia é simplesmente buscar a paz, cultivar a saúde e viver plenamente o amor.
Um grande abraço para todos,
Com amor,
Nise.

3 comentários:

  1. Já estava saudosa dos belos ensinamentos postados pela Nise. Lindo texto!!!! Bela mensagem....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Ótimos textos,ensinamentos que todos nós devemos colocar em nossas vidas,dentro e fora da Casa Espirita,temos grandes responsabilidades com tudo o que nos cerca.
    Muita paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Livre do excesso de vaidades (materiais e espirituais)olhando nosso semelhante como verdadeiros irmãos que somos e priorizando sempre a Caridade sentiremos a plenitude do dever cumprido e seremos muito felizes! Jesus nos ama e para ele todos somos iguais, mesmo com nossa fraquezas e limitações! Muito Obrigada, CEENC pelos ensinamentos, muita luz!!!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!