sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DIA DAS CRIANÇAS! ALEGRIA NA UMBANDA!

(Texto enviado por Gisele)

 As crianças são a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos.
 Sincretizados nas figuras de Cosme, Damião e Doum, seu dia comemorativo é 27 de setembro.
 São espíritos que já estiveram encarnados na Terra e que optaram ou receberam a missão de continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda.
Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.
 O elemento e força da natureza correspondente a Ibeji são... Todos, pois as crianças poderão, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos. Elas manipulam as energias elementares e são portadoras naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.
 Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade. Dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa.
 Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. As entidades que fazem parte, na Umbanda, da Ibejada são assim, fazem tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas (guaraná) e tratam a todos como tio e vô.
 Existe um antigo provérbio Umbandista, que diz: "Não há um Caboclo ou Preto-velho que, apesar de toda a sua elevação, não respeite um Ibeiji”.
E, por isso, não há uma gira de criança que não lote os terreiros de Umbanda! Enquanto participamos, tudo que sentimos é uma alegria infinita, uma felicidade que nos leva a sorrir sem motivos, que nos faz recordar a nossa infância querida na qual, muitas vezes, logicamente sem o devido conhecimento, brincávamos com o nosso querido Erê!
Muito obrigado, criancinhas queridas, por estarem sempre junto de nós nos dando todo o amor e o carinho que transbordam de vocês!

Salve as criancinhas! 
(Texto adaptado do site Umbanda de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!