segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A FRATERNIDADE NA UMBANDA

  
A vida é sempre a iluminada escola.
Compadece-te e ajuda no caminho.
Por toda parte, há dor que desconsola
E toda gente aguarda a leve esmola
Do sorriso, da prece, do carinho...
 
Nem sempre vês quem chora e necessita.
Há muita treva, muita sede e fome
Escondidas em laços de ouro e fita,
E, em tudo, há muita máscara bonita
Ocultando a miséria que consome.
 
Quanta cabeça se ergue à luz dourada
Na multidão festiva que fulgura!
E, a sós, pende tristonha e desvairada,
Aturdida no horror da própria estrada,
Chorando de aflição e de amargura!...
 
Quanto sonho padece ao desabrigo!
Quanta mágoa contida, vida a fora!...
Auxilia, do príncipe ao mendigo,
Não atrases o abraço doce e amigo,
Que o companheiro espera, desde agora.
 
Que a boa luta te não desagrade.
Sê mais amplo no esforço da harmonia...
Semeia a glória da Fraternidade!
Sem a luz da União e da Amizade,
Não há bênçãos da Paz e da Alegria.

Por Carmen Cinira
Psicografia de Chico Xavier

Tema de Hoje:
 
“Chega o tempo de enxugar o pranto dos homens,
se fazendo irmão e estendendo a mão! Venha, já é hora de acender a chama da vida e fazer a terra inteira feliz.”

