segunda-feira, 31 de março de 2014

O ESPIRITISMO E AS DOENÇAS

(Texto enviado por Wânia Valle)
 
Lendo um artigo sobre o assunto, me interessei e resolvi falar um pouco sobre o referido tema, pois penso que provoquei algumas doenças em meu corpo físico, mas, ao receber uma nova chance de Deus, prometi a mim mesma, aproveitar ao máximo o bônus concedido por Ele. Então, escrevendo sobre esse tema tão delicado, quem sabe, poderei esclarecer alguns leitores, assim como, servir de ajuda e ponto de partida para uma nova visão de vida a quem possa interessar.
De acordo com o espiritismo, as doenças têm origem no espírito; sendo seus maiores causadores a raiva, a mágoa, as frustrações, o rancor, a inveja, o sentimento de culpa, entre outros. Esses sentimentos provocam doenças no corpo físico.
Diariamente, lemos artigos e assistimos reportagens sobre os benefícios ou malefícios de determinadas alimentações em nossa saúde: assim como, a divulgação da importância de se praticar exercícios físicos para mantermos melhor saúde física e emocional.
Em contrapartida, quase não se é divulgado, que do mesmo modo que somos responsáveis pela saúde, também somos responsáveis pelas doenças, pois elas nascem, não só do descuido com o corpo, mas principalmente do descuido com as nossas emoções e sentimentos. São esses fatores que provocam as doenças do corpo físico. As emoções afetam o corpo físico, que serve como um “dreno“ por onde passam energias negativas. Muitas dessas energias não fluem, ficando aprisionadas ao corpo físico e se manifestam em algum órgão em forma de doença.
As doenças têm sua origem no Espírito. O que não se originou nesta vida, teve origem em reencarnações passadas. Algumas pessoas não compartilham deste fato, mas não há como fugir a esta constatação, pois nosso corpo físico é um reflexo do corpo astral (perispírito) e, tudo que está registrado nele, se manifesta em nosso corpo físico.
Há pessoas viciadas em doenças, que entendem a enfermidade como uma forma de chamarem atenção para si, pois são carentes de afeto; um modo de serem ouvidas e consideradas. Se algumas dessas pessoas se curassem repentinamente, perderiam parte do sentido da vida. É obvio que não são todas as pessoas doentes que gostam de doenças! Existem pessoas com doenças de nascença ou com limitações físicas, que terão que conviver com a realidade de sua enfermidade. Outras adquirem a moléstia ou enfermidade no decorrer da vida e a cura nem sempre estará ao seu alcance, com tanta facilidade. Mas é importante atentar para o fato de que alguns doentes se conformam, enquanto outros questionam a Justiça Divina, não aceitando o fato de que podem ter sido responsáveis ou ter escolhido suas próprias enfermidades.
Atualmente, com a divulgação nas redes sociais, temos acesso diariamente, a imagens de pessoas que sofrem de doenças terríveis. No entanto, se aceitarmos que podemos ser os únicos responsáveis por nossos atos, que colhemos o que plantamos, que nossos males morais são frutos de nossa plantação e que compete somente a nós mesmos modificá-los, por que seria diferente com os males físicos?
Sendo as nossas emoções que provocam as doenças, a cura para elas, certamente dependerá de nós mesmos!!!! Não falo com isso, que devemos abrir mão da medicina. Pelo contrário! Precisamos aproveitar todos os avanços ora conquistados pelos cientistas. Contudo, penso que a verdadeira e definitiva cura que pode atingir nosso corpo físico depende também do controle de nossas emoções!!!
Uma vez li que não existem doenças e sim doentes! Somos herdeiros de nós mesmos, portanto, se cultivarmos pensamentos doentios, atrairemos doenças para nós. Portanto, pensemos positivamente para não nos colocarmos à mercê da sorte, o que nos ajudará bastante.
Já que nem todos os males são desta vida e muitos somos nós mesmos os responsáveis (como a raiva, o ciúme, a mágoa, entre outros), devemos alimentar nossa fé com preces e bons pensamentos, perdoando àqueles que nos magoaram e cultivando o amor  e o desprendimento verdadeiramente.
“O SEGREDO DA SAÚDE MENTAL E CORPORAL, ESTÁ EM NÃO SE LAMENTAR PELO PASSADO, NÃO SE PREOCUPAR COM O FUTURO, NEM SE ADIANTAR AOS PROBLEMAS, MAS, VIVER SÁBIA E SERIAMENTE O PRESENTE .”     BUDA
       Fontes de pesquisa: “Doenças e suas Curas” – www.ahau.org , www.espiritoimortal.com.br e Texto “As doenças e o Espiritismo” – www.grupoandreluiz.org.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!