segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

QUEM DEMANDA NÃO É A UMBANDA!


Oi gente,
Estava lendo um texto num outro site e resolvi escrever um pouco sobre o assunto (depois cito onde estava lendo pra quem quiser dar uma olhadinha).
Então, a vovó Antonieta, lá no Centro costuma dizer: - “Viver é fácil, saber viver é que eu quero ver...”! E isso é bem verdade mesmo... A gente tem costume de procurar cabelo em casca de ovo, criando confusões pra nós mesmos termos que resolver... Mas o pior não é isso... O pior é quando a gente julga nossas más escolhas como culpa dos outros, ou melhor, como culpa do Além...
Parafraseando nossa Dirigente, digo que “Ninguém morre de Santo! Ninguém quando morre, tem na sua certidão de óbito escrito assim: Causa Mortis – SANTO.”  Mas se você for verificar, muitos dos próprios médiuns que frequentam Templos Umbandistas e as Casas Espíritas em geral, têm por costume culpar o mundo Espiritual por muitas das enrascadas que se se encontram. Nos preocupamos tanto em achar um motivo para nossos problemas, que por muitas vezes esquecemos de lembrar que a causa de quase todos eles está muito próxima: em nós mesmos.
Sabemos que existe o Carma/Karma, mas precisamos estar atentos para não acharmos que todas as picuinhas pelas quais passamos são problemas de vidas passadas ou de algum Espírito que dedica seu tempo exclusivamente a nos prejudicar. A causa pode ser, e provavelmente é, consequência de atitudes desta vida e, sendo assim, a mesma pode ser sanada a qualquer momento, sem dificuldades. Geralmente apenas mudanças de atitude e ponto de vista são suficientes para cessá-la. Não necessariamente tem um Espírito dedicado apenas a perturbar a nossa vida e fazer tudo dar errado para nós.
É importante também entender que ninguém precisa ser santo para que a vida dê certo... Estamos todos passíveis a erros e tropeços e, por isso mesmo, estamos na Terra de Expiações. De outro modo, não precisaríamos viver aqui, não é mesmo? O importante é reconhecer o erro e agir para modificar a raiz do problema... Então, a culpa não precisará ser carregada como uma mochila pesada que nos atrapalhará a caminhada. Precisamos sim, vigiar as atitudes para que não façamos ao próximo o que não desejamos a nós mesmos... Dessa forma, as energias positivas advindas de amizades verdadeiras, fidelidade, amor e de outros laços afins farão com que haja cada vez menos demandas no nosso dia a dia.
Nem a culpa nem os bens materiais que conquistamos na Terra a cada encarnação são empecilhos para nos livrarmos de problemas. Deus não pretende que nós abramos mão de todos os bens materiais que lutamos para conquistar com honradez, mas espera que não os pesemos mais do que as boas ações e boas atitudes. Se agimos erradamente com alguém para obter qualquer vantagem, a vida se encarrega de devolver o bem a quem é de direito. Não precisa ser um “trabalho feito”, uma “macumba”, uma “reza braba” ou qualquer outro tipo de artifício para fazer com que cada um tenha o que merece. Não é castigo, é causa e consequência! Façamos o favor de não culparmos a espiritualidade por erros próprios.
Essa questão das demandas, na minha opinião, se me permitem colocar aqui, está muito ligada ao que prega o Taoísmo... Tudo é uma questão de equilíbrio. O sofrimento é resultado da luta de cada um contra o curso do Universo. É como se estivéssemos remando contra a maré. Não que todos tenham que praticar as mesmas ações, acreditar nas mesmas coisas e pensar da mesma forma. Mas as verdades universais sobre o bem e o mal são verdades eternas e nada as mudará. Mais ou menos do jeito que aquela frase famosa diz: “Não é porque todos fazem o errado, que ele passa a estar certo e nem porque ninguém faz o certo, que ele vira errado”. O bem, é bem pra todo mundo e o mal é mal pra todo mundo... Estarmos em equilíbrio com nosso coração e termos a cabeça tranquila de não estarmos prejudicando ninguém também evitam problemas em nossas vidas.
O que realmente tento entender é esse costume que o Umbandista tem de dizer que se fulano sair do Centro, largar a Umbanda ou se afastar da Espiritualidade é “tombo na certa”... COMO ASSIM, GENTE!? Desde sempre, me ensinaram lá no nosso Centro que Deus é perdão e benevolência. Se a Umbanda que praticamos é uma religião Divina, como imaginarmos que seremos castigados por um afastamento? Seria como se as energias da natureza se rebelassem contra nossas atitudes... Sei lá... Isso me parece meio Mitologia Grega, onde os Deuses guerreavam com raios, trovões, tempestades e tudo mais... Não me acho tão importante assim para que isso aconteça.
Penso que se minha vida, após sair de uma Casa Espírita, começar a dar errado, não será culpa do Centro, mas apenas minha. Das escolhas que eu mesma fizer ao longo do meu caminho. Deus está em todos os lugares e com certeza não ficaria “chateado” comigo se eu utilizasse “outro número” para fazer uma “ligação” pra Ele, caso eu mudasse de endereço... Não mandaria cortar minha linha ou cancelar meu aparelho... Com certeza atenderia minha ligação, mesmo que nessa nova linha encontrasse mais ruídos causados pela distância.
Então, irmãos Umbandistas, vamos procurar explicar às pessoas que Deus não vai castigar... Não vai haver mais problemas na sua vida se você não estiver num Centro Espírita. Que Deus não está interessado em saber como vai chegar perto dele, somente quer que você caminhe em Sua direção. A Umbanda é amor, é paz, é bem e é perdão... É um dos caminhos para compreender a bondade divina, mas não é o único. Se há demandas em nossas vidas, é por culpa de nossas atitudes e não por culpa dos Espíritos. Os Guias, Mentores e Espíritos de Luz não têm obrigação e nem o direito de andar com nossos pés. Ninguém vai produzir um milagre na sua vida sem a sua busca por esse milagre. Se vigiarmos e orarmos, como Jesus nos ensinou, com certeza alcançaremos o equilíbrio e poderemos enfim, culpar a pessoa certa pelos problemas que encontrarmos... NÓS MESMOS!
Pensem nisso!
Com amor,
Nise.

(Texto escrito por Nise a partir da leitura de outro de autoria de Auréa de Oliveira e publicado no site: http://pretovelhonaumbanda.blogspot.com.br/2014/08/auto-demanda.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!