quinta-feira, 13 de junho de 2013

CONHECIMENTO NA UMBANDA


Olá irmãos queridos,
Hoje abordaremos mais um tema que a vovó vem passando para gente entender nossa maravilhosa religião, compreender porque estamos aqui, cultivar nossos sentimentos de amor, passando para o próximo toda forma de caridade e de obter novos conhecimentos.
Opa, peraí...
Este tema é sobre CONHECIMENTO e começarei o texto citando uma poesia:

“SOU COMO A ÁGUA”
“Nenhuma barreira pode represar-me e impedir que eu me torne um oceano.
Se barrarem minha passagem colocando grandes pedras em meu leito converter –me-ei em torrente, em cachoeira e saltarei impetuoso.
Se me fecharem todas as saídas, eu me infiltrarei no subsolo.
Permanecerei por algum tempo, mas não tardarei a reaparecer.
Em breve, estarei jorrando através de fontes cristalinas para saciar a sede dos transeuntes.
Se me impedirem também de penetrar no subsolo, eu me transformarei em vapor, formarei nuvens e cobrirei o céu.
E, chegando na hora, atrairei furacão, provocarei relâmpagos, desabarei  torrencialmente, inundarei e romperei quaisquer diques e serei finalmente um grande oceano”.
Poema de  Massaharu Taniguchi

O que vem a ser a palavra conhecimento?
 Conhecimento  é uma palavra que está diretamente ligada ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano e ele só é adquirido através das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio, que é o lugar onde se encontra, onde vivem pessoas com as quais se relaciona. Buscando a evolução através dos fatos, parte à procura de seus objetivos, somando aprendizados ao entendimento, colhendo conhecimento para ir em busca da sabedoria.
O Conhecimento é o sentido que promove a expansão da consciência do ser. O desenvolvimento racional e intelectual somado com o emocional desenvolve sua evolução mental. Como o poema mesmo diz, não há barreiras para a busca do entendimento e do saber. Uma simples gota de água pode se tornar em um imenso oceano de conhecimento, só depende do interesse de cada um e da busca de cada um. O tempo não para. A evolução é constante e o conhecimento infinito. 
Há muito tempo atrás, nossa religião era conhecida como religião mística, oculta, feita de “bruxarias”.Tinha seus grupos fechados, existia o “Eros” (segredo) e por muito tempo, foi difícil ser aceita na sociedade. A busca do conhecimento fez com que o mundo evoluísse e as pessoas começassem a buscar conhecer além dos dogmas; saber o porquê de cada coisa, o porquê isso acontece, porque isso é feito...  E não, realizar tarefas sem saber o porquê de sua execução...  Com isso, houve a necessidade da busca do conhecimento e também de respostas práticas, que passaram a ser encontradas nas leituras, nas teorias, na sabedoria dos antigos e nos ensinamentos dos guias de luz.
Nos dias de hoje, esta visão de nossa UMBANDA vem sendo elucidada e sua evolução vem acontecendo a passos largos através da seriedade dos médiuns nos trabalhos ritualísticos, na busca constante no estudo que desenvolve a cada dia a mediunidade na prática da caridade e amor ao próximo.  São essas vertentes que fazem da Umbanda uma religião séria, com bases, com fundamentos, sendo acima de tudo respeitada e aceita como religião tipicamente brasileira.
Tudo na nossa religião tem uma explicação, como por exemplo a utilização das ervas nos trabalhos de cura e limpeza espiritual, a utilização do fumo e bebida nos trabalhos caritativos, os pontos cantados, as firmezas do terreiro, a incorporação, o ato de “bater a cabeça”, os recolhimentos  e muito mais...
Cada vez que passamos a ter uma informação nova, um conhecimento melhor de um fato, uma coisa, uma pessoa ou qualquer outro assunto, surge a vontade de estudar, de pesquisar e de saber. Através do conhecimento somos levados a entender o que nos é apresentado. Através de pesquisas, estudos e dedicação, a nossa UMBANDA SAGRADA vem sendo amada e respeitada cada vez mais. Quanto mais conhecermos o que nos é apresentado dentro da Nossa Umbanda, mais estaremos nos envolvendo com tudo que precisamos aprender e conhecer para evoluirmos dentro dos trabalhos caritativos a que nos destinamos.
Não confunda jamais conhecimento com sabedoria.
O Conhecimento o ajuda a entender a vida; A sabedoria o ajuda a fazer escolhas certas na vida.
Que todos nós busquemos os frutos do conhecimento. Um sempre ajudando o outro, crescendo sempre em harmonia e buscando a paz entre os homens.
VER UM IRMÃO CRESCENDO, BUSCANDO CONHECIMENTO, EVOLUINDO NOS DÁ TANTA CERTEZA QUE NOSSOS OBJETIVOS ESTÃO SENDO ALCANÇADOS... É COMO SE VÍSSEMOS A NÓS MESMOS. O CONHECIMENTO NOS LEVA À SABEDORIA, QUE NADA MAIS É DO QUE UM ESPELHO DA VIDA.
ENTÃO, SIGAM EM BUSCA DE NOVAS DESCOBERTAS. BUSQUEM CONHECIMENTOS E QUE DEUS NOS AJUDE A CADA VEZ MAIS, A LEVAR A NOSSA UMBANDA À FRENTE COM PÉS FINCADOS NO CHÃO E MUITO AMOR NO CORAÇÃO!
Irmãos, amo todos vocês!

IRMÃO THIAGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!