sábado, 26 de abril de 2014

A QUARESMA PARA A UMBANDA


CENTRO ESPÍRITA DE ESTUDOS NOSSA CASA
ESTUDO DE GRUPO DO CEENC – 03 DE DEZEMBRO DE 2012.

A QUARESMA


Respondam rápido:
O QUE É A QUARESMA PARA A UMBANDA???????? (Não adianta responder que são os quarenta dias depois do carnaval...)
POR QUE 40 DIAS?
POR QUE A NOSSA CASA DE UMBANDA NÃO ABRE NA QUARESMA?
E POR QUE MESMO QUE PRECISAMOS SABER DE TUDO ISSO???


Realmente a quaresma é um período tão curioso, que muitos ainda discutem sobre a melhor postura a ser tomada por parte das Casas Umbandistas.
Mas como formarmos a nossa própria opinião se nem ao menos sabemos direito o que vem a ser esse período tão importante para a Umbanda?

Bom irmãos,
A quaresma representa para os cristãos o período compreendido entre a quarta-feira de cinzas e a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, no domingo de Páscoa. Desta forma, esse período é entendido como uma época de reflexão íntima para o renascimento. Uma época de pensar sobre o que vem acontecendo e buscar, em si, em sua vida, em suas escolhas, um recomeço, um ressurgimento para dias melhores, assim como ocorreu com Jesus Cristo, que renasceu para a vida espiritual. Não deve ser entendida como uma época de punição, como alguns ainda pensam, ao se focarem no sofrimento do Cristo, mas como um período de recolhimento para reavaliação.
Apesar do nome ser “quaresma”, não são contados quarenta dias exatamente. A quaresma dura, na realidade, 47 dias, uma vez que no calendário litúrgico os domingos não são contados (estão vendo aí o motivo pelo qual a gente sempre acha que foi muuuuito mais do que quarenta dias???). Apesar do fim da quaresma sempre ser na Páscoa, esta não acontece em uma data fixa. A Páscoa é contada de acordo com a mudança das estações do ano. O Primeiro domingo após a primeira lua cheia de outono é o de Páscoa. O outono começa dia 20 de março e o período de lua cheia este ano vai de 27 de março a 2 de abril... Viram? Por isso dia 31de março é domingo de Páscoa! Se contarmos sete domingos antes do domingo de Páscoa, temos o domingo do Carnaval.
Dentro da interpretação da quaresma como um período de ressurgimento, a Umbanda entende esse tempo como uma chance dada a todos de arrependimento sobre as faltas cometidas e a oportunidade de se mostrarem prontos para recomeçar, assim como o Cristo recomeçou sua vida espiritual após sua passagem de sofrimento na Terra. Por isso, também nesse período os espíritos que se encontram nos níveis de energia inferiores têm a oportunidade de se redimirem daquilo que os mantém ainda em sofrimento.
Na quaresma é oferecida a confiança da liberdade para que eles demonstrem em gestos e atitudes que se prepararam para recomeçar. Têm a oportunidade de prestar o serviço indicado pelos seus mentores espirituais. Muitos cumprem as tarefas se mostrando preparados para o caminho evolutivo. Outros não o fazem. Para estes, essa não passa de uma oportunidade para voltar a praticar o mal, através da obsessão espiritual, vampirizando aqueles que se encontram ligados a eles emocionalmente, sejam seus afetos ou desafetos.
Durante esse tempo em que eles possuem a liberdade de ação, não se encontram sozinhos. São vigiados de perto pelos anjos guardiões, conhecidos por nós como Povo de Rua. Na quaresma, os guardiões são os responsáveis por guardar a Terra e vigiar os espíritos que buscam a regeneração, como uma tropa de choque implacável contra aquilo que cause má influência aos espíritos encarnados. Esses verdadeiros policiais da Terra freiam as ações malévolas dos Obsessores.
Terminado esse período, são os responsáveis por recolherem novamente os espíritos espalhados por toda a Terra e de encaminhá-los para os planos astrais a que pertencem. Por isso que ouvimos dizer com frequência que, na quaresma, os guardiões estão no comando das ações, pois são Anjos de Deus bastante capacitados para controlarem os espíritos ainda em estágio inicial de evolução.
Baseado nas influências desse período, precisamos estar ainda mais atentos para preservar nosso campo energético. Nossos chakras têm a função de filtrar as más energias, mas depende muito de nós o quanto refletirá em nossos perispíritos a influência das baixas vibrações do meio. Em nossa casa, recebemos a graça de termos nossos chakras mais protegidos contra as más energias através do cruzamento de pemba em nossos canais fluídicos principais. A casa também tem seu altar desmontado e suas cortinas fechadas, demonstrando assim, o recolhimento que se faz nesse período.
Entretanto é sempre importante salientar que só estamos protegidos na medida em que procuramos a proteção. Por isso, todos nós, mas principalmente aqueles que trabalham com a mediunidade, devemos ficar mais vigilantes e cuidadosos com as influências energéticas negativas, tanto as mentais quanto as espirituais.