UM ESTUDO SOBRE A FRATERNIDADE


Não é sem um propósito que nosso Centro Espírita atende pelo nome de NOSSA CASA! Muitos perguntam a respeito de chamarmos Nossa Casa de Centro Espírita ao invés de Centro Umbandista... A resposta a este questionamento é tão simples... O termo Centro Espírita é tão mais abrangente do que o termo Centro Umbandista... Somos Espíritas de coração, pois cremos na vida após a morte e nos desígnios da Doutrina Espírita em toda sua amplitude. E porque reduzir nossa família aos Umbandistas, se podemos formar laços com todos aqueles que partilham da mesma vontade de praticar o bem? Por isso, NOSSA CASA passou a ser o nome de nosso centro, o qual, através da doutrina Espírita, reúne em torno de si toda uma família dos que desejam praticar o amor nos ensinado pelos Espíritos de Luz, independentemente da forma com a qual se apresentem. Em NOSSA CASA, é nossa honra poder estar junto com nossos irmãos, formando assim, nossa corrente fraterna de amor, paz e união!
Como falar de fraternidade sem lembrarmos-nos de São Francisco de Assis?  Em um tempo onde se vivia muito o luxo e a riqueza dos castelos europeus, das imensas catedrais, dos suntuosos palácios e das abadias grandiosas, Francisco optou por vivenciar a pureza trazida pelo Evangelho. A simplicidade o aproximou-o de cada criatura, pois o que possuía não o diferenciava de ninguém: ele tinha apenas seu pé no chão e fé ardente no coração. Desta forma, passou a se considerar irmão da água, do fogo, da nuvem, do Sol, da Lua e de cada pessoa que encontrava,, uma vez que entendia serem todos irmãos, filhos do mesmo Pai. Irmão do Universo, passou a defendê-lo, protege-lo e cuidar das criaturas. Tirava a minhoca do caminho para não ser pisada, enfaixava um galhinho quebrado para que se recuperasse, alimentava no inverno as abelhas que voavam por aí, perdidas. Foi ao encontro dos outros com as mãos vazias e o coração puro, oferecendo-lhes apenas a cortesia, a amizade e o amor desinteressado, cheio de confiança e ternura.
Assim é a fraternidade universal. Quando humildes, entendemos que somos frutos da criação divina e passamos a respeitar todas as formas de vida. Esse respeito é o elo que conduz as relações humanas e nos transforma em uma grande família.
E como falar de princípios morais na Umbanda sem falarmos sobre a fraternidade? Afinal de contas essa é a verdadeira essência de tudo que praticamos: formar com nossos semelhantes uma irmandade de pessoas que se amam, se respeitam e que desejam o bem para aqueles que compartilham do mesmo espaço terrestre e celestial.
Para viver em fraternidade é preciso estar em harmonia com o meio e com aqueles que nos cercam. É preciso entender que cada um faz as suas escolhas e que fazê-las diferentes das nossas não é fazê-las de forma errada, mas de outra forma. É respeitar o andamento da vida, contribuindo para o bem coletivo e para a manutenção do essencial à vida de todos. É desejar para quem está ao seu lado, longe de você ou para aquele que você não conhece, o melhor que o Universo possa oferecer, e não só desejar, mas trabalhar para que isso aconteça.
A fraternidade na Umbanda está muito ligada ao respeito à Natureza, às criaturas e a todas as forças do Universo. Está em buscar a concórdia entre os povos, traduzidas em um único sentimento: a FÉ! Não é preciso pensar da mesma forma ou agir da mesma forma. Mas é fundamental que as consequências daquilo que se busca sejam únicas e benéficas a toda coletividade.
Fazer parte de uma família Umbandista é ter a certeza de que ao seu lado há verdadeiros companheiros, que o apoiarão nas dificuldades e vibrarão com você em suas conquistas. É saber que nunca estará sozinho, pois poderá sempre contar com o companheirismo dos irmãos de fé, dos guias de Luz e de toda uma Casa a qual pode chamar de lar.
Mas na Umbanda, a fraternidade ainda é mais do que isso... É ter um sentido na vida. É fazer parte de uma equipe empenhada em ajudar o próximo apesar dos percalços e das dificuldades. É entender que todo grupo passa por momentos de dificuldade, mas nunca deixar de ter a certeza de que o amanhã será lindo, pois ao seu lado estará uma equipe que tem por objetivo o bem. Não apenas um grupo de pessoas, mas muito mais do que isso. É a união de forças positivas que atuam de forma a modificar a vida daqueles que se aproximam. Assim é a fraternidade na Umbanda... Participar de uma equipe forte e unida, empenhada em realizar feitos que, para muitos, podem parecer impossíveis!
Compartilhar o bem mais precioso que possuímos, O AMOR, nos torna irmãos! Estarmos prontos para doar um pouco de nós para multiplicar a alegria do coração daqueles que muitas vezes nem conhecemos, é o que estreita os laços e aproxima de Deus aqueles que, por vezes, estão distanciados. E isso é lindo, pois é o mesmo que trazer para perto do Pai um filho que se perdeu de sua família.
Graças ao Pai temos a oportunidade de entender um pouco da vida, da natureza e do Universo. A graça do conhecimento é o que nos faz compreender a importância da prática da caridade para com os nossos e para com toda a humanidade. É desse conhecimento que vem a oportunidade de conhecer aspectos da vida espiritual, o que nos dá a certeza de que, dessa grande família fraterna, fazem parte não só os aqui encarnados, mas todos os Espíritos a caminho da evolução.
O que permite que os corações se interlacem é a busca pela paz de Espírito, que nasce da esperança pela felicidade no amanhã. Ao buscarmos a paz, criamos ao nosso redor um ambiente de luz, que faz com que se aproximem aqueles que procuram o mesmo! Estar em paz nos ajuda a enxergar o universo de uma forma mais ampla e menos crítica. Então, passamos a ter melhores olhos para aqueles que nos cercam e passamos a desconsiderar no outro o que antes nos afligia, por ser, na maioria das vezes, um reflexo da inquietação de nossos próprios corações!
Para fazer parte desta grande fraternidade Umbandista, antes de tudo, precisamos ter a certeza da fé que move nossas vidas. O trabalho de auxílio, por vezes, exige de nós abdicação de algum tempo que teríamos guardado apenas para nosso próprio uso. Abdicamos também do controle total sobre o nosso corpo, em benefício daqueles que buscam ajuda. E é na grandeza desse ato de abdicar que recebemos as maiores alegrias, como a de um sorriso daqueles que antes choravam, da recuperação daqueles que sofriam com as dores e da esperança daqueles que não enxergavam razões para continuar vivendo. Nessa imensa alegria que toma nossos corações, deixamos de lado nossos objetivos individuais, passando a sentir a importância de estreitar os laços com aqueles que lutam pela mesma causa, sendo abnegados e praticantes da Lei maior da Umbanda: A CARIDADE.
Como nos ensinam os sábios pretos-velhos, em não sendo nada, passamos a ser tudo. Da mesma forma que São Francisco passou a viver na simplicidade para se aproximar de todas as criaturas, precisamos ser sempre humildes de coração para entendermos a grandeza do amor dos seres humanos. Ao nos despojarmos de nossas vaidades e ambições de riqueza, nossos corações ganham mais espaço para sentir aquilo que realmente importa e que todos, independentemente de condição social ou nível cultural, têm a nos ensinar. O orgulho cega nossos olhos à verdade e acaba por nos envolver em más escolhas. Essas más escolhas acabam nos afastando daqueles que querem nosso bem, o que não contribui para a formação de laços fraternos. Por isso, a humildade se torna peça fundamental para a que nos sintamos irmãos de todos, uma vez que apesar daquilo de material que possuímos, vivemos todos sob o mesmo céu estrelado.
Laços fraternos são formados pelo compromisso e pela verdade para com as criaturas divinas! A confiança é fundamental para fortalecer esses laços e ela só se mantém dentro da verdade de nossas palavras e ações. Como chamar de irmão aquele em quem não podemos confiar? Aquele que não honra um compromisso assumido? Ou aquele que não está pronto para cumprir o que promete? Ter compromisso é se mostrar pronto a ajudar. É fazer o outro acreditar que você não vacilará no momento em que ele clamar por seu auxílio. Verdadeiros irmãos são assim, se protegem, se ajudam e honram o compromisso de cuidar daqueles com os quais formos laços fortes e indestrutíveis, mesmo tendo que doar de si em função de quem necessita.
Bom irmãos, falar de fraternidade na Umbanda é até ser redundante. Umbanda já significa que as “bandas estão unidas em uma só força”. E o que é essa união senão um grande espírito fraterno entre os que compartilham do objetivo de praticar o bem? Ser Umbandista é isso... Prezar pela harmonia do Universo, promovendo a concórdia entre os povos, apoiando-se no companheirismo entre os membros de uma mesma equipe, que trabalha buscando o compartilhamento do amor entre homens, de forma a multiplicar o conhecimento sobre a importância da paz nas relações entre os seres, os quais passam a crescer com a abdicação de suas próprias vaidades, se tornando abnegados à missão de fazer o bem a toda coletividade, a qual se ilumina com o sorriso daqueles que assumem o compromisso com a verdade e lutam por um mundo melhor para todos os filhos de nosso Pai!
Como é bom poder fazer parte dessa corrente fraterna que é a Umbanda!
Um grande abraço a todos...
Com amor,
Nise!

2 comentários:

  1. Lindo texto!!!! Nos mostra o que é FRATERNIDADE!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!!!! Nos mostra o que é FRATERNIDADE!!!!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!