segunda-feira, 21 de abril de 2014

A NOSSA VERDADEIRA UMBANDA

(Texto enviado por Wânia Valle)
 
 
Andei refletindo, após ler alguns artigos e constatei que não existem “Umbandas”, existe apenas uma  única  Umbanda,  baseada nas leis divinas do amor, da caridade, do respeito ao próximo e à natureza  e da seriedade para com a vida que nos foi emprestada por Deus .
Devemos estudar para termos o conhecimento necessário ao nosso crescimento pessoal e para que possamos divulgar, com segurança, a verdadeira Umbanda, aquela que nos leva, humildemente, a Deus, à evolução, à busca da verdade  e do amor fraterno e universal.
Precisamos praticar a nossa Umbanda com amor, desprendimento, isentos de vaidade, mas, acima de tudo, seguros do que buscamos e acreditamos.
Na verdadeira Umbanda não há como demonstrarmos amor maltratando ou sacrificando animais. Como cobrarmos por uma caridade, se recebemos de graça tantas graças? Como prejudicarmos o próximo ou interferirmos em sua evolução, se sabemos da existência do Livre Arbítrio? Como podemos destruir a natureza que para nós é tão preciosa e necessária à nossa subsistência? Como não praticarmos a verdade, abusando da vaidade  ou  dando incentivos aos preconceitos?

ESSAS ATITUDES NÃO FAZEM PARTE DE NOSSA VERDADEIRA  UMBANDA!

Não devemos, nem tão pouco podemos, nos acomodar nas bases em que crescemos, pois elas, como tudo no mundo, evoluem e continuarão a evoluir, e nós, como praticantes da verdadeira Umbanda, temos o dever de acompanhar a evolução do mundo, mas sempre com os pés no chão, humildade e  convicção  do que realmente queremos dentro  da nossa Umbanda!
Só podemos amar e respeitar aquilo que realmente conhecemos, por isso, a nossa Umbanda requer fé sustentada por amor. Ela não quer que tenhamos fé cega!!!! Precisamos ter a certeza de que tudo, dentro de nossa Umbanda é amor:

VIDA – Amor existencial

RAZÃO - Amor que pondera

ESTUDO - Amor que analisa

CIÊNCI A- Amor que investiga

VERDADE - Amor que eterniza

IDEAL – Amor que se eleva

RELIGIÃO – Amor que busca Deus

FÉ – Amor que transcende

ESPERANÇA - Amor que sonha

CARIDADE - Amor que auxilia

FRATERNIDADE - Amor que  se expande

SACRIFÍCIO - Amor que se esforça

RENÚNCIA – Amor que se depura

SIMPATIA – Amor que sorri

ALTRUÍSMO – Amor que engrandece

TRABALHO – Amor que constrói

 
Em contrapartida:

INDIFERENÇA - Amor que se esconde

DESESPERO – Amor que nos desgoverna

PAIXÃO – Amor que nos desequilibra

CIÚME – Amor que se desvaira

EGOÍSMO - Amor que se individualiza

ORGULHO – Amor que  enlouqueci

VAIDADE – Amor que embriaga

ÓDIO – Por ser antônimo  do amor, é o próprio amor  gravemente adoentado !
 
O verdadeiro amor, não exige nada em troca, ele simplesmente se doa!!!! O amor, quando puro e verdadeiro, transcende os vícios do ser humano: ele é dedicação, disciplina e cuidado! Ser Umbandista é amar de corpo, a mente e a alma; é estar convicto das forças de Deus, dos Orixás e da Justiça!
Devemos ser “UMBANDISTAS ESTRELAS“ e sendo estrelas, precisamos ser a LUZ do UNIVERSO, que atinge todas as pessoas do planeta, aquecendo todos os corações sedentos de amor, paz e esperança. Que nossa Fé, dentro do Amor e da Verdade de Nossa Umbanda, alcance os corações daqueles que precisam da energia positiva  que emana somente do verdadeiro amor, o AMOR UNIVERSAL!
Adaptado dos Textos: “Pedir não é cobrar!” – “Qual a minha religião?” – “Somos médiuns ou instrumentos de Deus?” -  Da página “Minha Umbanda”. Por Wânia Valle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!