terça-feira, 15 de outubro de 2013

LEALDADE NA UMBANDA

Pedro declarou a Jesus:
"Mesmo que seja necessário morrer contigo, jamais te negarei!".



Conta a história que um homem com seu cavalo e seu cão caminhavam por uma estrada. E depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente.
Às vezes os mortos levam algum tempo para se dar conta de sua nova condição…
A caminhada era muito longa. Morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água.
Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça revestida com blocos de ouro. No centro dela havia uma fonte de onde jorrava água cristalina.
O andarilho dirigiu-se ao homem que numa guarita guardava a entrada e o interrogou:
Bom dia! - ele disse.
Bom dia! - respondeu o guarda…
Que lugar é este, tão lindo? - ele perguntou.
Isto aqui é o céu! – respondeu o guarda...
Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede. - Disse o homem.
O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
Meu cavalo e meu cachorro também estão com muita sede.
Lamento muito, disse o guarda. Aqui não se permite a entrada de animais.
O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. Mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede.
Assim, prosseguiu seu caminho. Depois de muito caminharem morro acima, com sede e cansaço multiplicados, chegaram a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi-aberta. A porteira se abrira para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo:
Bom dia! - disse o andarilho.
Bom dia! - disse o homem.
Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
Há uma fonte naquelas pedras, podem beber à vontade, disse o homem, indicando o lugar.
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e saciaram a sede.
Muito obrigado, ele disse ao sair.
Voltem quando quiserem, respondeu o homem.
A propósito, disse o andarilho, qual é o nome deste lugar?
Aqui é o Céu! - respondeu o homem.
Céu? Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o Céu!
Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
O andarilho ficou perplexo.
Mas então, essa informação falsa deve causar grandes confusões, disse ele.
De forma alguma! - respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar até seus melhores amigos em detrimento de si…
O texto nos traz a grandiosidade e a importância da palavra lealdade..., mas o que seria a LEALDADE??
LEALDADE é a qualidade, a ação ou o procedimento de quem é leal.
Ser leal é ser sincero, franco e honesto. Fiel aos seus compromissos. É a consideração aos preceitos que dizem respeito à honra, à decência e à honestidade. Tem aquele que honra seus compromissos com retidão e responsabilidade.
A lealdade não está ligada apenas aos seres humanos, mas também aos animais, pois é muito clara a lealdade de um animal de estimação para com o seu dono!

