terça-feira, 14 de maio de 2013

COMPANHEIRISMO NA UMBANDA - PARTE II


Em diversos momentos dentro de uma Casa Umbandista podemos perceber demonstrações de companheirismo que não precisam estar diretamente ligadas à prática espiritual, mas que fazem toda a diferença na formação de um grupo coeso e harmonioso. Dentre elas podemos citar:

A CARONA:
Se nosso irmão se dispõe a nos ajudar com aquela “caroninha” providencial, faz parte de uma atitude de companheiro se questionar se está fazendo também o máximo para que ele não seja prejudicado. É importante que nos perguntemos se essa carona é realmente necessária ou se simplesmente nos é mais confortável; se não podemos facilitar o acesso desse irmão que quer nos ajudar sem que ele precise desviar seu caminho para que nos auxilie; se estamos fazendo tudo para que ele não tenha que modificar as suas atividades em função das nossas.
Não é “o não aceitar a ajuda”, mas sempre se preocupar em não causar problemas àquele que se preocupou com o nosso bem.

A LIMPEZA:
 Em Nossa Casa, graças à previsão de nossa Dirigente, podemos saber de todas as nossas atividades com bastante antecedência. Temos nossos horários, nossos calendários e tudo mais. Cumpri-los também é um ato de companheirismo. Preocuparmo-nos com a hora da nossa chegada, para que possamos estar prontos a auxiliar aqueles que fazem parte da mesma atividade, é muito importante. Prepararmo-nos para naquele dia estarmos à disposição do nosso grupo, é uma demonstração de lealdade e preocupação com o bem estar dos nossos irmãos.
Portanto, ser companheiro é estar presente, fazer sua parte com a mesma disposição que você faria se houvesse qualquer outra atividade que lhe aprouvesse. Ainda, em caso de impossibilidade de comparecer no dia da sua limpeza, ser companheiro é avisar com antecedência e mais, é procurar outro companheiro para lhe substituir sem que haja prejuízo aos que partilham com você da atividade.
A limpeza final de Nossa Casa também é muito importante. Precisamos nos preocupar em não deixar outros irmãos, que estão tão cansados quanto nós, se desgastarem ainda mais por falta no nosso auxílio na limpeza final. Na cozinha, é preciso limpar panelas, pia, chão, fogão, entre outros utensílios que se fizerem necessários. Atentar para a limpeza do banheiro é fundamental. Precisamos deixar a casa pronta para nossos irmãos, da forma que gostaríamos de encontrá-la se fôssemos nós a usar. A limpeza dela é parte do companheirismo com seu grupo.

O LANCHE
Ao final do dia em Nossa Casa, temos por costume lanchar juntos. Para isso, dividimos as responsabilidades do preparo do lanche a cada reunião que fazemos, através de uma escala de preparo. Além de preparar com carinho o alimento, ser companheiro é garantir que aqueles que têm a mesma responsabilidade que você não sejam prejudicados  por qualquer falha sua.
Na hora de prover o lanche, devemos estar preocupados em verificar as necessidades, em procurar nossos irmãos para providenciar os itens, em dividir as despesas para que ninguém seja sobrecarregado e em nunca esperar o outro nos busque para começarmos a se mobilizar. Devemos estar sempre preocupados em procurar os nossos irmãos antes que eles pensem em nos procurar. Faz parte do companheirismo se mostrar atento às suas responsabiliades, ou seja, um parceiro de verdade.
Na hora da distribuição do lanche é importante que lembremos que a fome que nós sentimos pode ser igual ou até mesmo menor do que a dos outros irmãos que também se alimentarão. Partilhar o alimento com igualdade é uma atitude fraterna que inspira cuidado e carinho com aquele que faz parte do seu grupo de auxílio.
Procuremos ser atenciosos com nossos irmãos. Perguntemos a eles se já se alimentaram, se estão com fome, com sede... Preocupemo-nos em saber se todos já comeram antes que desejemos repetir.
Preocupemo-nos sempre em garantir aos outros todos aqueles benefícios que gostaríamos que nos fossem garantidos. Isso é uma demonstração de companheirismo.

NA CHEGADA A CASA:
Pequenas atitudes têm muito significado para aqueles que recebem. Ao ver um irmão chegando a nossa casa carregando peso, é importante sabermos no que podemos ajudar.
Como é importante perguntar, de coração, como ele está, torcendo para que ele esteja sempre bem! Isso também é um ato de carinho.
Desejar bom dia, boa tarde, boa noite é fundamental.
Ainda, se preocupar com a limpeza de seu próprio corpo e de sua própria mente para não sobrecarregar energeticamente os irmãos, também é muito importante para garantir boas energias dentro da sua casa. Chegue em paz e transmita essa paz aos que te acompanharão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!