sexta-feira, 5 de abril de 2013

SE EU SOUBESSE O QUE SEI AGORA...




Conta-se que o dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua e lhe falou:
- Sr.Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor conhece tão bem. Poderia redigir um anúncio para o jornal?
Olavo Bilac, muito solícito, apanhou um papel e escreveu: Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.
Meses depois, o poeta topa com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio:
- Nem pensei mais nisso, disse o amigo. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha.
*****

Às vezes, para que possamos reconhecer o valor dos tesouros que possuímos, é preciso que alguém nos abra os olhos. E isso não acontece somente com relação aos bens materiais, mas também no campo afetivo. Talvez motivados pela rotina ou pela acomodação, passamos a observar apenas as manias ou os pequenos defeitos daqueles que convivem conosco, esquecendo-nos das qualidades boas que eles possuem. Não é raro alguém de fora nos surpreender com uma lista de virtudes dos nossos filhos, que passam despercebidas aos nossos olhos. Ou, então, um colega que elogia nosso esposo ou esposa ressaltando qualidades que não estamos percebendo. 
Assim, não façamos como o comerciante que queria vender seu sítio, e ao ler o anúncio redigido por alguém de fora, mudou de ideia. Tenhamos, nós mesmos, olhos de ver, ouvidos de ouvir e sensibilidade para sentir as boas qualidades e as virtudes daqueles que nos seguem mais de perto.

Com base em texto publicado por "Momento Espírita"

3 comentários:

  1. Lindo ensinamento....as vezes não valorizamos o que temos e perdemos muito com isso. Temos que dar mais valor a tudo que temos, pois muitas pessoas seriam felicíssimas com a centésima parte do que possuimos!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso!!!Preocupados com a correria do dia a dia,esquecemos de parar e olhar,valorizar e agradecer por tudo que temos,é como o brinquedo que tanto queremos e depois que ganhamos o deixamos de lado e esquecemos o quanto desejamos...
    Mensagens como essa que nos levam a reflexão é muito necessária para lapidar as nossas imperfeições.
    Parabéns CEENC!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho dos comentários! Esperamos ajudar sempre! Sugestões são sempre bem vindas!

    Um grande abraço,

    FAMÍLIA CEENC

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!