Ser leal é manter-se fiel a quem está com você, independente da distância que os separa, a lealdade se mantém, se fortalece e massifica todas as relações.
No casamento, a lealdade ao cônjuge é imprescindível e a chamamos de fidelidade e cumplicidade. Na amizade também deve existir, mesmo que não haja promessa para tal. No trabalho, aumenta a produtividade, o companheirismo e melhora a relação interpessoal. Por isso, é sempre bom buscarmos ser leais na vida com TODOS, inclusive conosco mesmos!
Devemos ser leais primeiramente com nós mesmos, pois ser leal é, acima de tudo, nos aceitar, reconhecer nossas qualidades e defeitos e, em nos aceitando, passaremos a aceitar o outro também com suas virtudes e problemas.
É importante tornar-se leal para com o próximo, pois a lealdade é o respeito por si mesmo e a todos em sua volta.  A lealdade não é uma virtude fácil de ser cumprida, exige reflexão, responsabilidade, atenção, verdade e etc. É difícil, mas não é impossível!
Por vezes, por termos a certeza de que os outros irão nos perdoar alguma hora, acabamos sendo desleais com as pessoas que gostam de nós. Sempre devemos agir com cuidado e cautela, para não ferir quem está do nosso lado ou quem nos ama. Por outro lado mesmo que seja desagradável, não podemos ser desleais ao ponto de nos omitirmos por não alertarmos o erro a alguém quando virmos ser necessário. Às vezes é melhor criarmos um pequeno desconforto para evitarmos um mal maior! A pessoa leal fará isso por nós!! 
Na Umbanda a lealdade é essencial. Os médiuns umbandistas devem ser leais aos Guias e Mentores, à Casa, à Corrente Mediúnica, à Dirigente Espiritual, aos Médiuns da casa e aos Consulentes.
Os médiuns devem ter lealdade aos Guias e Mentores de nossa Casa Espiritual, pois o seu trabalho contribui de forma direta com os propósitos Divinos de ajuda aos necessitados. Devemos atender a todos os seus pedidos e recomendações durante e depois dos trabalhos. Quando na função de cambonos, devemos repassar os recados delas aos seus instrumentos da forma mais fidedigna possível, ou seja, sem tirar, nem pôr nada, nem mesmo utilizar o que achamos para descrever o que ela falou, apenas como um gravador, devemos repetir o que foi solicitado por ela. É importante sermos leais aos Guias e Mentores para não prejudicarmos seus trabalhos de caridade.     
A lealdade à Casa é representada pelas palavras de nossa Guia Espiritual Vovó Antonieta da Bahia: “O que acontece na Casa, na Casa fica!”. Devemos sempre evitar comentar sobre fatos ocorridos na Casa com pessoas alheias à corrente mediúnica, pois caso contrário estaríamos sendo desleais com a Casa e com todos os médiuns, pois a pessoa não sendo médium da Nossa Casa, pode mau interpretar seu comentário, ocasionando situações desagradáveis que poderiam ser evitadas pelo simples fato de sermos leais à Casa.
A lealdade à Corrente Mediúnica é missão de todos os médiuns da Casa, pois “se um elo da corrente estiver fraco ou deficiente, todo o trabalho pode ficar comprometido!”. Devemos ter lealdade ao participamos de uma gira, pois somos parte de um todo e o resultado final depende do trabalho e preparação individual de cada médium. Por isso é altamente importante a preparação antes, durante e depois da gira, quer seja fazendo seu preceito necessário, tomando seu banho de ervas, tendo postura e respeito com as entidades e consulentes, quer trabalhando durante a corrente. Seu trabalho durante a gira é muito importante para o grupo! Procure ser leal com todos!
A lealdade ao Dirigente é primordial, pois ele é responsável por todos os acontecimentos na Casa, tanto os materiais, quanto os espirituais. A lealdade ao Dirigente pode ser demonstrada no respeito a suas decisões e, caso ocorra algo que não agrade a um médiuns, a atitude mais leal é se dirigir e conversar sobre o fato. Toda relação de lealdade deve ser a mais transparente possível. Por isso evite problemas, fofocas e desentendimentos através de conversas esclarecedoras... Ainda em relação a um Dirigente, observemos que quando ele procura não se envolver na sua vida, não ultrapassar seus limites e não expor seus problemas, também está demonstrando lealdade para com os médiuns da Casa e isso é muito importante!
A lealdade aos irmãos é a que mais podemos demonstrar através de gestos e atitudes. Fofocas, mentiras, ausência em um compromisso assumido, seja na limpeza, na arrumação da casa para uma gira, em um evento da Casa ou na não quitação com uma obrigação ou regra da casa e etc., tudo isso não é exemplo de lealdade para com os irmãos...Todos devemos evitar!
Quando nos colocamos à disposição para a prática da caridade e do amor ao próximo, nossa responsabilidade como médiuns umbandistas se torna muito grande, pois a lealdade aos consulentes deve ser a mesma que temos à nossa tão amada Umbanda, ou seja, os necessitados devem ser muito bem tratados, com muito amor e seriedade, pois esse tratamento mostra a seriedade do trabalho desenvolvido pela Casa e a preocupação com a melhora daquele irmão que busca auxílio.
A lealdade umbandista consiste em, apesar de todas as dificuldades e obstáculos individuais, colocar-se à disposição dos compromissos e deveres assumidos. A Umbanda deve possuir médiuns compromissados em praticar a LEALDADE para com eles mesmos, para com os Guias e Mentores, para com a Casa, para com a corrente mediúnica, para com os dirigentes espirituais, para com os irmãos da Casa e para com os consulentes, fazendo assim, com que seja formado um círculo de confiança onde, imbuídos do sentimento de fraternidade que nos cerca, possamos contar com a lealdade daqueles que buscam e trabalham pela evolução.  

“Não espere lealdade de quem está sempre em busca de atenção, os leais são discretos e generosos.” (Evan do Carmo)

Beijão e abração!! Fiquem com Deus, Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!