sábado, 26 de abril de 2014

RESPEITO ÀS RELIGIÕES



 Oi irmãos,
Aproveito o dia de hoje para conversar com vocês sobre a importância de respeitar as crenças de todas das pessoas!
Cada um tem o direito de acreditar no que acha mais certo para si. Cada um entende o que deve ser ou não suficiente para satisfazer as suas necessidades na busca do entendimento a respeito de sua função no Universo. Não estamos aqui por acaso! O que importa não é o que está certo ou errado, mas sim, que a explicação atenda aos anseios dos nossos corações!
Há muito tempo o homem vem buscando respostas para tudo o que acontece na natureza. Dessa busca incansável surgiu não só a ciência, mas também a necessidade de ligar os fenômenos incompreensíveis que ocorriam a algo ainda maior, quase sobrenatural. Dessa necessidade de ligação surgiu o termo do latim “RELIGARE”, o qual, como já estudamos antes, deu origem à palavra “RELIGIÃO”. Daí a definição das religiões como aquilo que liga o homem a Deus, unindo os afins em torno de uma crença comum.
É importante entender que estudar sobre as religiões não é somente uma forma de reforçar aquilo em que você acredita, mas também é conhecer um pouco da história e da cultura dos povos, o que é fundamental para entender as mudanças que ocorrem a cada dia com a Humanidade.
Outra coisa muito importante é saber que todo conhecimento que adquirimos não deve ser usado para instigar a descrença das pessoas em suas religiões, mas sim para que compreendamos melhor as diferenças e as semelhanças e assim, possamos respeitar o que é importante para cada um, evitando-se discussões infundadas e promovendo a paz entre todos os povos, principalmente entre aqueles que acreditam em algo diferente de nós!
Tema de hoje:

RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE! SE APRENDE E SE RESPEITA!

É muito comum encontrarmos pessoas que tenham pensamentos, hábitos e costumes diferentes dos nossos. Tal fato não é nada mais do que fruto das contradições entre as crenças de cada povo. As religiões, muitas vezes, são a base das tradições que cada um segue durante sua existência.
A maneira de enxergar o mundo não torna uma religião melhor ou pior que a outra. O fato de haver diferenças é muito pequeno perto do fundamento principal de ligar o homem a Deus. As religiões devem instigar nas pessoas o que de melhor há nelas. Fazer com que a vontade de dar de si para o benefício do próximo seja sempre o objetivo. A religião é apenas a doutrina escolhida para nos guiar na prática do bem. O mais importante é acreditar no amor, praticar a caridade e ter a fé em Deus como sua maior arma de transformação.
Como dizer que existe uma religião melhor ou pior que a outra se vemos tantos exemplos de ajuda ao próximo por parte de todas as crenças? Ainda ontem estava ouvindo a rádio de manhã que falava a respeito de uma Igreja Batista que mantém um centro de tratamento para dependentes de crack. Esse centro que vem funcionando há anos e atendendo milhares de pessoas, que fazem fila em sua porta para esperar uma oportunidade de tratamento. Certa feita, um desses irmãos que estava em tratamento sumiu durante alguns dias e as missionárias se dispuseram a procurá-lo em todas as “cracolândias” da cidade para que ele pudesse retomar seu processo de recuperação! Isso é muito bonito! Acreditar nas pessoas e se doar sem “senões” ou questionamentos! Isso é religião.
Outro dia, em uma reportagem do programa da Ana Maria Braga, não pude deixar de atentar para um grupo de judeus que tinha um amigo em comum passando por uma situação de saúde muito complicada! Seu estado era muito grave. A pedido de sua família, o grupo passou a se reunir diariamente na casa dele para fazer orações pela sua saúde. Após alguns meses ele se recuperara da doença, mas a prática do bem fortaleceu tanto o elo que unia o grupo na prática do bem, que eles decidiram continuar semanalmente sua corrente de orações em nome de todos aqueles que precisavam de auxílio, e assim o fazem até hoje. Isso também é religião!
O que dizer da atuação dos missionários católicos que criam hospitais e escolas, ajudam na recuperação dos presos nas penitenciárias, fazem novenas em função dos irmãos necessitados? Ou então dos budistas que oferecem tranquilidade aos corações que, em desespero, buscam respostas aos mais diferentes conflitos? Oferecem paz aos que não conseguem encontrá-la em seu dia a dia e, dentro da simplicidade, mostram a forma de renovar a fé em cada coração através da meditação e do equilíbrio entre corpo e espírito? Quantos grupos candomblecistas não vemos por aí promovendo o respeito e a igualdade entre os povos? Quantas casas de auxílio kardecistas fundam creches, fazem campanhas de alimento e agasalho, promovem a instrução das pessoas e oferecem ajuda a tantos desesperados que sofrem pela perda de entes queridos?... Será que isso não é religião???
A resposta a esses questionamentos é muito simples e existe dentro de cada um de nós: AQUILO QUE FAZ O BEM, PRATICA O AMOR E FALA EM NOME DE DEUS, É RELIGIÃO e, por isso, merece respeito! Manifestar o bem através de gestos e atitudes é o que mais importa na busca de uma crença para guiar nossa fé.
Cada religião tem suas características. Conheceremos agora um pouquinho das religiões mais populares no mundo:

