quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CHAKRAS NA UMBANDA – AULA III


Como falamos na nossa última aula, tudo na natureza está interligado. Tudo tem sua vibração e é feito de energia.
As camadas energéticas que nos formam (vide aula I) também se interligam, se influenciando mutuamente conforme a energia circula através de nossos centros fluídicos. Se elas estão interligadas, nada mais coerente do que dizer que elas seriam uma a complementação da outra... Cada uma com sua função.
Se em nosso corpo o sangue circula no meio físico, no nosso duplo-etérico, a energia circula no meio fluídico/espiritual. Se no nosso corpo temos glândulas e órgãos responsáveis por coordenar as funções físicas de nosso organismo, no nosso duplo-etérico temos os centros vitais responsáveis pela percepção das energias emocionais de nossos espíritos quando encarnados. Se fisicamente uma doença pode debilitar as funções orgânicas de nosso corpo, espiritualmente há também as debilidades energéticas capazes de causar enfermidades emocionais. E assim por diante.
Podemos dizer então que nosso corpo físico é uma projeção de nosso corpo espiritual e nosso corpo espiritual é uma projeção de nosso corpo físico. Compliquei??? Então me deixem explicar. O que ocorre é que, como somos indivíduos únicos, tudo aquilo que sentimos fisicamente se reflete em aspectos emocionais, assim como aquilo que pode ter uma origem emocional/energética, acaba por gerar consequências físicas. Nada acontece sozinho. Vocês se lembram daquelas máquinas em que colocávamos pequenos negativos de foto em frente da luz e ela se reproduzia de forma maior na parede? Pois é... De forma simplificada vamos utilizá-las como exemplo. Imaginem que no negativo fosse feito, com uma caneta, um pequeno pontinho. Ao colocarmos sobre a luz (energia), esse pontinho também se refletiria sobre a foto projetada na parede, apesar de não termos atuado diretamente sobre a parede...
Para simplificar vou dar ainda outro exemplo... Se você toma um susto (emoção forte), não parece que você levou um soco na boca do estômago? Ué? Se o susto é algo emocional (e não físico), como seu estômago pode ter sentido esse soco? E por que logo o seu estômago? Estranho, né? Se você está de frente ao amor da sua vida e ele está prestes a se declarar para você, seu coração não começa a palpitar, parecendo que vai sair pela boca? Como essa emoção/energia pode fazer efeito em um órgão específico do nosso corpo físico?... O que teria o coração com isso?
Pois é... Isso acontece porque nossas energias físicas e emocionais estão diretamente relacionadas. Da mesma forma que cada órgão do corpo reage com sintomas diferentes, os diversos centros energéticos de nosso duplo-etérico vibram de uma forma diferente dependendo do tipo de atuação emocional.

O contrário também é bem verdadeiro. Por vezes, por nossas más escolhas na vida, acabamos por nos enfraquecer espiritualmente, abrindo canais para os mais diversos tipos de enfermidades da alma. Essas enfermidades acabam perdurando e assim, nos deixamos abater pela tristeza e pela falta de disposição, nos entregando assim, às mais profundas crises depressivas. Essa falta de harmonia energética enfraquece nosso corpo físico e pode causar a queda da imunidade (proteção), permitindo que as doenças acabem por se instalar em nossos meios físicos.
Nessas questões, a atuação das casas espirituais também é muito importante. Os passes magnéticos atuam diretamente sobre esses chakras, harmonizando as energias circulantes e equilibrando a vibração de todo nosso instrumento. Por isso, sempre que puder, aproveite para receber o abraço de preto-velho, a limpeza das ervas de cura dos caboclos, os docinhos e brincadeiras das crianças e a saudação protetora dos guardiões. Tudo isso não é nada mais do que harmonização espiritual. Mas se você não costuma frequentar centros Umbandistas, passes kardecistas têm esse efeito também... A oração sincera também é um instrumento de poder... Tudo aquilo que lhe faz bem e lhe acalma o coração é capaz de auxiliar a sua harmonia energética. Mas lembre-se: nada disso tem função sem que você vigie suas ações e cuide de seus pensamentos. Você é quem faz a diferença no seu campo vibracional, pois o livre-arbítrio é seu.
Outra questão também é muito verdadeira! Quantas vezes não ouvimos falar de curas milagrosas pelo poder da fé? Isso pode sim acontecer e acontece! Quando você acredita na melhora, institivamente começa a mentalizar a melhoria do seu corpo e automaticamente inicia um processo de reequilíbrio da energia através dos chakras (lembra que falamos que o pensamento é uma forma de energia?). Ao reequilibrar seus centros vitais, permite um fluxo contínuo capaz de vitalizar todo seu duplo-etérico e, consequentemente, todo seu organismo, o que concorre para a melhoria de sua saúde física.
Estamos no controle de nossas ações e, através de nosso livre-arbítrio, podemos transformar não só o nosso corpo, mas tudo aquilo que nos cerca. Sendo assim, vigiemos nossos pensamento e atitudes sempre.

Atuação no metabolismo;
Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que você faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos... Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna; O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo. Através desse canal de mensagem, chegam informações às glândulas endócrinas (gônadas, pâncreas, tireóide... etc), que se encarregam de produzir hormônios fundamentais ao funcionamento da nossa máquina corporal.
Como vimos, a mesma ligação ocorre entre os centros vitais, através do sistema nervoso sutil (aula I) a energia se distribui ao longo deles. Cada um dos chakras está diretamente ligado a uma glândula específica. Elas são a projeção física do centro espiritual e influenciam diretamente sobre seu funcionamento. Os hormônios produzidos por elas regula o organismo e faz com que seu mecanismo vibre na mesma frequência em todo corpo.
  


