segunda-feira, 27 de maio de 2013

EQUIPE NA UMBANDA


Irmãos mais amados!!! Mais uma segunda de amor, paz, harmonia e muito estudo.
Nesse dia de luz, vamos dar continuidade aos temas que a vovó pediu para serem objeto de estudo nas segundas. Hoje vamos falar sobre EQUIPE.
Bem, para começar, nada melhor do que sabermos o significado da palavra, NE? Então aí vai:
“Conjunto de pessoas que se dedicam à realização de um mesmo trabalho”.
Assim, quando várias pessoas se juntam para a concretização de uma finalidade comum, estão diante de uma equipe, o que pode ocorrer no seio de uma família, no trabalho e também em qualquer religião.
Existe um ditado que diz que “duas cabeças pensam melhor que uma”! É a mais pura verdade. Conseguimos fazer uma atividade sozinhos, mas se tivermos uma ajudinha não fica muito melhor?
Nada mais claro para nós do que a importância da equipe na nossa querida Umbanda!
Analisando o conceito de equipe, podemos concluir que os mentores, pretos-velhos, caboclos, criancinhas, guardiões e todas as entidades que trabalham em nossa casa formam uma equipe, já que se reuniram com o objetivo de prestar a caridade.
Também nós, irmãos do CEENC, formamos uma equipe juntamente com os nossos guias. Todos nós, encarnados e desencarnados, escolhemos estar nessa casa para aprender, evoluir e auxiliar os aflitos que nos buscam para aliviar seus corações.
Vários requisitos são importantes para a formação de uma equipe, mas os principais, quando tratamos de Umbanda são: mentes e corações conectados, liderança, humildade, amor e fé. E não pode faltar qualquer deles. Explico:
As mentes e os corações dos que se reúnem para um objetivo comum, principalmente quando estamos tratando de caridade, devem estar ligadas para aquela finalidade, para emanar a energia necessária. Não adianta nadinha termos um grupo, mas esse grupo, todo ele, não objetivar o mesmo fim.
Toda vez que uma equipe é reunida por motivos nobres, grande dose de energia divina também nos é dirigida para que possamos praticar o bem da melhor forma possível. Formamos assim, uma grande corrente energética. Quando um só elo dessa corrente se quebra, a energia ali concentrada não consegue ser distribuída ou enviada conforme o planejado por nós e por nossos mentores.
Imaginem uma casa religiosa composta por 10 médiuns. A casa possui como objetivo a prática da caridade. Nos dias das reuniões, se um médium objetiva a caridade mas os outros 9 , apesar de ali estarem presentes, encontram-se o tempo todo pensando em coisas distintas, como trabalho, problemas de família, compromissos, o objetivo será perfeitamente atingido? Obviamente que não. A caridade pode até ser realizada, mas não da forma que poderia ter sido se a equipe estivesse perfeitamente formada.
ASSIM IRMÃOS, PARA QUE SE POSSA FALAR EM EQUIPE NÃO BASTA A REUNIÃO DE PESSOAS E QUE ELASS DIGAM QUE PROCURAM UM MESMO FIM. É IMPRESCINDÍVEL QUE AS MENTES E OS CORAÇÕES ESTEJAM REALMENTE PROCURANDO AQUELE FIM!
Outros dois requisitos muito importantes para a formação de uma equipe são liderança e humildade. Uma equipe necessariamente deve ter liderança! Quando nos referimos à liderança não estamos falando em ditadura, numa pessoa que vive dando ordens, mandando e desmandando. Liderança significa organização. Todo grupo precisa de uma ou mais pessoas para organizar e dividir o trabalho. Isso é essencial, do contrário ficaríamos perdidos e o trabalho acabaria sendo inferior ao que poderia ter sido atingido.
Quando arrumamos a casa para uma gira, o trabalho não fica muito mais fácil e proveitoso quando nos dividimos em grupos e cada um deles é direcionado para uma atividade? Então, liderança é exatamente realizar essa divisão, o que não é fácil, pois cada componente do grupo tem as suas aptidões, as suas dificuldades. A vida de um líder não é fácil não, gente!