UMBANDAReligião cristã, que acredita em apenas um Deus supremo e benevolente, por isso chamada monoteísta. A Umbanda acredita em Jesus como o maior médium que já existiu, conforme creem os kardecistas.  Segue a bíblia e a codificação de Kardec. Acredita que o espírito é eterno e na reencarnação para atingir a evolução, através da prática do livre arbítrio.  É uma religião genuinamente brasileira. Sustenta-se na lei de causa e efeito. Tem por base a energia dos elementos da natureza, que são simbolizados pelos Orixás, cultuados tradicionalmente pelos antepassados africanos. Para a Umbanda os Orixás não são Deuses. Têm batizados, casamentos e outras cerimônias em sua liturgia. Não utiliza corte de animais e sangue em seus fundamentos. Não cobra por nenhum auxílio espiritual. A comunicação espiritual é feita através de orações e manifestações mediúnicas. Utiliza elementos da natureza em suas cerimônias, como água, ervas e barro.  Tais elementos são instrumentos auxiliares na manipulação de energia, que se soma à prece para atingir resultados benéficos.
KARDECISMOReligião cristã, de caráter científico, filosófico e religioso. Foi fundada pelo professor francês Allan Kardec através da codificação realizada por ele, a partir do Livro dos Espíritos, datado de 1857. Nos seus fundamentos, o espírito é eterno, reencarnando quantas vezes forem necessárias para a sua evolução espiritual. O Kardecismo estabelece a prática da caridade de Jesus, comunica-se diretamente com o mundo espiritual através de médiuns; Tem os passes como prática de harmonização espiritual, psíquica e até física. Combina então, fé, razão e caridade. Como os católicos e os protestantes, os kardecistas também acreditam que Jesus Cristo é o filho de Deus, mas seguem a Bíblia para explicar como funciona o mundo espiritual. Não há culto a imagens ou utilização de velas em sua liturgia.  Cerca de 1,3% dos brasileiros é Kardecista.
CATOLICISMOReligião cristã, monoteísta que tem a Bíblia como livro principal e considera em sua doutrina o Novo Testamento. Há aproximadamente 1 bilhão de católicos no mundo. Para eles, Jesus é o filho de Deus, criador do mundo e forma com ele a trindade santa, que é a manifestação de Deus como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Creem na ressurreição. Acreditam na salvação e na vida eterna no paraíso (ou inferno) depois da morte. Seguem os ensinamentos do Papa, cuja autoridade máxima foi dada por Jesus. Também cultuam Maria (mãe de Jesus na Terra) e alguns santos, que servem como intercessores entre os humanos e Deus. Celebram cultos denominados missas. Para falar com Deus os católicos rezam. A base da verdade para o catolicismo se encontra não só nos escritos da bíblia, mas também na interpretação dos sacerdotes, nas tradições da Igreja e nos dogmas, para eles, verdades absolutas inexplicáveis e indiscutíveis. Para o catolicismo, o Papa tem autoridade divina e pode discorrer livremente a respeito de aspectos contidos ou não na Bíblia, da forma que considerar coerente, estando ou não de acordo com o livro sagrado. As Igrejas são sustentadas por verba vinda do Vaticano (mantido por inúmeras doações) e pelo dízimo de alguns fiéis.
CANDOBLÉReligião de origem africana, politeísta, trazida pelos antigos escravos que vieram para o Brasil na época da colonização. Atualmente, pelo menos três milhões de brasileiros revelam-se praticantes deste culto. Acreditam nos orixás como Deuses que criam e governam o mundo por ordem de Olorum, sua divindade máxima. Cada orixá domina um elemento da natureza e um sentimento humano. Acreditam em reencarnação.  É dirigido na terra por Pais e Mães de Santo, que tem por função zelar pela Casa e pelos Orixás. A comunicação com os Orixás é feita através do jogo de búzios. No Candomblé tradicional não há manifestação de entidades desencarnadas como na Umbanda, apenas vibração energética dos Orixás.  O Candomblé possui uma enorme ritualística. Seus fundamentos envolvem características distintas trazidas de cada nação Africana. O corte de animais faz parte de seus fundamentos e sua louvação acontece através dos cantos proferidos em linguagem africana e de danças.
RELIGIÃO EVANGÉLICAReligião cristã e monoteísta que surgiu no século XVI, após rompimento de Lutero com os católicos. Nessa religião o fiel obtém o ensinamento contido nas "boas-novas" de Jesus. Para eles apenas a Bíblia é fonte de revelação suprema. Não tem um “guia religioso único” como o Papa é para o Catolicismo, assim, cada grupo se fragmenta em diversas correntes, com pequenas diferenças doutrinárias. Não pratica o culto aos santos. Não aceita imagens. Acredita em Jesus Cristo como salvador e no paraíso ou no inferno como vida após a morte. Para falar com Deus eles oram e cantam. As igrejas são sustentadas pela doação do dízimo dos fiéis.