Movimentação da energia através dos chrakras:
Vimos anteriormente que a energia está em constante movimentação através dos centros vitais de nosso duplo-etérico. É essa movimentação que permite que sejam feitas as trocas energéticas entre os meios físico e espiritual. Mas como é realizada essa movimentação?
Assim como o sangue circula através de TODO nosso corpo, para que tenhamos vitalidade física, a energia também faz o mesmo. Ela circula através de todos os centros energéticos, sejam eles principais ou não, se distribuindo ao longo de nosso duplo-etérico (vide aulas anteriores) nos trazendo vitalidade energética que nos permite habitar, em forma de espírito, o corpo material que nos protege, trazendo vida a ele.
Como vimos, os chakras fazem essa troca constante entre o meio físico e o espiritual (e vice-versa), o que renova nossas energias de forma contínua e incessante. Essa energia, visando harmonia entre os centros vitais, precisa percorrer TODO o nosso sistema nervoso sutil (vide aula I), e alcançar TODA a superfície pela qual ele se projeta, atuando tanto de forma longitudinal (de baixo para cima e de cima para baixo), quanto de forma espiralada (girando nos dois sentidos). Através da associação desses dois tipo de movimento, a energia pode atravessar tanto a medula espinhal, quanto alcançar os pontos situados nas laterais do nosso corpo, com movimentos ascendentes e descendentes.

Quanto à sua atividade, todos os chakras principais, com exceção do laríngeo, são predominantemente absorvedores das energias externas de seus planos. O laríngeo, entretanto, assume então função de expulsar as energias, eliminando os resíduos energéticos da maioria dos outros chakras, para que as impurezas não alcancem os centros situados no topo da cabeça (frontal e coronário), protegendo-os de impurezas plasmáticas.
A energia circula tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. O tamanho de um chakra depende de sua atividade. Quando há grande fluxo energético, a boca do chakra se abre para que possa captar e emanar maior quantidade de energia. Seu movimento tem na verdade um caráter harmônico e musical, com ritmos que variam de acordo com as diferenças individuais (genética e temperamental). Nas pessoas pouco evoluídas a movimentação energética é lenta. No homem bastante evoluído, palpitam com luz intensa, pois a quantidade de energia é muitíssimo maior. Daí, o indivíduo obtém como resultado o desenvolvimento maior de suas potencialidades.
Em cada pessoa, a circulação de energia através do chakra faz com que surjam características particulares de tamanho e brilho. Essa variação, em cada caso, pode indicar talentos e habilidades especiais (está aí a forma como mediunicamente nossos dons são identificados). Cada chakra tem ligação direta com determinado tipo de atividade, apresentando determinada característica ou faculdade. Conforme a necessidade, cada um deles é mais ou menos desenvolvido. Se uma pessoa se identifica basicamente com os sentimentos, os centros do coração e o do plexo solar serão mais ativos e proeminentes do que os outros. Um frontal muito brilhante indica um grau de integração pessoal; um coronário luminoso indica o desenvolvimento da consciência espiritual e assim por diante... (ainda estudaremos isso melhor).
Outro aspecto interessante sobre a circulação da energia é a capacidade de, quando no sono, o nosso perispírito se projetar para fora do corpo material, fazendo com que seja facilitada a captação de energia externa. Aí o motivo pelo qual, ao dormimos, conseguimos renovar melhor nossas energias (além de descansar corpo físico).


Energias materiais e espirituais:
Como falamos anteriormente (aula II), alguns chakras são mais ligados a energias espirituais e outros a energias mais densas, mais materializadas (lembram-se dos elementos da natureza?).
O chakra básico (1º chakra) é aquele que tem contato com a energia mais terrena, mais material. Assim através de sua boca, projetada para fora, a energia terrena passa a circular através de nosso duplo-etérico.
No outro extremo de nosso corpo temos o chakra coronário (7º chakra). Ele está diretamente ligado à energia espiritual. Através desse centro a energia espiritual alcança nosso organismo, nos capacitando a sentir emoções de caráter mais sutil. Através desse principal centro de energias sutis, as comunicações espirituais são desenvolvidas (veremos melhor nas próximas aulas).
Por hora, o que precisamos ter em mente é que o início de nossa vida só é possível com a formação simultânea dos chakras Básico e Coronário, o que possibilita a circulação concomitante tanto das energias terrenas, quanto das espirituais, ambas essenciais para nossa sobrevivência na Terra.
***
Bom irmãos, ficamos hoje por aqui!
Nas próximas aulas iremos ver como se dá a formação desses chakras, seu ciclo de vida e iniciaremos a estudar cada um dos centros com mais detalhes... Vocês não podem perder! Continuem com a gente!
UM GRANDE ABRAÇO E FIQUEM COM DEUS!

FAMÍLIA CEENC

5 comentários:

  1. Estamos acompanhando e estudando sobre os chacras. Parabéns por esse maravilhoso trabalho de vocês. Ansiosos pela Aula 4.Já tem previsão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vem acompanhando nosso estudo! Esse assunto é fundamental para entender diversos aspectos do mundo dos Espíritos! Em breve a quarta aula estará disponível!
      Um forte abraço,

      FAMÍLIA CEENC

      Excluir
  2. Pararam de publicar sobre os chacras ? Que pena! Estava acompanhando ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos preparando a próxima aula que estará em breve em nossa página! Obrigada por acompanhar! Um forte abraço,

      FAMÍLIA CEENC

      Excluir

Contribuições feitas com o coração são bem vindas!