A humildade anda junto com a liderança! Os componentes de uma equipe devem ter muita humildade. Atitudes de querer impor somente a sua vontade e de se achar sempre com a razão não podem existir dentro de um grupo. Devemos ter humildade para aceitar a opinião alheia e a sua liderança; o líder, por sua vez, precisa ter humildade para ouvir aqueles que o cercam. Devemos sempre nos voltar à finalidade daquela equipe, no nosso caso a caridade, e não para o que gostamos ou queremos.
O amor também é essencial para que uma equipe de verdade seja formada. Como poderemos conquistar as finalidades de nossas vidas sem amor? QUANDO NÃO AMAMOS AQUILO QUE BUSCAMOS NÃO PODEMOS NEM COMEÇAR A FALAR EM EQUIPE! NA VERDADE, SEM AMOR NÃO PODEMOS FALAR EM UMBANDA OU EM QUALQUER OUTRA ATIVIDADE!
Somente com amor conseguimos prestar a caridade da forma mais proveitosa para nós e para aqueles que nos procuram para auxílio. Somente com amor conseguimos superar todos os obstáculos para estarmos reunidos nessa busca. Somente com amor podemos, muitas vezes cansados por um dia estafante no trabalho, dar o nosso melhor sorriso para um consulente que chega à nossa casa. Somente com amor conseguimos ter humildade.
É óbvio que existem horas que estamos cansados, que pensamos bobagens, mas quando existe o amor isso ocorre somente por frações de segundo. Imediatamente nos vêm uma luz que nos faz retornar exatamente para o objetivo de nossa equipe. E isso é maravilhoso e só acontece quando temos verdadeiramente amor em nossos corações!
Também a fé é importantíssima. Claro que primeiramente a fé em Deus, SEMPRE. Mas também precisamos de fé na nossa Casa, fé nos nossos guias de luz, FÉ EM NÓS MESMOS! FÉ DE QUE CONSEGUIREMOS, REUNIDOS, ATINGIR A FINALIDADE QUE NOSSAS MENTES E CORAÇÕES DESEJAM!
Fomos criados por Deus para viver em sociedade, para conquistarmos, unidos como irmãos, a nossa evolução espiritual. Jesus, quando esteve na Terra, jamais trabalhou sozinho. Ele formou uma equipe, juntamente com apóstolos. Eles reuniram-se na terra com o objetivo de ensinar o amor, a caridade, a benevolência, a irmandade e tantos outros ensinamentos maravilhosos que compõem o seu Evangelho.
Por isso gente, podemos afirmar que trabalhar em equipe reflete o propósito e a natureza de Deus para nós. Ele nos criou para nos reunirmos como irmãos voltados para o amor e a caridade, sempre agindo com muita fé e em busca da evolução de todos!
O nosso CEENC é uma grande equipe! E não só pelo número cada vez maior de médiuns ou de guias que aqui se encontram para a prática da caridade, mas principalmente, por conseguirmos reunir em nosso grupo todos os requisitos necessários à formação dessa equipe.
Que nós continuemos assim, unidos, mentes e corações voltados para uma só finalidade, extremamente humildes e transbordando amor e fé. Só assim conseguiremos tornar a nossa equipe cada vez maior.  Só assim seremos prósperos na caridade e no amor ao próximo!
No fim irmãos, fica claro para nós que todos os temas que estamos estudando e com certeza os próximos também, se completam e se fundem. Como pensar em uma equipe sem harmonia, sem concórdia e sem companheirismo? Isso ocorre porque todos esses conceitos, por assim dizer, são criações de Deus. É ele que nos ensina, que nos ilumina e que nos concede a graça de podermos concretizar e aprender essas lições tão necessárias à evolução moral que tanto buscamos e que ELE tem tanta certeza de que irá ocorrer.
Muito obrigada por vocês me permitirem fazer parte dessa equipe maravilhosa! Que ela, cada vez mais, esteja unida e emane essa energia contagiante que só as equipes DE AMOR conseguem irradiar.
Amo muito vocês!
Gisele.

2 comentários:

  1. Lindo texto. Amor verdadeiro! Que Deus continue nos unindo sempre e que, todos nós , sempre sejamos merecedores de tanta graça. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. GI, que lindo texto!!!! Sabe por que é lindo ???? Porque tem a sua cara amiga!!!! Que Deus continue a mostrar ao grupo CEENC como manter essa linda união , fazendo crescer a cada dia, essa nossa alegria quando estamos juntos trabalhando.Amo fazer parte desse grupo e espero, de coração, crescer a cada dia com ele! Bjs

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!