quarta-feira, 19 de junho de 2013

POR QUE USAMOS BRANCO?


Dentre os princípios da Umbanda, um dos elementos de grande significância e fundamento, é o uso da roupa branca. A cor branca é um dos maiores símbolos de unidade, fraternidade e simplicidade já utilizados. A roupa branca transmite a sensação de limpeza, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada consideração.
O branco é uma cor relaxante, que induz o psiquismo à calma e à tranquilidade e ajuda nos trabalhos espirituais. É tanto que em 16 de novembro de 1908, na anunciação da Umbanda no plano físico, o espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, ao fixar as bases e diretrizes do segmento religioso, expôs, dentre outras coisas, que todos os sacerdotes (médiuns) utilizariam roupas brancas. Mas, por quê? Teria sido uma orientação aleatória, ou o reflexo de um profundo conhecimento mítico, místico, científico e religioso da cor branca?
No decorrer de toda a história da Humanidade, a cor branca aparece como um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade já utilizados. Nas antigas ordens religiosas do continente asiático, encontramos a citada cor como representação de elevada sabedoria e alto grau de espiritualidade superior. As ordens iniciáticas utilizavam insígnias de cor branca; os brâmanes tinham como símbolo o Branco, que se exteriorizava em seus vestuário e estandartes. Os antigos druidas tinham na cor branca um de seus principais elos do material para o espiritual. Os Magos Brancos da antiga Índia eram assim chamados porque utilizavam a magia para fins positivos e também porque suas vestes sacerdotais eram constituídas de túnicas e capuzes brancos. O próprio Cristo Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecido branco nas peregrinações e pregações que fazia.
Quando falamos a respeito da simplicidade de se usar roupas brancas, por vezes não nos lembramos de que esta cor contem dentro de si todas as demais cores existentes. Nas pesquisas científicas de Isaac Newton, grande cientista do século XVII, que se provou que a cor branca aglutinava em si todas as demais. Portanto, quando lembramos que a religião que abraçamos é a união de todas as bandas e todas as energias da natureza, com suas cores, nuances e vibrações, não podemos esquecer que a cor branca sintetiza todas as outras.  Representamos cada um dos elementos da natureza através das cores associadas aos Orixás e o branco associamos ao nosso Pai Oxalá, o nosso Senhor Jesus Cristo, maior representação da energia Universal em forma de Orixá. Assim, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda.
Além disso, a cor branca representa a paz. Nas ocasiões de guerra, quando os adversários, oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, manifestavam sincera intenção de encerrarem a contenda, o que faziam? Desfraldavam bandeiras brancas! O que falar então do vestuário dos profissionais das diversas áreas de saúde. Médicos, enfermeiros, dentistas etc., todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades. Por quê? Porque a roupa branca transmite a sensação de limpeza, calma e serenidade.
Ao entrarem numa casa de Umbanda, reparem que todos devem estar trajando o mesmo tipo de roupa, pois não há diferenças entre os irmãos de uma Casa. Todos são iguais perante Deus. A roupa branca usada pelos médiuns não permite diferenciar o nível social, cultural ou intelectual dos médiuns que fazem parte da mesma corrente, pois o branco representa a igualdade entre todos.
Devemos dispensar muito carinho e cuidado com o nosso branco. As roupas de nosso trabalho devem ser conservadas limpas e bem cuidadas. Devem estar sempre longe do contato direto com as outras energias cotidianas, por isso é importante que elas sejam guardadas separadas das demais. Quando essas roupas ficam amareladas, puídas ou deterioradas de alguma forma, elas precisam ser consertadas, ou então deixadas de lado.
Nunca se deve vir vestido de casa, do trabalho ou da rua, e sim, vestir suas roupas brancas na sua Casa Santa, após tomado o seu banho de ervas. Se você as veste na rua, você as sujeita às energias negativas existentes, que não são indicadas para o trabalho espiritual, pois influenciam o campo áurico e perispiritual do médium. Portanto, garantir a limpeza do corpo e a pureza de Espírito através dos banhos e da limpeza das roupas é fundamental para o trabalho.
A implantação desta cor em nossa religião, não foi fruto de opção aleatória, mas sim pautada em seguro e inequívoco conhecimento de quem teve a missão de anunciar a Umbanda e garantir a unidade entre todos aqueles que fazem parte da corrente de fé.
Que Oxalá nos abençoe sempre.

(Texto baseado em outro presente à página “Umbanda de Jesus”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!