segunda-feira, 7 de abril de 2014

AVANTE FILHOS DE FÉ!

(Texto enviado por Gisele)


1.     SER ATIVO OU PASSIVO NA UMBANDA
A Umbanda é uma religião onde todos são tratados e reconhecidos como iguais, independente da raça, sexo, condição social, espécie, entre outros, e principalmente, é formada por pessoas “ativas”, que se dispõem como voluntários, sem medir esforços para o desenvolvimento espiritual e ajuda ao próximo.
Ser composta por membros ativos permite que a Umbanda seja feita por todos os interessados da comunidade onde ela está inserida, quebrando ainda mais as barreiras de preconceitos e exclusão da sociedade.
Porém, passado certo tempo na religião, algumas pessoas questionam que “se sempre foi assim, o que é que eu posso fazer?”. Nesse caso há uma inversão nos papéis dessas pessoas onde deixam de ser ativas para se tornarem passivas, ou seja, aceitam tudo o que outros dizem ou se tomam a base que está formada no terreiro como verdadeira e imutável, perdendo o interesse na busca por novas informações e bloqueiam o desenvolvimento da Umbanda local.
Afinal, o que “posso fazer?”.
Estudar mais, procurar respostas, questionar os guias, questionar outros sacerdotes e tentar encontrar meios que respondam as perguntas que eliminariam essa conformidade!
Outro fator importante da Umbanda é que não há heresia na religião! Questionar tudo leva ao conhecimento e à evolução, e a Umbanda permite e deve evoluir juntamente com todos os seus membros, pois só assim caminhará lado a lado com a sociedade.
2. MACUMBA
Então os verdadeiros umbandistas são ativos, questionadores e pesquisadores. E são macumbeiros?
Há várias explicações de muitos estudiosos e escritores de religiões sobre a origem da palavra macumba, mas a que é mais aceita por muitos é de que macumba é um instrumento musical de uma tribo africana.
Mas certa igreja, vendo que muitos de seus adeptos começavam a se interessar pelos batuques das senzalas, com medo de diminuir seu séquito, resolveu criar a ideologia de que aquilo que era praticado pelos negros era diabólico e associou as palavras africanas mais fortes com satanás, como por exemplo, a palavra Exu passou a ser o próprio anjo do mau e macumba, que substituía a palavra ebó, que era a oferenda aos Orixás.
O que mais chocava, e ainda choca, as pessoas em um ebó, ou “macumba”, é quando há animais mortos. Há sempre a impressão de que houve tortura para com o animal. Se tiver tortura e cadáver, faz parte do demônio, como pensam a maioria.
Para deixar claro, a Umbanda não faz o sacrifício animal em seus rituais.
Logo, o umbandista não é macumbeiro que faz um ebó com animal. Mas é macumbeiro quando utiliza vários instrumentos musicais em seus rituais, incluindo a verdadeira macumba, instrumento parecido com um reco-reco.
3.     SER OU NÃO SER AFRO
Se a igreja juntou a Umbanda, o Candomblé e a Quimbanda como se fosse uma religião só, há algo que as interliga?
Há quem diga que o fato dessas três religiões utilizarem nomes de Orixás africanos elas podem ser chamadas de “afro-brasileiras”, daí a ligação.
Vejamos bem, no caso da Umbanda, que é uma religião originada de uma mistura entre alguns rituais de povos africanos, da igreja católica romana, do espiritismo kardecista francês e ritual indígena brasileiro, e principalmente sobre a orientação dos guias espirituais, tornando-a a mais brasileira de todas as religiões, é mais conveniente intitulá-la de brasileira do que afro-brasileira.
4.     MUDANÇAS NA UMBANDA
A Umbanda é uma grande religião formada por vários segmentos e vários pensadores e estudiosos que delineiam seus caminhos, sem um órgão centralizador, e por isso não possuem heresias em seus fundamentos.
Questionar os dogmas da religião pode levar a evolução, o que traz melhorias, axé e forças para todos.
São pessoas ativas que buscam soluções e melhorias. São essas pessoas que questionam os porquês de cada coisa, buscam respostas e ajudam na evolução da Umbanda.
Umbanda repensada, questionada e estudada, é uma Umbanda que evolui e respeita a criação divina, respeita os seres humanos, os animais e as plantas.
*
Se sempre foi assim, quero saber por que, se puder irei mudar, melhorar e ajudar.
Umbanda é... Religião, Brasileira, Caridade, Caminho, Fé, Respeito, Cristã, Viva, Salve, Saravá... Umbanda é Amor!


Por: Newton Carlos Marcellino – texto extraído e adaptado da página http://espiritualidadeeumbanda.blogspot.com.br/2013/02/avante-filhos-de-fe.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!