segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A VERDADE

(Texto enviado por Rodolpho)

Boa noite irmãos.
Mais uma segunda feira de muita alegria, aprendizado, desenvolvimento e amor.
Que Jesus possa nos guiar pelo caminho do bem, da verdade e da fraternidade.
Eu recebi de presente a oportunidade de falar um pouquinho para vocês sobre as palavras que a vovó Antonieta vem nos ensinando a cada dia para seguirmos o caminho o bem e da Verdade, “VERDADE”... OPAAA!!!! Essa é a palavra tão especial que tive a honra de estudar e para trazê-la sob meu entendimento no dia de hoje.
Como não podia ser diferente, fui correndo ao dicionário, para saber o significado dessa palavra tão importante.  Verdade = Realidade, exatidão, sinceridade e boa fé. Encontrei um lindo conto que fala sobre a verdade e gostaria de compartilhar com todos vocês.
Vamos lá:


A semente da verdade
(texto retirado do conto folclórico oriental recontado por Patrícia Engel Secco, adaptado por Luis Norberto Pascoal)
                              
O imperador precisava encontrar um sucessor. Sem filhos, nem parentes próximos, ele decidiu convocar todas as crianças do Reino.
Thai foi uma delas. Ele era um ótimo menino. Dedicava-se ao jardim de sua casa e cada planta tocada por ele crescia viçosa e forte.
No dia marcado, dirigiu-se até o palácio, onde havia milhares de pequenos súditos. O imperador disse:
- Crianças, preciso escolher meu sucessor entre vocês. Vou lhes dar uma tarefa. Aqui estão algumas sementes e quero que vocês as cultivem. O trono será daquele que me trouxer, daqui a um ano, a planta mais bonita.
Thai era um excelente jardineiro e com certeza faria muito bem o que o imperador pediu. Porém, por mais que se esforçasse a semente não brotava.  O menino fez tudo o que podia, mas seus esforços não adiantaram.
Foi quando chegou o dia de apresentar a planta para o imperador. A sua semente não havia brotado e o menino estava tão preocupado que não queria enfrentar as outras crianças; porém seu avô disse:
- Você é honesto. Vai até o imperador e diga a verdade. Sua dedicação foi máxima, mas a semente não brotou. Não se envergonhe, querido, apenas explique o que você fez, pois devemos sempre agir com honestidade, buscando a felicidade, sem que a nossa alegria faça alguém infeliz.
Thai obedeceu ao avô e foi ao palácio. Entretanto, ao chegar lá, ficou assustado, pois era a única criança que não levava consigo uma belíssima planta.
O imperador chamava as crianças, examinava o vaso e não falava mais nada. Não sorria e nem esboçava contentamento. Thai estava muito nervoso, pois se o imperador não havia aprovado aquelas plantas maravilhosas, o que diria de seu vaso sem nada?
Thai foi ficando pra trás e, quando se deu conta, era o último da fila. Mas sua vez chegou e ele não podia mais adiar o encontro com o imperador.
-Vejamos meu jovem, o que tem ai para mim? – disse rispidamente o Imperador.
Foi quando Thai não pode mais evitar as lágrimas. Com a cabeça baixa, mostrou o vaso ao imperador e disse:
-Senhor, sou um jardineiro e uma das minhas virtudes é a perseverança, mas por mais que eu tenha me esforçado, a semente não brotou. Meu avô ajudou a pensar sobre o que fazer e optei por dizer a verdade, explicar que me esforcei e pedir-lhe perdão.
Foi quando surpreendentemente o Imperador disse para o pequeno súdito:
- Não se envergonhe criança, você fez o certo. A sua grande virtude foi dizer a verdade, pois eu havia queimado todas as sementes e nenhuma poderia germinar. Portanto, você foi o único que, de fato, plantou a semente da verdade.
***
Esse pequeno conto nos mostra realidade da palavra verdade. Ser verdadeiro, dizer a verdade é ser real, colocar para fora os seus sentimentos e pensamentos, ser honesto consigo mesmo e com os outros.  Falar a verdade é retratar exatamente o que você sente na alma, ser sincero, honesto, ter sempre bons sentimentos que te levam a praticar o amor para com o próximo e para conosco, nos tornando pessoas melhores e justas.
Desde pequeno, escuto minha mãe falar: menino que diz a verdade não merece castigo, seja um menino verdadeiro, honrado e com caráter. Mentira tem pernas curtas, seu nariz vai crescer. Fui crescendo e percebendo o que de fato era ser um menino verdadeiro. A verdade é um bem maior que adquirimos e ensinamos para o mundo. Ser uma pessoa do bem é ser uma pessoa sincera, pois ao dizermos a verdade, não precisamos encontrar justificativas para nossos erros, encontrar desculpas para tudo que fazemos e nem nos sentimos obrigados a viver com medo de que descubram que somos culpados de alguma coisa. Quem fala a verdade e leva a verdade em seus corações e em suas ações vive a vida de maneira leve sem fugir da realidade e é visto como uma pessoa do bem, verdadeira e sincera.
Na nossa Umbanda, a verdade é base de nossos princípios e do nosso caráter. Sem a verdade, nos tornamos pessoas não confiáveis, nas quais não se tem a certeza de que aquilo se diz é realmente o certo. A Umbanda é verdadeira e sincera, pois os guias e Mentores de Luz ,em sua infinita misericórdia, vêm até nós para trazer uma palavra de conforto e de amor; Eles trabalham na verdade e no bem, se aproximando de nós de acordo com a nossa vibração. Se formos médiuns bons e verdadeiros, vamos vibrar nessas energias positivas e atrairemos para perto de nós os amigos de luz; Se trabalharmos na mentira ou na dúvida, as energias negativas vão estar próximas de nós, e passaremos a ser instrumentos, não de amor, mas de vibrações ruins para as pessoas que precisam de amor e carinho.
Por tudo isso que a Umbanda não admite mentiras e desconfianças. Ela trabalha no bem. Para atrairmos coisas boas é preciso sermos pessoas de coração trasbordando de amor sincero, com objetivo de levar ao mundo a paz do nosso Mestre Jesus. A Umbanda foi criada para união dos povos, para falar a língua de todos, para ter a cara do povo. Para isso a verdade é primordial tanto para quem a pratica quanto para quem a recebe, pois Deus é justo e fiel. Se estamos trabalhando na seara do amor, precisamos ser pessoas verdadeiras acima de tudo.
Bem meus irmãos, vamos ser verdadeiros primeiro conosco, abrir nossos corações para a bondade de Deus e refletir se praticamos a verdade sincera, pois se não falarmos a verdade estaremos nos prejudicando, enganando e trazendo  para perto de nós energias negativas e mentirosas. Vamos em busca da Paz interior sempre, respeitando e sendo sempre verdadeiros conosco e com o próximo, para que possamos levar para os outros irmãos que amamos a verdade de Deus. 
Abraços a todos,

Irmão Rodolpho. 

Um comentário:

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!