terça-feira, 16 de abril de 2013

UMBANDA EM HARMONIA - PARTE II

Para que haja harmonia em uma Casa Espiritual, vários aspectos precisam ser observados, principalmente quando tratamos sobre a Umbanda, que lida com energias vibratórias muito altas e auxilia energias de baixo padrão vibratório. Assim, a manutenção da harmonia se torna indispensável. Tanto você no cuidado pessoal com o seu campo energético, tanto o Mundo Espiritual que guarda, imanta e cerca a casa durante os trabalhos espirituais, todos devem trabalhar para que haja o perfeito funcionamento do fluxo de energia. A corrente formada dentro do Centro Umbandista, aliada às firmezas que são realizadas em seu interior para garantir a formação de elos fortes, são responsáveis por atuar sobre o fluido do local, que será utilizado pelos guardiões para impedir a passagem das más energias que poderiam causar distúrbios  na sintonia de uma reunião espiritual.
Uma vez que a energia fluídica produzida pela corrente dos médiuns será utilizada para formar a barreira de bloqueio contra más energias (como se um escudo de plasma envolvesse todo o Centro), torna-se fundamental que esse fluido seja formado do melhor material possível, para garantir o bloqueio de qualquer energia densa que não seja desejada no local. Os guardiões são Espíritos de Luz, capazes de trabalhar com a energia mais densa emanada na Terra. Sendo assim, caso haja qualquer tipo de energia de baixa vibração no filtro protetor, como impedir que Espíritos de baixa energia sejam filtrados por ele se estão no mesmo padrão vibratório? É a mesma coisa que não querer que alguém indesejado entre na sua casa e permanecer com a porta encostada para qualquer um entrar.
Por isso, é muito importante que mantenhamos nossos corpos, mentes e Espíritos sãos. Na Umbanda conhecemos diversas maneiras de auxiliar esse equilíbrio. Além daquele passe reconfortante das Entidades de Luz que se apresentam na casa espiritual, o qual pode ser feito através de um abraço reconfortante, da limpeza com folhas e defumações, podemos contar com os diversos banhos purificadores com ervas, açúcar açúcar, com flores, entre outros elementos naturais indicados para cada caso pelas entidades e pelos dirigentes das casas. Ainda, em caso de necessidade, podemos recorrer aos recolhimentos espirituais, onde ficamos em contato direto com as energias espirituais de alto padrão vibratório, que passarão a circular através dos nossos Centros Vitais, renovando nossas forças e trazendo de volta o alinhamento necessário ao bom funcionamento do fluxo energético em nosso corpo.
Por falar em recolhimento espiritual, devemos tratar aqui também a respeito das feituras e de sua importância para a harmonia dos trabalhos espirituais. Conforme o médium Umbandista vai alcançando sua evolução espiritual, são realizadas FEITURAS, que nada mais são do que um fortalecimento ainda maior da ligação Espírito-matéria no campo energético de cada médium, para que ele esteja preparado para desenvolver ainda mais seu trabalho caritativo. Quando há feitura de um médium (mudança de estágio evolutivo dentro da Umbanda), ele passa a estar mais sensível às energias do meio, pois o fluxo energético através de seus chacras fica mais intenso, permitindo que ele desenvolva melhor suas capacidades mediúnicas. Entretanto, há que se alertar que a vigília sobre as próprias ações e sobre o meio que frequenta deve ser ainda mais intensificada, uma vez que ele está susceptível a todos os tipos de emanações energéticas do ambiente.
Muitos médiuns se questionam sobre sua capacidade incorporativa dentro de uma Casa Espiritual. Diversos fatores podem influenciar este aspecto, desde o tipo de mediunidade que traz consigo até a sua capacidade de concentração na corrente espiritual. Para que o ambiente caritativo seja propício para o desenvolvimento da mediunidade, é necessário que haja a formação de uma corrente harmônica entre médiuns e Espíritos de Luz. Essa corrente só pode ser formada quando os médiuns se encarregam de cuidar do seu corpo e de seus pensamentos, para que sejam o Templo Sagrado onde se manifestará um enviado divino. Espíritos de alto padrão vibratório não frequentam instrumentos plasmados negativamente. A manutenção da limpeza das vestes, limpeza do corpo, o cuidado para seguir o preceito que antecede os trabalhos espirituais, o equilíbrio dentro do Centro e também na vida são fundamentais para que haja a harmonia que propicia a incorporação.
Outro aspecto bastante influente é a harmonia dentro da casa Umbandista. No Centro, precisamos seguir os fundamentos estabelecidos, precisamos garantir a limpeza para troca de fluidos, zelar pela organização do espaço que frequentamos, pelas firmezas da casa e pela sintonia de todos os instrumentos de trabalho a serem utilizados. O ambiente preparado para o trabalho espiritual é essencial para a emanação de bons fluidos.
Nas reuniões espirituais, outro aspecto importante para a manutenção do equilíbrio e da formação da corrente é a atenção que precisamos ter nos rituais religiosos. Quando oramos ou cantamos os chamamentos espirituais, que também são uma forma de oração, estamos invocando energias sagradas para dentro de nossa casa. Não é apenas uma música que estamos cantando. Estamos emitindo um mantra poderoso para atrair boas vibrações para nosso trabalho. O ritmo, a firmeza de pensamento e a participação de todos na corrente fortalecem a súplica que fazemos pelo auxílio dos Espíritos de Luz. Atentemos às palmas. Atentemos à participação. Isso faz a diferença na energia que circula na corrente.
Quanto às vestes, utilizadas no Centro de Umbanda, prezamos pela roupa branca e igual para todos, pois a desarmonia também se manifesta nas nossas vaidades e nas nossas diferenças. Como sabemos que aos olhos do Pai somos todos iguais, nada mais coerente do que prezar por esta harmonia também nas cores, nas roupas, nos materiais e em tudo mais que utilizamos na nossa liturgia.
Não podemos deixar de citar também que o bom relacionamento entre os membros de uma casa é fundamental para que haja um clima de harmonia para os trabalhos espirituais. O respeito, o cuidado, a atenção e a vontade de não fazer ao outro aquilo que não queremos para nós mesmos é muito importante para que haja sintonia entre os presentes. Na Umbanda nos chamamos de irmãos pois entendemos que somos todos de uma mesma família, filhos de um mesmo Deus, olhados por uma mesma mãe, ou dirigente, moradores de um mesmo solo sagrado e por isso, precisamos agir desta forma. Desejar o bem e procurar ter um bom relacionamento com todos é fundamental para que a união faça a diferença na harmonia do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!