JUDAÍSMOO judaísmo também é uma religião monoteísta e atualmente tem um número pequeno de fiéis, de 12 a 15 milhões de seguidores pelo mundo. Durante muito tempo, o povo judeu foi escravo no Egito, até ser libertado por Moisés. Para os judeus, Deus criou o universo e continua responsável tomar conta dele.
 Acreditam nos preceitos da Torá, Bíblia Hebraica ou Pentateuco, que é o livro sagrado dessa religião e está dividido entre os cinco livros de Moisés. Acreditam também que um messias será enviado à Terra para salvar a humanidade, mas não creem, como os católicos e evangélicos, que Jesus Cristo seja esse filho divino prometido. Eles não comem determinados alimentos, como carne de porco. Os judeus se reúnem na sinagoga e celebram cultos comandados por um rabino. Fazem orações obrigatoriamente três vezes ao dia. Têm cerimoniais próprios de nascimento, entrada na vida adulta, casamento e enterro.
BUDISMOO budismo é uma religião fundada pelo príncipe Siddartha Gautama, o Buda, aproximadamente 500 anos antes no nascimento de Cristo. Atualmente estima-se que tenha entre 250 e 550 milhões de adeptos no mundo. Buda, que significa “cheio de iluminação”, não é considerado um deus, mas um homem comum que encontrou o caminho da iluminação - o nirvana. Para atingir esse mesmo estado, os budistas seguem seus ensinamentos e meditam. Esta religião ensina que o segredo da vida é o amor fraternal, que o egoísmo está no centro da miséria do mundo e que pode ser erradicado.
O budismo não gira em torno da relação do homem com um deus. Os budistas veem Deus como um Ser impessoal; veem Jesus Cristo simplesmente como um Deus-homem; veem a salvação como uma consciência cósmica de paz e amor e veem a justiça, alcançada pelas boas obras. Acreditam em quatro verdades essenciais: que a existência é dor; que a dor vem do desejo; que o fim do desejo é o fim da dor; e que a dor só é superada por oito caminhos (da compreensão, do pensamento, da palavra, da ação, do modo de vida, do esforço, da atenção e da meditação).
HINDUÍSMOO hinduísmo é uma religião politeísta, sendo que o deus principal é o Brahma, considerado o criador. Este, junto com Shiva e Vishnu, forma a tríade divina, que para os cristãos é o que representa Pai, Filho e Espírito Santo. Essa religião conta com aproximadamente 700 milhões de adeptos em todo mundo. Os ensinamentos do Hinduísmo estão nos chamados Quatro Livros Sagrados dos Vedas. A vida Hindu é repleta de simbolismos, por isso existem festas e rezas para praticamente todas as situações possíveis. São aproximadamente 400 festejos, que podem variar de acordo com a região ou a divindade celebrada! Acreditam na reencarnação, na yoga e na meditação, nos ritos de oferenda e na escrita sagrada Veda.
Tradicionalmente os hindus são divididos castas. Lutas tribais entre castas são muito comuns. Casamentos, associações íntimas, negócios ou sociedades entre membros de castas diferentes são totalmente proibidos.
Os hindus acreditam que Deus é um ser impessoal, presente em todo o lugar. Para eles a salvação final virá através da purificação, por meio de atos ou obras justas ou boas, até atingir um estado de perfeição moral, ou “Deus interior”. Acreditam na reencarnação, denominada por eles de karma. Creem em Jesus apenas como um bom homem, um mestre iluminado ou profeta.
ISLAMISMOOutra religião monoteísta. É a principal religião do povo árabe. Crê no livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, que é aceito como sendo a inalterada e literal mensagem de Deus, ditada por Maomé e pelo anjo Gabriel. Possui cerca de 1 bilhão de fiéis, os chamados muçulmanos. Fundada por Maomé, prega a total obediência ao único Deus, Allah. As obrigações religiosas básicas, chamadas os pilares do Islamismo, são cinco: Pronunciar sempre: “Não existe outro Deus além de AlIah e Maomé que é o seu profeta”; Proferir a oração ritualística cinco vezes ao dia (de manhã, ao meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite), com o rosto voltado para Meca, o lugar em que Maomé nasceu; Pagar uma taxa percentual fixa cobrada pelos governos islâmicos aos fiéis; fazer jejum durante o mês do Ramadan e fazer uma peregrinação à Meca, a terra sagrada, pelo menos uma vez na vida.
Defende que Jesus foi simplesmente um profeta. Acredita que o Judaísmo falhou e que o Cristianismo se tornou espiritualmente corrupto. Para eles a religião é um modo de vida que inclui instruções políticas, sociais, financeiras, legais, militares ou interpessoais.


