terça-feira, 17 de novembro de 2015

JULGAR MENOS - AMAR MAIS


Oi pessoal,
Ontem quando cheguei no trabalho,  ouvi vários colegas comentando que "os mulçumanos tinham que desaparecer do mundo, que o Islamismo é o mal da humandade" e isso acabou incomodando um pouco meus ouvidos. Não porque eu ache que o Islamismo é maravilhoso, ou ruim demais, mas porque entendo que todas as religiões merecem respeito à medida que respeitem as demais pessoas, independente da religião que pratiquem. Fiquei me questionando sobre o que esses colegas de trabalho realmente entendiam sobre a religião que falavam. Sim, porque pra criticar, precisamos entender, não é? 
Esses comentários acabaram me levando pra um lugar comum, onde diversas pessoas tratam a minha religião, Umbanda, como uma "crença" ruim, baseada em alguns poucos que se dizem seguidores, que utilizam seu nome de maneira errada, prometendo aquilo que a religião não é responsável por fazer e denegrindo a imagem de uma religião de Amor e Caridade. Por esse motivo resolvi escrever algumas poucas linhas a respeito da religião Islâmica, para que tenhamos como entendê-la melhor, antes de crucificar TODOS os seus seguidores.
Sabemos que muito vem se falando a respeito de Guerras “Relgiosas” ao redor do mundo e, consequentemente, sobre a religião “Islamismo”. Desde sempre pregamos que todas as religiões que tratam sobre o bem são boas e merecem, ao menos, respeito.  A Umbanda é uma religião que constantemente é julgada por atitudes incoerentes daqueles que se intitulam seus seguidores e sofre com julgamentos errados daqueles que desconhecem seu verdadeiro fundamento. Por esse motivo, acreditamos que seja de grande importância diferenciar a religião islâmica das barbáries cometidas em seu nome.
O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia. O muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita. Em árabe, Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. Há muçulmanos em quase todas as partes do mundo, inclusive nos EUA (cerca de 6 milhões) e no Brasil (entre 1,5 milhão e 2 milhões). A maior comunidade islâmica do mundo vive na Indonésia, e não na Arábia, como muito se divulga.
A religião se devota a Deus, e não ao profeta Maomé. A aceitação de um Deus único, denominado por eles de Alá, é idêntica à de judeus e cristãos. As raízes do islamismo vêm do profeta Abraão. O profeta Maomé, fundador do islamismo, seria descendente do primeiro filho de Abraão, Ismael. Moisés e Jesus seriam descendentes do filho mais novo de Abraão, Isaac. Abraão, o patriarca do judaísmo, estabeleceu as bases do que hoje é a cidade de Meca e construiu a Caaba, para onde todos os muçulmanos se voltam quando realizam suas orações.
Não é preciso ter nascido muçulmano ou ser casado com um praticante da religião para seguir a religião. Também não é necessário estudar ou se preparar especialmente para a conversão. Uma pessoa se torna muçulmana quando proferir, em árabe e diante de uma testemunha, que "não há divindade além de Deus, e Mohammad é o Mensageiro de Deus".
O que vemos noticiado nas diversas mídias hoje em dia é uma quantidade maior de terroristas muçulmanos em atividade no mundo do que cristãos ou judeus dispostos a matar em nome de Deus. Também é verdade que certos trechos do Alcorão, o livro sagrado do Islã, parecem um convite à intolerância, dependendo da interpretação que se dê. Mas nada disso permite a quem quer que seja afirmar que o islamismo é um uma religião mais chegada à violência que as outras. 
Uma minoria entre os cerca de 1,3 bilhão de praticantes da religião é adepta de interpretações radicais dos ensinamentos de Maomé. Entre eles, a violência contra outros povos e religiões é considerada uma forma de garantir a sobrevivência do Islã em seu estado puro. Para a maioria dos seguidores do islamismo, contudo, a religião muçulmana é de paz e tolerância. A base da religião muçulmana não determina qualquer tipo de discriminação grave contra a mulher. No entanto, as interpretações radicais das escrituras deram origem a casos brutais.
Parte da má fama do islamismo seguramente se deve também à polêmica jihad - um conceito essencial da religião islâmica e frequentemente confundido com "guerra santa". "O significado básico é empenho ou esforço, algo mais ou menos como seguir o caminho de Deus com determinação". O problema é que os radicais islâmicos interpretam “jihad” da maneira que melhor lhes convém, para justificar ataques contra "infiéis". Esses extremistas representam uma minoria que perverte a religião, não devendo ser representativa do que prega a religião como um todo.  
Cinco pilares do Islã – Segundo Eduardo Szklarz
 - Não há outra divindade além de Deus e Maomé é seu mensageiro. 
ORAÇÃO - Cinco vezes ao dia (alvorada, meio-dia, meio da tarde, crepúsculo e noite). 
ZAKATÉ a caridade compulsória, obrigação de ajudar quem precisa. 
JEJUM - Do amanhecer até o pôr do sol, durante o mês sagrado do Ramadan. 
PEREGRINAÇÃO - Quem é física e financeiramente capaz deve ir a Meca uma vez por ano.

Então amigos, não estamos tentando dizer a todos que o Islamismo é uma religião boa ou ruim. O que entendemos é a importância de não se julgar o todo por uma parte, assim como muitas vezes acontece com a Umbanda. É importante procurarmos entender antes de falarmos ou julgarmos; é preciso que conheçamos os aspectos que evolvem os seus fundamentos e a verdade daquilo que praticam. Mesmo que entendamos não ser a melhor religião para o que nossos corações necessitam, devemos respeitar o direito do outro seguir sem julgamentos, desde que pregue o bem e não prejudique ninguém.
Quanto a nós, fica aqui a tristeza de ver a humanidade passando por tantos desajustes e a esperança de que nossas preces cheguem a todos os corações como um bálsamo de amor e apoio para todos aqueles que sofrem. Oremos, acreditemos no melhor e auxiliemos tanto quanto pudermos para que em um momento muito em breve, possamos nos sentir verdadeiramente irmãos.
Chega de guerras, chega de brigas, chega de intolerância. Que entendamos o verdadeiro significado do que Jesus nos ensinou e que Cáritas, o Espírito da Verdade guie nossas consciências baseados no Amor, na Esperança e na Fé:
“...Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé...." 
Prece de Cáritas

Um abraço carinhoso, 
Nise. 
(Baseado em Revista Veja, Revista Superinteressante e ensinamentos da Nossa Casa)

2 comentários:

  1. Obrigada por ter enviado este texto.
    Bela mensagem de respeito ao próximo e orientação.
    Que a paz de Deus esteja na sua vida.
    E que o Senhor nosso Deus continue lhe iluminando.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso esse texto. Paz entre as NAÇÕES! Paz no mundo.

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!