terça-feira, 16 de abril de 2013

UMBANDA EM HARMONIA - PARTE I



CENTRO ESPÍRITA DE ESTUDOS NOSSA CASA
ESTUDO DE GRUPO CEENC 2013 – TEXTO I
- 15 de Abril de 2013-
Oi irmãos!
Que bom voltar compartilhar com vocês todo os ensinamentos que temos recebido ao longo dos anos! Que Deus nos ajude a ter sempre vontade de aprender, estudar e buscar o conhecimento, sem o qual não podemos evoluir espiritualmente!
Então, por orientação da nossa Vovó Antonieta, os nossos próximos estudos de Umbanda abordarão temas de fundamental importância para o nosso amadurecimento pessoal e coletivo. Trataremos a respeito da moral Umbandista, traduzida nos conceitos fundamentais de harmonia, concórdia, companheirismo, equipe, compartilhamento, conhecimento, paz, abnegação, humildade, abdicação, compromisso e verdade! Vamos lá?
TEMA DE HOJE:
Viver em harmonia é fazer da poesia,
uma canção de Paz...
Conta-se no episódio sobre a origem da Umbanda que Zélio Fernandino de Morais, ainda nos seus 17 anos de idade, passou a frequentar um Centro Espírita Kardecista para realizar estudos de mesa a respeito da Codificação do Espiritismo. Em certo momento, foi tomado por uma vontade imensa de quebrar o protocolo das reuniões que se desenvolviam naquela casa espiritual, declarando que naquela mesa de estudo faltavam flores! Então, imediatamente levantou-se da mesa de estudos, foi ao jardim nos fundos da casa e colheu algumas flores brancas, que imediatamente foram colocadas no centro daquela mesa, ao redor da qual os médiuns se encontravam reunidos. Foi a partir deste momento que as energias dos antigos escravos e índios brasileiros começaram a se apresentar naquela mesa e a dar suas mensagens de amor e fé! E foi também a partir deste momento que se fez surgir a Umbanda!
Muitos poderiam se surpreender ao pensar em como aquelas flores eram mágicas, poderosas, praticamente encantadas, ao ponto de fazer com que a Umbanda se iniciasse apenas com a sua presença naquela mesa! Mas não... A mágica existente no local não estava diretamente relacionada às flores, como poderia parecer se fosse um conto de fadas... Mas sim ao efeito que aquela flor geraria naquele ambiente de estudo!
A energia que passou a emanar daquelas flores sobre a mesa permitiu uma maior harmonização do local. Além do poder de embelezar o local da reunião, as flores foram importantes para limpar e purificar o ambiente, atraindo boas vibrações e afastando as más. A energia circulante então, filtrada através desses delicados elementos da natureza, se transformou em vibração mais pura, trazendo maior harmonia para aquele ambiente que, naquele momento, tornou-se ideal para a manifestação espiritual de alto padrão vibratório. Assim, a comunicação mediúnica foi facilitada.
A Umbanda se fundamenta nas energias do Universo. São elas as responsáveis por compor tudo aquilo que faz parte da natureza. Para a geração da vida, em seu aspecto mais amplo, é necessário que haja um equilíbrio em todos os sistemas que atuam para a manutenção da existência, seja ela física, fluídica ou espiritual. Toda a natureza é o retrato harmonia divina, funcionando em sintonia perfeita para congregar todas as criaturas no caminho da evolução e do progresso. Interrupções no fluxo energético universal causariam distúrbios que seriam imediatamente refletidos na vida existente em todo o espaço e, inclusive no nosso planeta.
A existência terrena reproduz, ainda que de forma grosseira, todo o processo evolutivo pelo qual é submetido o Espírito humano. Na criação todos estão interligados e a harmonia Universal depende da evolução e do caminhar de todos. Nossas atitudes podem causar um desequilíbrio energético em nós mesmos ou no nosso meio, o que influenciaria o desequilíbrio em tudo aquilo que nos cerca.
A mesma análise pode ser feita quando pensamos em termos de uma Casa Espírita. Quando o médium chega ao Centro Umbandista, vem procurando evolução espiritual, entendimento, enfim, maturidade e equilíbrio entre o seu ser físico e o seu ser espiritual. Ali, na sua casa espiritual ele pretende alcançar a harmonia física e mental. Essa necessidade é suprida pela confluência de boas energias manipuladas no  local para obtenção de um campo energético salutar, resultante da união de intenções afins, ações benéficas e pensamentos positivos dos seres que ali frequentam, sejam eles humanos ou espirituais.
Como sabemos, nosso corpo é formado por Centros energéticos de captação e emanação de fluidos, os chamados Chacras ou Centros Vitais. Esses Centros são canais que realizam a troca energética entre a matéria e o Espírito, precisando estar em plena harmonia para garantir o bom funcionamento do corpo humano. Estamos mergulhados nos fluidos do ambiente que frequentamos e por isso, precisamos cuidar para que haja equilíbrio e paz.
Nos Centros de Umbanda esse assunto se traduz de uma maneira ainda mais séria. Somos médiuns, com a sensibilidade ainda mais aflorada às influências do meio. Nosso corpo material, além de nos servir, é instrumento da prática da caridade através da relação com Espíritos que manipulam não somente a energia do nosso campo energético, mas também o campo daqueles que chegam em busca de auxílio. Quando trabalhamos com as entidades de luz, a energia que passa a cirular através de nosso chacra coronário (no topo da cabeça, ligado à coroa) fica ainda mais intensa e o equilíbrio ainda mais necessário. Quando há qualquer tipo de desarmonia, há prejuízo ao funcionamento dessa ligação espiritual, o que dificulta o estabelecimento da ligação mediúnica.
Na Umbanda temos uma grande responsabilidade por manter o equilíbrio, pois a nossa energia influencia a energia do ambiente, que atua sobre todos aqueles que formam a corrente de uma Casa Santa. Quando não estamos em harmonia ou quando faltamos com frequência às reuniões, acabamos por sobrecarregar outro irmão, que ligado energeticamente à você, vai precisar dispender ainda mais energia para suplantar a que você não está conseguindo enviar. Isso é muito importante, pois os consulentes que chegam à casa espiritual procurando ajuda, não podem sair mais desarmônicos do que quando chegaram. Devem sair com suas energias renovadas e com a sensação de felicidade, que é inerente a um ambiente de paz.

Um comentário:

  1. Maravilhoso ensinamento,temos que ter responsabilidades com nossos pensamentos e atos,para harmonia e paz do nosso planeta.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!