quarta-feira, 29 de maio de 2013

CRISPIM E CRISPINIANO



A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, que traz para a humanidade da sabedoria dos sábios índios e escravos que viveram na Terra e lutaram pela sua libertação. Nesse processo de luta pela libertação, por vezes, os índios e escravos se viram tolhidos de seu direito de terem sua própria crença e cultuar aquelas tradições de suas culturas natais.
Com sua fé latente em seus corações, os escravos acabavam por associar os Santos católicos, oriundos das religiões de seus senhores, com os seus, africanos. Assim, dizemos que há um sincretismo entre os Santos Católicos e a crença tradicional Africana. Como os escravos são algumas das entidades que se manifestam na religião brasileira, trazem consigo a religião aprendida e o sincretismo criado na época da senzala. Apesar de, na Umbanda, não cultuarmos Orixás como deuses, permanece o sincretismo dos santos católicos, com aquelas energias da natureza representadas por cada um dos Orixás.
Segue abaixo a história de Crispim e Crispiniano, que na defesa do cristianismo e do bem, foram sincretizados com a falange das crianças, que conhecemos na Umbanda como Ibejada.

(Enviado por Danielle)

Eram irmãos de origem romana. Cresceram juntos e converteram-se ao cristianismo na adolescência. Ganhando a vida no oficio de sapateiro, eram muito populares, caridosos, e pregavam com ardor a fé que abraçaram. Quando a perseguição aos cristãos ficou mais insistente, os dois foram para a Gália, atual França.
As tradições seculares contam que, durante a fuga, na noite de Natal, os irmãos Crispim e Crispiniano batiam nas portas buscando refúgio, mas ninguém os atendia. Finalmente, foram abrigados por uma pobre viúva que vivia com um filho. Agradecidos a Deus, quiseram recompensá-la fazendo um novo par de sapatos para o rapazinho.
Trabalharam rápido e deixaram o presente perto da lareira. Mas antes de partir, enquanto todos ainda dormiam, Crispim e Crispiniano rezaram pedindo amparo da Providência Divina para aquela viúva e o filho. Ao amanhecer, viram que os dois tinham desaparecido e encontraram o par de sapatos cheio de moedas.
Quando alcançaram o território francês, os dois irmãos estabeleceram-se na cidade de Soissons. Lá, seguiram uma rotina de dupla jornada, isto é, de dia eram missionários e à noite, em vez de dormir, trabalhavam numa oficina de calçados para sustentar-se e continuar fazendo caridade aos pobres. Quando a cruel perseguição imposta por Roma chegou a Soissons, era época do imperador Diocleciano e a Gália estava sob o governo de Rictiovaro. Os dois irmãos foram acusados e presos. Seus carrascos os torturaram até o limite, exigindo que abandonassem publicamente a fé cristã. Como não o fizeram, foram friamente degolados, ganhando a coroa do martírio.
A Igreja celebra os santos Crispim e Crispiniano como padroeiros dos sapateiros no dia 25 de outubro. Essa profissão, uma das mais antigas da humanidade, era muito discriminada, por estar sempre associada ao trabalho dos curtidores e carniceiros. Mas o cristianismo mudou a visão e ela foi resgatada graças ao surgimento dos dois santos sapateiros, chamados de mártires franceses.
--------------------------------------------------
Aqui no Brasil, a devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos Espíritos meninos (Ibejis ou Erês) da tradição africana.
A falange de Ibejí, também chamados "crianças" é composta de meninos e meninas de todas as raças e idades. Em geral, as cores que os representam são o azul e o rosa, sendo que geralmente são conjugadas com o branco. Os Ibeji são chamados de Erês e também de Curumins. São Cosme e São Damião são os padroeiros das crianças, dos médicos e farmacêuticos. Também são sincretizados com os Ibeji.

Oração a São Crispim e Crispiniano
Oh! Deus, que com tão grande bondade inspirastes a vossos fiéis servos Crispim e Crispiniano a renúncia dos bens terrenos e o amor às delícias espirituais; o horror às mundanas vaidades e os encantos da eterna bem-aventurança, o desprezo das galas transitórias e gosto dos trabalhos humildes; Concedei-nos, pela intercessão destes ilustres Mártires, a graça da verdadeira sabedoria, desprezando tudo o que é efêmero e caduco para amarmos somente o que é salutar e eterno.
E vós, Crispim e Crispiniano, que tão heroicamente empenhastes as vossas vidas para atear na Terra o amor de Jesus, intercedam por nós, para que seguindo o vosso exemplo possamos honrar sempre o nome cristão.
Por Jesus Cristo Senhor Nosso.
Assim seja.

Bibliografia
http://umbandadejesus.blogspot.com.br/2008/09/27-de-setembro-dia-das-crianas.html
-http://espiritualizandocomaumbanda.blogspot.com.br/2011/10/hoje-e-dia-de-sao-crispim-e-sao.html

22 comentários:

  1. Gosto das minhas crianças ou santos

    ResponderExcluir
  2. Eu só tenho 13 anos minha avó(faternar) ela recebe eu conheci o crispim e desde então eu creio e gosto muito.

    ResponderExcluir
  3. Meu ere é crispim , queria saber mais sobre ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me falar mais sobre ele?o meu erê também e ele rs

      Excluir
    2. Pode me falar sobre tbm

      Excluir
    3. O meu tbm é tenho muita curiosidade de saber mais sobre ele

      Excluir
  4. Eu queria saber quantos anos tem crispim???

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Mais porque 16,sendo q e uma crianca?

      Excluir
    2. Meu pai de santo me falou q ele tem 5 aninhos

      Excluir
    3. Aprendi no centro da minha avó, ela trabalhava com ele, ele sempre dizia que tinha 7 anos e que ele era da praia, porém Acredito que tem mais do que um...

      Excluir
    4. Crispim é um nome,como outros pedrinho,Joãozinho,mariazinha,por trás desses nomes tem vários espíritos de crianças de várias idades,lembra que esses espíritos são nossos antepassados,ancestrais,o meu crispim e de um jeito e os outros crispim e de outros jeitos,várias idades e jeitos e gostos diferentes,axé pra todos.

      Excluir
  6. Quando eu tinha 3 anos no dia do meu Batista tinha na Capela da Polícia Militar da Bahia um quadro de Crispim e Crispiniano. Chorei horrores pedindo o quadro e outro de um santo idoso com dois cachorros. O padre me deu pra me acalmar. Fui batizada abraçando esses dois quadros. Depois aos 10 anos me convertir e quando eu tinha 12 anos a minha mãe tbm ela jogou no lixo.Daí por diante minha saúde se foi. Acho que ela deveria ter devolvido a paróquia.Ela passou doia anos em um hospícios e depois disso três irmãos tbm. Só vim aqui pesquisar por causa de uns sonhos estranhos que ando tendo.

    ResponderExcluir
  7. eu sou do dia 27 de outubro queria saber qual é o dia certo pra acender velas pra crispim e Crispiniano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre acendi no dia deles 25 de outubro, foi assim que minha avó me ensinou, ela trabalhava com ele

      Excluir
  8. Gostaria de saber mais sobre esse erê Crispim

    ResponderExcluir
  9. Salve Crispiniano é Crispiniano!🙏🏼

    ResponderExcluir
  10. Crispi e crispuniano sao preto velho

    ResponderExcluir

  11. conheci Crispim hoje ,lendo os comentários fiquei em duvida ele tem irmão que provavelmente seria mais velho ? Qual seria sua historia ? alguém pra resumir tudo ?

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!