É preciso sempre prestar atenção aos padrões de pensamento. Atitudes, sentimentos e comportamentos negativos aproximam energias ruins de uma forma mais acentuada. É importante ainda evitar os excessos, principalmente no consumo de álcool e manter as drogas ainda mais distantes de nosso convívio. Tudo aquilo que entorpece nosso corpo, altera nosso estado de consciência e, portanto, deixa a mente mais suscetível a influências externas. Vigiar sua presença em locais de baixo nível vibratório também é importante para resguardá-lo do desequilíbrio energético. Apesar de estarmos susceptíveis em todo tempo de nossas vidas, nesse período a influência é ainda mais frequente. Evitemos brigas e desavenças. Procuremos estar cada vez mais próximos de nossa fé em Deus e em nós mesmos, a fim de conservarmos o máximo de energia possível, não nos desgastando e nem dando abertura para a obsessão.
Mas o que dizer sobre os outros guias e mentores espirituais?
Como temos estudado nesses últimos meses, nossa religião é linda em vários aspectos. O fato de falar aos que tem vocabulário simples, de tocar fundo o coração das pessoas, de proteger-nos do visível, mas principalmente do invisível, são apenas algumas das características que demonstram um pouquinho daquilo que a Umbanda transforma no coração daqueles que a praticam e que a buscam.
Entretanto, mais do que isso, ela cuida da nossa parte fluídica, das energias que nos cercam. Ela nos auxilia em nossos caminhos através dos conselhos sérios e sinceros dos que nos instruem e nos acompanham: nossos guias e mentores espirituais.
Da mesma forma que quando estamos em uma escola, ao participarmos de uma Casa Umbandista, realizarmos trabalhos espirituais, seguirmos um grupo religioso e até mesmo no trabalho realizado nas Colônias, somos acompanhados de perto pelos guias e mentores espirituais. Nós, espíritos em evolução, somos como alunos, que estão dia após dia tentando praticar o que aprendem em sala de aula, a Terra de expiações. Nossos mentores e guias espirituais, da mesma forma que professores, coordenadores e diretores dessa grande escola, constantemente precisam trocar informações sobre o que vem acontecendo, discutir as melhores possibilidades de crescimento, verificar o que tem sido proveitoso para nós... E por isso, a cada ano Espiritual se reúnem como em um Conselho, não de Classe, mas de Vida, para tomarem novas resoluções para o ano que se segue.
Reavaliam nosso andamento, escutam outras experiências, trocam informações, tiram dúvidas e programam a chegada do novo período. Para tudo isso, contam com a quaresma, época em que precisamos andar sozinhos, seguindo os aprendizados e agindo de acordo com os ensinamentos recebidos anteriormente. Para isso se recolhem nas colônias, realizando diversos estudos e trabalhos espirituais.
Mas sabemos que os espíritos que nos guiam são energias que poderiam estar em vários pontos ao mesmo tempo... Então Por que não podem estar na Terra também durante esse período?
Não é que não possam estar na Terra também nesse período, mas como vimos anteriormente, durante a quaresma, a Terra tem guarda e cuidados dos guardiões. Eles são os responsáveis por coordenarem as atividades espirituais aqui, enquanto os outros Espíritos se dedicam às missões de auxílio nas colônias, ao estudo e às conversas sobre as novas ações para o próximo ano espiritual. Não deixam de nos observar e acompanhar nosso crescimento. Mas o fazem com menor frequência.
Nesse período, para nós encarnados, também é uma oportunidade de tomar boas resoluções. De rever o que se foi e estabelecer metas para o recomeço. Não devemos perder tempo com culpas e remorsos, mas aproveitar a chance para nos capacitarmos para o recomeço da tentativa de acertar! Leiamos um bom livro, escutemos boa música, façamos uma viagem tranquila. Limpemos nossos armários, esvaziemos nossas estantes, joguemos fora aqueles papéis que não nos servem mais. Livremos-nos dos maus momentos e guardemos as boas lembranças. Fiquemos todos lindos de corpo, alma e coração para praticar a palavra de Deus no seu sentido mais amplo! Abracemos os amigos, nos desculpemos com aqueles que fizemos sofrer e procuremos fazer dos desconhecidos, parceiros para toda vida... Esforcemos-nos para botar em prática o que temos aprendido ao logo desses anos de estudo e prática espiritual. E mais do que tudo... Preparemos-nos para tudo de maravilhoso que ainda está por vir!!!
Que venha então a quaresma, pois agora entendemos a importância do que virá!
Wânia.



Um comentário:

  1. Agora sei porque fico tão ruim sem energia até para respirar sendo uma medium de transporte, a vibração é muito densa e negativa o que posso fazer para evitar esse desgaste energético!!!!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!