domingo, 11 de agosto de 2013

A UMBANDA POR UM KARDECISTA

Hoje trazemos esse texto que retiramos da página:
http://www.espiritoimortal.com.br/Espiritismo-e-Umbanda/por ter um conteúdo bastante enriquecedor para todos os que procuram entender a Verdade Universal sobre os Espíritos e não se prendem a denominações criadas pelos homens para definir o que quer que seja.... Vale bastante a observação!


 Você acha que Umbanda é Espiritismo? Estou perguntando pra você; eu, particularmente, aprendi a evitar discussões estéreis. Perde-se tempo e se ganha desafetos. Discussão boa, mesmo, é discussão evitada. O fato é que a Umbanda foi anunciada dentro dum centro Espírita.
As pessoas com quem me relaciono sabem da minha condição de Espírita, e muitas vezes fazem confusão com Umbanda ou batuque. Batuque é como se chama aqui no Sul a religião de nação africana. O candomblé não é muito comum por aqui.
A confusão não me incomoda, embora não deixe de ser estranho o desconhecimento que a maioria das pessoas tem sobre as diferentes denominações. Muitos pensam que Espírita larga despacho nas encruzilhadas, que acende vela, que toca tambor, que faz trabalho no cemitério. A confusão é grande.
Frequentei Umbanda e batuque na infância e na adolescência. Conheci terreiros totalmente diferentes uns dos outros. Desde humildes cômodos de madeira caiada até grandes salões. Desde a chamada Umbanda branca, com cânticos sem o uso de tambores, até sessão de exu, de uma energia pesada e de um barulho infernal.
Mencionei há pouco a Umbanda branca. É um modo de distingui-la da Umbanda misturada com nação, coisa muito comum por aqui. Acontece o mesmo com o Espiritismo, que às vezes é denominado de Espiritismo kardecista para diferenciá-lo da Umbanda e de religiões africanas. E aqui chegamos num ponto sensível, pois nem os Espíritas gostam de ser chamados de kardecistas, nem os umbandistas gostam que se diga Umbanda branca. Os Espíritas explicam que o termo Espírita foi criado por Allan Kardec. Os umbandistas dizem que só existeuma Umbanda.
O fato é que o conteúdo filosófico legado por Allan Kardec é seguido pela Umbanda. As diferenças entre Espiritismo e Umbanda estão na forma exterior, já que a Umbanda adota o uso de imagens, símbolos, pontos cantados e riscados, práticas que são evitadas no Espiritismo.
Há anos venho lendo e sendo informado de que a Umbanda vem passando por um profundo processo de mudança. Conheci um terreiro no início deste ano que segue as novas orientações do plano espiritual e pude notar o esforço em adotar uma doutrina própria. Talvez você não saiba, mas a Umbanda teve início no Espiritismo. E passou a denominar seus templos de “centro Espírita” no tempo em que as religiões africanas ainda eram perseguidas pela polícia. Para evitar problemas, adotaram o nome de “centro Espírita” ou “centro Espírita de Umbanda”. Nem sempre houve liberdade religiosa no Brasil…
Espiritismo e Umbanda são religiões distintas, não há dúvida. Eu, particularmente, ainda não me convenci de que o Espiritismo seja uma religião, mas aí já é outro assunto. Acredito que são duas correntes espirituais que se complementam harmoniosamente. É interessante observar que assim como quem não conhece o Espiritismo confunde conceitos que para nós são muito claros, também há Espíritas que fazem julgamentos sobre a Umbanda sem nunca ter pisado num terreiro.
A espiritualidade responsável pela nossa orientação aqui na Terra certamente não faz essas distinções. O sectarismo é típico de mentes primárias, que ainda precisam se apegar ferrenhamente a algum rótulo ou título que lhe empreste alguma distinção. Você acha que um Espírito superior a nós, empenhado em esclarecer e fazer o bem, vai dar alguma importância pra denominação religiosa? Vai perguntar se você é Espírita, umbandista, católico, protestante, budista, muçulmano? Claro que não!
O Espiritismo não é o único meio de salvação humana, e não existe dono da verdade. Mas voltando a pergunta lá de cima: Você acha que Umbanda é Espiritismo? Uma das definições de Allan Kardec dizia que “Espírita é aquele que crê nas manifestações dos Espíritos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!