Bom irmãos, espero ter esclarecido um pouco sobre as religiões e suas doutrinas. O assunto ainda é muito vasto e cheio de detalhes interessantes a serem explorados. O importante é saber que quando conhecemos as diferenças, nos tornamos mais capazes de respeitar as escolhas do próximo e de nos sentirmos iguais.
Peço a Deus que um dia a humanidade possa compreender a importância da fé e a utilize para plantar sementes que gerarão bons frutos em um amanhã bem próximo. Quem sabe se no dia em que todos entendermos a grandiosidade do respeito ao próximo, o mundo parará de produzir armas, pois só terá tempo de produzir flores?
Que a paz e a união reinem em nossos corações e que continuemos trilhando o caminho do bem independente da religião que pratiquemos!
Um grande abraço para todos,
Com amor,
Nise. 

Um comentário:

  1. Ao ler a reportagem acima, me pus a pensar...
    O QUE É RELIGIÃO???
    Como disse a irmã, "é aquilo que liga o homem a Deus. "; sendo assim, tudo aquilo que nos ligar a Deus, dentro dos princípios do amor, da prática do bem e da caridade, é religião!!!!
    Não importa o nome que cada um de, dentro de sua fé, sua educação...
    O que realmente importa, é que precisamos respeitar a escolha de cada ser humano, pois todos têm o direito de seguir o caminho que preferir.
    É necessário aceitar a liberdade de crença do próximo, tanto quanto apreciamos que respeitem a nossa. Não devemos e nem temos o direito de tirar ninguém do caminhoem que se encontre, a não ser que sejamos procurados para tal; mas o melhor de tudo, é que podemos conviver com todas,pois Umbanda, Catolicismo, Budismo...são apenas rótulos dados pelo homem a sua manifestação de fé.
    Concluí, então, que religião é a força que se resvala no amor e se espalha pelo mundo inteiro!
    Espero, um dia, que toda humanidade, possa conviver em igualdade religiosa e que, quando questionados sobre qual religião pertencem, possam simplesmente responder : "MINHA RELIGIÃO, INDEPENDENTE DO NOME QUE FOR, DENOMINO AMOR!!!!

    ResponderExcluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!