segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ENSINANDO O CAVALO A VOAR

(Texto aplicado à Mesa I)

Vamos dividir a palavra preocupação em duas partes: pré-ocupação. Ou seja, ocupar-se de algo antes que aconteça ou, morrer de véspera. Tentar resolver problemas que ainda não tiveram tempo de se manifestar. Imaginar que as coisas, quando chegam, sempre escolhem seu pior aspecto. Muitas vezes o desespero faz cegar os olhos às soluções simples. Para tudo há solução e, para o que não há, eis aí a solução! Há, é claro, muitas exceções. Uma delas é o herói desta pequena história:
Um velho rei da Índia condenou um homem à forca. Assim que terminou o julgamento, o condenado lhe pediu:
- Vossa Majestade é um homem sábio e curioso a respeito de tudo que seus súditos conseguem fazer. Respeita os gurus, os sábios, os encantadores de serpentes e os faquires. Pois bem. Quando eu era criança, meu avô me transmitiu a técnica de fazer um cavalo branco voar. Não existe mais ninguém neste reino que saiba isto, de modo que minha vida deve ser poupada.
O rei imediatamente mandou trazer um cavalo branco.
- Preciso ficar dois anos com este animal – disse o condenado.
- Você terá dois anos – respondeu o rei, a esta altura meio desconfiado – Mas, se este cavalo não aprender a voar, será enforcado.
O homem saiu dali com o cavalo, feliz da vida. Ao chegar em casa, encontrou toda a família em prantos.
- Você está louco? – gritaram todos – Desde quando alguém desta casa sabe fazer um cavalo voar?
- Não se preocupem – respondeu ele – Primeiro, nunca alguém tentou ensinar um cavalo a voar, e pode ser que ele aprenda. Segundo, o rei está muito velho e pode morrer nesses dois anos. Terceiro, o animal também pode morrer, e eu conseguirei mais dois anos para treinar um novo animal. Isso sem contar a possibilidade de revoluções, golpes de Estado, anistias gerais. Finalmente, se tudo continuar como está, eu ganhei dois anos de vida, e neles poderei fazer tudo o que tiver vontade. Vocês acham pouco?

Por vezes a vida nos traz momentos que parecem não ter solução. Desesperamo-nos e na ânsia de resolver algo que ainda não aconteceu, acabamos por antecipar problemas que talvez nem chegassem a se concretizar. Uma visão positiva e otimista de futuro pode mudar essa perspectiva. A confiança em você associada à fé, podem evitar que você perca seu tempo tentando antecipar possibilidades. Já ouviu a expressão “peru de Natal é que morre na véspera”? Pois é... Cada coisa tem um tempo e uma hora e nossas atitudes podem alterar o porvir. Pense nisso e aguarde o tempo certo do acontecer. Não se desespere e confie. Quem sabe amanhã não lhe reserve boas surpresas?... Se você já se tem o “NÃO”, o que te custa esperar que aconteça um “SIM”?

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!